Publicado em: 14 de março de 2023
Atualizado em: 26 de setembro de 2023
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O Curso de Licenciatura em Educação do Campo, criado em 2011, nas suas duas habilitações busca formar professores, numa perspectiva multi e interdisciplinar, para atuar na docência do Ensino Fundamental anos finais e do Ensino Médio nas habilitações das Ciências Humanas e Sociais (CHS) e nas Ciências Naturais e Matemáticas (CNM).

Atos Normativos do Curso

Ciências Humanas e Sociais (CHS)

Ato normativo das Ciências Humanas e Sociais (CHS)(Fonte: PPC, 2023)

Ciências Naturais e Matemáticas (CNM)

Ato normativo das Ciências Naturais e Matemáticas (CNM)(Fonte: PPC, 2023)

Reconhecimento do Curso/Portarias

Ciências Humanas e Sociais (CHS)

Ciências Naturais e Matemáticas (CNM)

Perfil do Profissional

Ciências Humanas e Sociais (CHS)

O perfil do egresso tem como referência o desenvolvimento das competências e
habilidades, considerando três aspectos fundamentais: o ensino e seu papel social; a valorização
dos saberes produzidos no campo e a valorização do trabalho docente. Assim, espera-se que o
Licenciado em Educação do Campo – Ciências Humanas e Sociais possa:

A) Realizar análise crítica do ensino para superação de práticas tradicionais, excludentes e
classificatórias;

B) Participar de forma ativa, criativa, coletiva, organizada, responsável e comprometida
com sua atividade docente;

C) Conhecer os processos de ensinar e apreender em diferentes meios socioculturais, de
forma integrada e interdisciplinar;
D) Usar os meios tecnológicos da comunicação e da informação tendo em vista promover
a inovação didática;
E) Ter autonomia e criatividade nas tomadas de decisões;
F) Respeitar e valorizar os diferentes saberes do campo, articulando com os conhecimentos
científicos adquiridos na formação para a melhoria das condições educativas e sociais;
G) Atuar com ética e compromisso com vista a colaborar na promoção à justiça social e à
valorização do campo;
H) Valorizar e promover o diálogo intercultural reconhecendo valores, modos de vida,
orientações filosóficas, políticas próprias à cultura das populações do campo, dos povos
indígenas, ribeirinhos e quilombolas;
I) Comprometer-se com o desenvolvimento profissional por meio de formação continuada
pela busca de melhoria de condições do trabalho e salário;
J) Promover a produção de conhecimentos que garantam melhoria da qualidade de vida
dos que vivem e sobrevivem no e do campo;
L) Problematizar a heterogeneidade da relação dos sujeitos com a terra, com o mundo do
trabalho e com a cultura;

M) Utilizar os conhecimentos dos estudos da Língua Portuguesa, da Sociologia, da
Geografia e da História, para planejar, executar e avaliar intervenções práticas e
transformadoras.

Ciências Naturais e Matemáticas (CNM)

O perfil do egresso tem como referência o desenvolvimento das competências e
habilidades, considerando três aspectos fundamentais: o Ensino da Ciências da Natureza e
Matemática e seu papel social; valorização dos saberes produzidos no campo e a valorização
do trabalho docente. Assim, espera-se que o Licenciado em Educação do Campo possa:

A) Realizar análise crítica do Ensino das Ciências para superação de práticas de ensino
tradicionais, excludentes e classificatórias;
B) Participar de forma ativa, criativa, coletiva, organizada, responsável e
comprometida com sua atividade docente;
C) Conhecer os processos de ensinar e apreender em diferentes meios socioculturais,
de forma integrada e interdisciplinar;
D) Usar os meios tecnológicos da comunicação e da informação em vista a inovação
didática;
E) Ter autonomia e criatividade nas tomadas de decisões;
F) Respeitar e valorizar os diferentes saberes do campo, articulando com os
conhecimentos científicos adquiridos na formação para a melhoria das condições
educativas e sociais;
G) Atuar com ética e compromisso com vista a colaborar na promoção à justiça social
e à valorização do campo;
H) Valorizar e promover o diálogo intercultural reconhecendo valores, modos de vida,
orientações filosóficas, políticas próprias à cultura das populações do campo, dos
povos indígenas, ribeirinhos quilombolas;
I) Comprometer-se com o desenvolvimento profissional por meio de formação
continuada pela busca de melhoria de condições do trabalho e salariais;
J) Promover a produção de conhecimentos que garantam melhoria da qualidade de
vida dos que vivem e sobrevivem no e do campo;
L) Problematizar a heterogeneidade da relação dos sujeitos com a terra, com o mundo
do trabalho e com a cultura;
M) Utilizar os conhecimentos da Física, da Biologia, da Química e da Matemática para
explicar o mundo natural e para planejar, executar e avaliar intervenções práticas e
transformadoras.


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