Publicado em: 5 de junho de 2024

A Universidade Federal de Roraima, por meio do Instituto de Geociências (IGEO) é um dos parceiros do Ministério Público de Roraima no projeto “O MP Fomentando a Educação Ambiental”. O objetivo da ação é promover palestras, cursos, eventos, capacitações e outras ações que venham a contribuir com educação ambiental da comunidade roraimense buscando a conscientização acerca da importância e responsabilidade com o meio ambiente.

Além desses objetivos, o projeto também trabalha com a capacitação daqueles que cometeram infrações ambientais passando informações sobre a preservação do meio ambiente e o respeito com a legislação ambiental. Conforme informações do MPRR, o intuito é a diminuição da reincidência dos crimes ambientais praticados por esses infratores que participam das palestras e capacitações.

Como parte do projeto, na última quarta-feira (29), a professora do Instituto de Geociências da UFRR, Lena Simone Barata Souza, foi uma das convidadas para ministrar a palestra que tratou sobre o uso de ferramentas técnicas para o entendimento do meio ambiente. A capacitação ocorreu no Centro de Treinamento e Apoio Operacional do MPRR e reuniu dez pessoas.

A professora da UFRR e palestrante, Lena Simone Barata Souza, conta um pouco sobre a temática que tratou em sua apresentação. “Eu venho trabalhando nas pesquisas com as questões que envolvem os chamados lixões, temáticas ambientais que tratam sobre contaminação e como está a condição desses lixões no Estado. Nossas pesquisas usam ferramentas físicas, químicas e sociais. Na palestra também procuro explicar como a ciência tenta entender o meio ambiente e mostrar a maneira como a universidade produz esse conhecimento”, explica Lena.

Para a professora, a promoção de uma reflexão sobre a preservação ambiental é sempre um tema fundamental. “Trazer a população local e disseminar informação que trata sobre os cuidados com a preservação do meio ambiente é necessário. Importante adquirir uma consciência ambiental e creio que pudemos trazer um pouco disso na palestra trazendo para o palco a nossa universidade”, afirma ainda a professora.

A UFRR no projeto

O projeto “O MP Fomentando a Educação Ambiental” foi desenvolvido incialmente entre os anos de 2015 e 2019 por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com palestras de duração de duas horas realizadas mensalmente e ministradas por instituições parceiras do MPRR.

No ano de 2023 foi realizado um encontro com representantes da UFRR, Caer, Companhia Independente de Policiamento Ambiental da PM (CIPA), ICMBIO, FEMARH e Corpo de Bombeiros para a retomada do projeto que havia sido interrompido por causa da pandemia.