Publicado em: 26 de outubro de 2023

A Universidade Federal de Roraima abriu na terça-feira (24) consulta pública que visa receber sugestões que poderão integrar a política de ensino da Universidade. As sugestões podem ser enviadas pela comunidade universitária e sociedade em geral até o dia 7 de novembro.

No documento estão presentes os princípios, objetivos, diretrizes, estratégias e metas da política de ensino que irá integrar o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2021-2025 da UFRR. Conforme a comissão de elaboração da política, constam na proposta de resolução as questões que visam garantir princípios como a gratuidade, equidade, interdisciplinaridade, transversalidade e a transparência pertinentes à uma formação integral com foco na inseparabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão.

O técnico em assuntos educacionais, Agnaldo Neto explicou que essas políticas são as balizadoras do trabalho da UFRR. “Nós temos nosso Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e dentro dele temos várias políticas que o englobam. Desta forma, foram criadas comissões e estamos desenvolvendo esses documentos em forma de resolução. A ideia delas é dar um norte respondendo a perguntas como quais são os objetivos da instituição em cada uma dessas áreas que estamos trabalhando”, explicou. A consulta está sendo realizada por meio da plataforma Participa + Brasil, do Governo Federal.

Ainda segundo o técnico em assuntos educacionais, Agnaldo Neto, a política de ensino é um documento que especifica os princípios de uma instituição como a UFRR. “Primeiramente ela é um documento obrigatório, um tanto mais filosófico que vai explicar quais são os princípios direcionadores institucionais. Especificamente no nosso caso é, principalmente, sobre o que se entende por ensino e que tipo de cidadão a gente quer formar para a sociedade”, afirmou o técnico.

Saiba mais

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) norteia o desenvolvimento da UFRR representando as diretrizes e o planejamento da Universidade para o período de 2021-2025. O PDI é feito também por meio de um trabalho participativo com realização de consultas públicas via internet recebendo propostas da comunidade acadêmica e sociedade.

O PDI 2021-2025 da UFRR estabelece objetivos estratégicos para oito áreas temáticas: Ensino, Pesquisa e Pós-graduação, Extensão e Assistência Estudantil, Pessoas e Ambiência no Trabalho, Infraestrutura, Administração, Planejamento e Gestão e Desenvolvimento Institucional. Por meio desses objetivos, são definidos indicadores e metas que a gestão deve acompanhar para avaliar o desempenho institucional.

Откройте для себя мир азарта с вавада. Простая регистрация, удобный вход через зеркало и щедрые бонусы ждут вас. Не забудьте использовать промокоды для увеличения своих шансов на выигрыш. BTC Maximum AI