Publicado em: 12 de maio de 2024
A professora do Colégio de Aplicação (CAP), Cleane Nascimento, e a acadêmica de Jornalismo, Débora “Nana” Nascimento falaram sobre a relação entre mãe, filha e UFRR. Foto: Pablo Felippe – Coordcom/UFRR

O Dia das Mães foi criado com o intuito de homenagear a ativista norte-americana Ann Jarvis. Além de contribuir para diminuição da mortalidade infantil nas famílias de trabalhadores, Jarvis criou em 1865 o Mother’s Friendship Days como forma de auxiliar as famílias de soldados que atuaram na Guerra de Secessão. Pensando em homenagear a mãe pelas ações, Anna Jarvis participou ativamente para que a data fosse criada. Em 8 de maio de 1914, o Congresso norte-americano oficializou o dia 12 de maio como Dia das Mães.

No Brasil, a data foi oficializada com o decreto nº 21.366 de 5 de maio de 1932, durante o governo do Presidente Getúlio Vargas. Desde então, a data é comemorada todos os anos no segundo domingo de maio.

Para celebrar este dia importante, a Universidade Federal de Roraima (UFRR) convidou a professora do Colégio de Aplicação (CAP), Cleane Nascimento, e a acadêmica de Jornalismo, Débora “Nana” Nascimento para uma conversa sobre a relação entre mãe, filha e UFRR.

Cleane e a motivação para ingressar na Universidade Federal de Roraima

Atualmente professora no CAP/UFRR, Cleane relata o momento que a provocou seu ingresso na instituição, em 2011: “Sempre gostei da área de computação, achava inovadora. Em casa, tivemos nosso primeiro computador numa época em que o acesso à essa tecnologia era limitado. Não usávamos apenas para o pessoal mas, também, para trabalho. Tínhamos uma loja de fotografia. A partir dos problemas técnicos, tive a vontade de ingressar na área e escolhi o curso de Licenciatura em Informática”.

Para a servidora, a graduação possibilitou não apenas a formação mas, também, participar dos movimentos estudantis e refletiu nos ensinamentos à sua única filha Débora, também conhecida pelo apelido de “Nana”: “educar é difícil. Eu busco sempre politizá-la, trazer ela pra realidade do cotidiano”, afirma.

Sobre ser mãe, ela continua: “às vezes quando somos mães, temos a mania de criar um personagem do filho que a gente quer e na prática não é isso. Hoje é um outro fenômeno, o apoio que ela tem na Universidade é diferente do que eu tive quando ingressei. Desejo que ela aproveite todas as oportunidades pois vai conseguir trilhar o próprio caminho”, finaliza.

Nana e o ingresso na UFRR

Débora “Nana” Nascimento fez o ensino médio na Escola Agrotécnica (EAGRO) da UFRR. Foi lá que participou de atividades que envolviam a comunicação. A aluna se destacou participando de matérias em vídeo para redes sociais, nas quais divulgava as ações e atividades que ocorriam na EAGRO/UFRR.

Em 2024, ingressou no curso de Jornalismo e conta como o apoio da mãe foi essencial para este passo em sua vida “ser direcionada pela Cleane tem sido uma experiência maravilhosa. Ela tem sido uma fonte confiável de orientação. Tanto na graduação como na vida pessoal”.

Segundo a acadêmica, ter a orientação da mãe é reconfortante. “Há momentos em que consigo perceber a ‘Cleane mãe’ com apoio e preocupação e há momentos em que vejo a ‘Cleane servidora’ me dando insights em relação à minha formação. É bom ter alguém com experiência tão ampla para me guiar”, conta.

Nana finaliza com uma mensagem especial para sua mãe: “Para Cleane, mamãe incrível e batalhadora, neste dia das mães quero expressar minha profunda admiração e gratidão pelo que tem feito. A sua força, coragem e determinação são verdadeiramente inspiradoras. Que esse dia seja repleto de carinho e reconhecimento pelo incrível ser humano que você é. Feliz Dia das Mães!”.