Publicado em: 19 de junho de 2024

A primeira edição da Olimpíada Roraimense de Geografia (ORGEO) está com inscrições abertas para estudantes que estão regularmente matriculadas em instituições públicas de ensino no 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio. As inscrições que são gratuitas iniciaram no dia 01 de junho e seguem até o dia 01 de julho. Elas devem ser realizadas exclusivamente via internet por meio do Sistema Olimpo do Instituto Federal do Ceará (IFCE).

A organização da ORGEO destaca que, além de estudantes do ensino regular, também são aceitas a participação de alunos do ensino profissionalizante, supletivo ou EJA (Educação de Jovens e Adultos). A competição ocorrerá por meio da formação de equipes compostas por até três alunos da mesma instituição e um professor orientador. Para participar, o professor orientador deve ministrar a disciplina de Geografia na escola onde estudam os integrantes da equipe, sendo que ele pode orientar até dez equipes de uma única escola ou de escolas diferentes.

A presidente da comissão organizadora da ORGEO 2024 e professora da UFRR, Elisângela Gonçalves Lacerda, explica que a iniciativa é inovadora na região Norte e busca promover a educação e o conhecimento científico em Roraima. “A Olimpíada Brasileira de Geografia já existe, mas no âmbito estadual não tínhamos nenhuma proposta do tipo. Nosso objetivo é principalmente a promoção do conhecimento geográfico, a valorização da disciplina geografia enquanto ciência com destaque para os conhecimentos sobre o nosso estado, além de difundir o saber acadêmico”, pontua a presidente.

A ORGEO será formada por três fases, sendo que duas serão realizadas de modo online e uma presencial. Cada Fase Online é classificatória e eliminatória composta de questões objetivas de múltipla escolha e tarefas subjetivas cuja pontuação obedecerá aos critérios estabelecidos pela organização.

De acordo com o cronograma da olimpíada, a primeira fase online ocorre no período de 05 a 30 de agosto, já a segunda fase online ficou no período de 09 a 30 de setembro. A fase final que será presencial acontece nos dias 26 e 27 de outubro com o resultado final e cerimônia de premiação no dia 04 de novembro.

Os estudantes que participarem da Olimpíada Roraimense de Geografia receberão certificados de participação. As equipes vencedoras receberão medalhas e certificado de menção honrosa. Além disso, os estudantes que conquistaram o 1° lugar receberão uma Bolsa de Iniciação Científica Júnior (ICJ) no valor de R$ 300 mensal por 12 meses. Durante esse período, eles desenvolverão atividades de pesquisa sob a orientação de um docente do Departamento de Geografia da UFRR. Já o professor orientador da equipe receberá como premiação, o custeio integral de participação em um evento científico nacional na área de Geografia.

E como uma forma de estimular à participação das meninas nas ciências, a Comissão Organizadora da ORGEO irá premiar a estudante do sexo feminino que mais se destacar por meio de uma atividade subjetiva que será realizada na etapa final. A vencedora também receberá uma Bolsa de Iniciação Científica Júnior (ICJ) no valor de R$ 300 e desenvolverá atividades de pesquisa sob a orientação de um docente do Departamento de Geografia da UFRR.

Além da competição, a ORGEO irá promover palestras e debates com professores do Brasil e internacionais que irão tratar de temáticas voltadas a área da geografia. Para mais informações sobre a olímpiada e regulamento completo, basta o interessado acessar a página oficial da ORGEO.

A UFRR e o departamento de Geografia como idealizadores da Olimpíada

Com um projeto pioneiro em âmbito estadual, a UFRR é a instituição que está coordenando e promovendo a ORGEO. A professora Elisângela Lacerda conta que a ideia surgiu dentro do departamento de Geografia da UFRR na busca por valorizar a disciplina enquanto ciência. “O projeto surgiu no final de 2023 em resposta a uma chamada de edital pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação e o CNPq. O projeto que deu origem a ORGEO é de minha autoria. A gente parte do pressuposto que a disciplina de geografia a nosso ver perdeu espaço com a Base Nacional Comum Curricular e a consequente reforma do ensino médio. Com isso, percebemos que seria necessário desenvolver novas estratégias para difundir a disciplina e a olimpíada é o resultado desse passo”, observa.

Com a consequente aprovação do projeto, a professora afirma que o intuito foi buscar parcerias para atingir o público esperado. “Incialmente buscamos ir atrás da Secretaria de Estadual de Educação para podermos chegar ao nosso público-alvo que são os estudantes de escolas públicas de todos os municípios do Estado. Trabalhando conosco na realização da ORGEO atualmente temos uma equipe grande com docentes da UFRR, UERR, SEED e profissionais da área de geografia”, destaca a professora.
Além da Universidade Estadual de Roraima (UERR) e Secretaria Estadual de Educação e Desporto (SEED – RR), a ORGEO também conta com o apoio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do IFCE.