Publicado em: 27 de junho de 2024

Realizado pela Universidade Federal de Roraima, por meio do Programa de Pós-graduação em Saúde e Biodiversidade (PPGSBio), a terceira edição da Jornada do PPGSBio está com inscrições abertas para receber a submissão de resumos até o dia 09 de agosto.

Nesta edição, o evento terá como tema “O uso da inteligência artificial na educação ambiental, na promoção da saúde e conservação da biodiversidade” e será realizado no dia 13 de setembro no auditório do Centro de Ciências da Saúde (CSS), localizado no campus Paricarana.

Para inscrever o resumo de trabalho, os interessados devem acessar a página oficial do evento. Para quem deseja apenas participar da jornada, a inscrição poderá ser feita pela mesma página.

Conforme a organização do evento, os participantes que irão submeter trabalhos deverão fazer também sua inscrição, pois ela é condição obrigatória para a apresentação oral e a publicação do trabalho que serão divulgados nos anais desta edição.

A programação da III Jornada do PPGSBio contará com apresentação oral de trabalhos e mesas redondas que irão discutir temas como a avaliação da qualidade ambiental, o papel da mulher e seus reflexos na saúde mental e os desafios da medicina tropical. Entre os convidados confirmados estão pesquisadores e profissionais como os professores Edgley Soares da Silva, Carla Araújo Bastos Teixeira, Fabiana Nakashima, Lucília Dias Pacobahyba, Manuella Carvalho Feitosa, Mônica Laís Soares, entre outros.

Ainda conforme informações da organização, o objetivo é promover um debate com abordagem interdisciplinar sobre as potencialidades e desafios da aplicação de tecnologias avançadas, como a Inteligência Artificial, para a solução de problemas que afetam tanto a saúde humana quanto a sustentabilidade dos ecossistemas. Além disso, a jornada busca fortalecer o conhecimento acadêmico e “sensibilizar a comunidade sobre a importância da preservação ambiental e da promoção da saúde”.

A taxa de inscrição será de R$ 15 para estudantes de graduação e de R$ 30 para estudantes de mestrado e/ou profissionais. A relação dos trabalhos aprovados que irão participar desta edição será divulgada por e-mail entre os dias 19 a 23 de agosto de 2024 e serão premiados com menção honrosa os três melhores trabalhos apresentados segundo os critérios de avaliação divulgados no dia do evento.

Para outras informações sobre a submissão de resumos e quaisquer dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail: iiijornadadoppgsbio@gmail.com .