Publicado em: 3 de junho de 2024
Atualizado em: 13 de junho de 2024

O Núcleo de Estudos de Línguas Estrangeiras da Universidade Federal de Roraima (NUCELE/UFRR) divulgou edital referente ao processo de aplicação do exame de proficiência em leitura nas línguas espanhola, inglesa e francesa.

Ao todo serão disponibilizadas 100 vagas para quem deseja fazer inglês, 100 vagas para espanhol e 50 vagas para francês. O público alvo do exame são acadêmicos do curso de graduação em Relações Internacionais da UFRR e pós-graduandos em cursos de pós-graduação stricto sensu da UFRR (mestrado e doutorado), além de demais interessados.

As inscrições ocorrerão no período de 24 de junho a 08 de julho e deverão ser efetuadas em formulário eletrônico. O link com o formulário somente será disponibilizado no dia que inicia o período de inscrições na página do NUCELE.

No ato da inscrição, o candidato deverá anexar no formulário, documento oficial com foto e o comprovante de pagamento do GRU (Guia de Recolhimento da União) referente a taxa de inscrição. Os acadêmicos do curso de graduação em Relações Internacionais e pós-graduandos em cursos de pós-graduação stricto sensu da UFRR deverão também comprovar vínculo com a instituição e anexar declaração em campo destinado na ficha de inscrição. A taxa de inscrição estipulada para a prova de proficiência será de R$ 200.

A coordenadora do NUCELE, a professora Maria Helena Duca Oyama, explica que este exame de proficiência é de compreensão leitora e será realizado de forma presencial. “O objetivo é avaliar o nível de compreensão a partir da leitura de texto que, normalmente, são textos científicos completos de estudos respeitados e comprovados. Então o candidato deve realizar a análise desse texto respondendo em língua portuguesa à pergunta que colocamos na prova. Daí avaliamos a compreensão e intepretação daquele candidato, além do uso da norma culta da língua portuguesa, sua argumentação e síntese com relação a temática abordada”, afirma.

A prova tem um valor de dez pontos e somente receberão os certificados de aprovação os candidatos que obtiverem a nota igual ou superior a sete pontos. Os interessados podem realizar até duas provas em línguas estrangeiras desde que haja compatibilidade de horários.

Os exames serão aplicados no dia 10 de julho, sendo as provas de Espanhol e Francês no horário das 08h30 e a de Inglês às 14h30. Será obrigatório ter em mãos, no dia da prova, papel pautado e caneta na cor preta ou azul. “O NUCELE tradicionalmente trabalha com espanhol, inglês e francês e também podemos trabalhar com o italiano. Sobre o cronograma, os candidatos precisam obedecer aos prazos descritos no edital para que estejam inscritos corretamente e possam realizar as provas. Importante dizer que as datas marcadas para a realização dos exames não alteram de forma alguma já que os nossos programas de pós-graduação se baseiam nelas para realizar seu cronograma próprio”, destaca a coordenadora Maria Helena.

O edital completo está disponível em nuvem no link e também nos murais externos do NUCELE. Conforme cronograma, o resultado final das provas será divulgado na secretaria do núcleo e no site da UFRR no dia 02 de agosto a partir das 18h.

Para dúvidas e outras informações, os interessados podem entrar em contato com as redes sociais oficiais do NUCELE no Instagram ou pelo whatsapp no número (95) 98113-0466.

Oficina explicativa para julho

Como forma de ajudar os interessados que irão realizar o exame de proficiência, o NUCELE deverá promover uma oficina explicativa que irá esclarecer dúvidas e simular como são realizados os testes. Conforme a coordenadora do Nucele, Maria Helena Duca Oyama, a previsão é que a oficina ocorra no início de julho. “Já realizamos essa ação anteriormente e agora pensamos em fazer novamente como uma forma de ajudar os alunos e interessados a minimizarem erros no dia da aplicação da prova”, pontua a coordenadora.