Publicado em: 30 de agosto de 2024
Para celebrar a data, os artistas apresentarão a música “Universidade Presente”, uma canção feita especialmente para a nossa UFRR – Foto: Semuc-PMBV

Em setembro, a Universidade Federal de Roraima (UFRR)  comemora 35 anos. Para celebrar o aniversário, a instituição convidou o Trio Roraimeira, formado por Nêuber Rocha, Eliakin Rufino e Zeca Preto, que farão um show comemorativo no dia 05 de setembro, às 19h, no Centro Amazônico de Fronteiras (CAF).

Na ocasião, o grupo apresentará a canção “Universidade Presente”, produzida especialmente para os 35 anos da instituição, e composta por Neuber Uchoa e com letra de Eliakin Rufino.

Segundo Uchôa, o nome da música reforça “o compromisso da instituição, de estar presente na vida de cada aluno e até mesmo da sociedade, como um pilar necessário para o seu desenvolvimento e crescimento”, destaca.

A letra aborda o crescimento da UFRR ao longo dos anos e sua contribuição para o desenvolvimento de Roraima. “Aceitamos a tarefa com prazer. É um convite histórico. Na música, o Neuber imprimiu um forte sotaque pessoal roraimeira, que é uma celebração”, afirma Eliakin.

Para Zeca Preto, a Universidade valoriza a cultura local, por meio dos cursos de licenciatura em Artes Visuais e Música. “A UFRR vem deixando sua marca e nos sentimos honrados em ter uma universidade que recebe pessoas de outros estados e países. Eu e Neuber falamos uma vez que Roraima é feita de pajés e corações de cada canto do país”, analisa.

O show dos 35 anos da UFRR trará o espetáculo “Roraimeira 40 anos”, com repertório que destaca as quatro décadas do Trio. A apresentação terá os clássicos dos artistas, que foram pioneiros na valorização do regionalismo roraimense e amazônico, além da apresentação da música inédita  “Universidade Presente”.

“A força do povo está, como a das árvores, nas raízes, na sua cultura. O regionalismo é um caminho sem volta, pois para além de um estilo, é a compreensão do que somos, a consciência do ser. Os lugares mais turísticos e lindos do mundo são regionalistas, estão intimamente ligados às suas raízes – e é isso que nos difere dos demais”, pontua Uchôa.

Já o reitor da Universidade Federal de Roraima, professor José Geraldo Ticianeli, ressalta a importância dessa data marcante para a instituição. “A Universidade Federal de Roraima iniciou suas atividades como fruto de esperança para muitas pessoas do Estado que procuravam uma qualificação superior e não tinham essa possibilidade de sair para iniciar seus estudos após o ensino médio. Nesses 35 anos vemos uma UFRR consolidada como um local de construção regional da pesquisa científica, ensino, extensão, mas também um espaço de valorização da produção cultural amazônica e roraimense”, afirma Ticianeli.

O professor Silvestre Lopes da Nobrega, vice-reitor da instituição, também destaca a relevância da comemoração e da presença do Trio Roraimeira no show dos 35 anos da UFRR. “A UFRR nasce de um desejo social calcado na coragem e determinação de seus fundadores para se tornar, ao longo dos 35 anos, uma instituição altiva não apenas na formação de profissionais, mas na promoção de desenvolvimento educacional do Estado de Roraima com equidade social. E o momento festivo com o Trio Roraimeira simboliza um pouco do respeito dessa instituição a arte e cultura do nosso povo”, explica Nobrega.