Publicado em: 7 de junho de 2024

Dois alunos do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima (CAp/UFRR) conquistaram os primeiros lugares em etapa da Olímpiada Roraimense de Filosofia (I ORRFIL). O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (06) pela Universidade Estadual de Roraima (UERR) que é organizadora do evento. A aluna Lizandra de Oliveira Brito do 1º ano do ensino médio ficou com o primeiro lugar e o aluno Fernando Augusto Sales Torres do 3º ano do ensino médio conquistou o terceiro lugar.

A primeira etapa da Olimpíada Roraimense de Filosofia (I ORRFIL) ocorreu no dia 22 de maio e reuniu mais de 180 estudantes de nove escolas da rede pública e privada de Boa Vista. Nesta etapa, os alunos escreveram um ensaio filosófico a partir da escolha de um dos tópicos propostos na prova. Ao todo, foram escolhidos 12 ensaios que ficaram com as melhores notas após avaliação feita por um corpo de jurados formado por 21 professores de filosofia.

O professor de filosofia do CAp/UFRR, José Rodrigo Gomes de Sousa, foi um dos responsáveis em inscrever os alunos na olimpíada e destacou os critérios que estiveram presentes na prova. “Os alunos deveriam fazer seus ensaios e foram estabelecidos alguns critérios como argumentação, criatividade, adequação ao tema filosófico e a norma culta. Tinham quatro temas que o participante teria que escolher para produzir sua reflexão”, explica José.

Com a conquista os dois alunos do CAp/UFRR estão classificados para a segunda etapa da Olimpíada Roraimense de Filosofia que também é a primeira etapa da Olimpíada Nacional de Filosofia (Onfil). Esta etapa é considerada regional e será realizada no dia 28 de junho na UERR quando os estudantes terão de escrever um novo ensaio que será avaliado pelo corpo de jurados da Onfil da região Norte do Brasil.

Para o professor do CAp/UFRR, José Rodrigo Gomes de Sousa, fica o sentimento de alegria com os resultados obtidos pelos seus alunos. “Esse tipo de notícia para gente é um balizador enquanto promotores de uma educação de qualidade que fornece ao aluno uma visão crítica e reflexiva da nossa realidade. É muito gratificante, pois como professor de filosofia percebemos que temos muitos desafios ao longo dos anos. Ver que os alunos se interessam pela disciplina, pela parte da reflexão filosófica, pela questão crítica na perspectiva da realidade é maravilhoso. Esses resultados só mostram que esses alunos podem chegar muito longe e que a educação é fundamental para o desenvolvimento do ser humano”, afirma o professor.

A diretora do CAp/UFRR, Adriana Santos, reforça o compromisso do Colégio de Aplicação em fornecer uma educação que seja formadora de um cidadão crítico e que possa contribuir com a sociedade roraimense. “É com muito orgulho que temos mais esse resultado positivo. Agradecemos aos professores José Rodrigo e Adriano Medeiros que movimentaram os alunos. É um trabalho que demonstra que a escola pública de uma universidade pública consegue atingir bons índices ao lado de toda a nossa função social como um Colégio de Aplicação. Temos professores qualificados com dedicação exclusiva, trabalho com pesquisa e extensão, além de projetos de ensino que trazem esse ganho institucional”, revela a diretora.

A participação da UFRR na organização da Olimpíada de Filosofia

Focada nos estudantes de escolas públicas e privadas do Ensino Médio, a Olimpíada Nacional de Filosofia é promovida pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em parceria com outras instituições de ensino, pesquisa e extensão de todo o país. A iniciativa foi criada neste ano e conta com apoio do MCTI/CNPq, sendo um concurso de ensaios filosóficos escritos pelos estudantes.

Conforme a organização da Olimpíada, o objetivo da iniciativa é estimular nos alunos o exercício do pensamento crítico mobilizando as escolas, professores e estudantes em torno de temas filosoficamente relevantes.

Composta da etapa regional realizada em todo o Brasil e de uma etapa final de cunho nacional, a coordenação do evento em Roraima está a cargo dos cursos de mestrado e licenciatura em Filosofia da UERR e da Escola Amazônica de Filosofia (UERR, UFRR e IFRR). Os representantes da UFRR na organização são os professores Adriano Medeiros e Danilo Citro.

O professor Adriano Medeiros explica que a UFRR está na organização desta etapa local e também na avaliação da etapa regional. “Esta é a primeira experiência com a Olimpíada. A ideia partiu do coordenador do curso de Filosofia da UERR que conhece o pessoal da parte nacional. Ele trouxe a ideia para o nosso grupo de pesquisa e imediatamente todo mundo aderiu a ideia”, afirma o professor.

Sendo a primeira experiência com a organização da Olimpíada, o professor da UFRR destaca a dificuldade e também uma surpresa. “O nosso desafio local foi reunir professores de filosofia do ensino médio para colaborarem na realização da prova. Algo que nunca havia sido feito. A surpresa positiva foi a quantidade de interessados. Apareceu professor do Uiramutã querendo participar e 250 alunos que se inscreveram para fazer a prova. Essa quantidade de pessoas foi muito boa e esse interesse já despertou a vontade de fazer a segunda olimpíada com escolas de todo o Estado, pois essa foi feita só com base em Boa Vista”, explica Adriano.

Agora para a participação na etapa nacional da Olimpíada de Filosofia se classificam os dez melhores ensaios da região Norte. A etapa nacional será realizada na Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, no período de 17 a 20 de outubro de 2024. Além disso, os estudantes brasileiros ganhadores poderão representar o país na 33ª Olimpíada Internacional de Filosofia (Bari/2025).