Publicado em: 23 de agosto de 2023

Os cursos de Bacharelado em Antropologia e Licenciatura em Educação do Campo (LEDUCARR) – Ciências Humanas e Sociais (CHS), da Universidade Federal de Roraima (UFRR), foram avaliados pelo Ministério da Educação (MEC) com nota cinco, nota máxima dentro dos critérios de avaliação da instituição.

De acordo com a Pró-Reitoria de Graduação da UFRR (Proeg), as avaliações dos cursos ocorreram entre os dias 14 e 18 de agosto, sendo nos 14 e 16 a avaliação do LEDUCARR-CHS e nos dias 16 a 18 a avaliação do curso de Antropologia.

Os critérios do MEC levam em consideração três dimensões avaliativas: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura. Dentro dessas categorias foram analisados mais de 50 indicadores que incluem: projeto pedagógico do curso, aspectos metodológicos aplicados pelos professores, didática das aulas, qualificação dos docentes do curso, qualidade dos laboratórios e salas de aulas disponibilizados aos alunos, acervo bibliográfico, dentre outros.

O professor Sérgio Luiz, coordenador do curso de Licenciatura em Educação do Campo, comemorou a conquista e agradeceu ao colegiado do curso e a gestão da UFRR pela parceria que ele classificou como “imprescindível para o sucesso de todo o processo de avaliação junto ao MEC”. “A nota é o reflexo de um trabalho que realizamos nos últimos anos, de impacto social junto a nossa comunidade na luta por equidade social em território roraimense. A conquista é de todos nós, Universidade, povos do campo, das águas e das florestas. A luta segue!”, afirmou.

Já o professor Fernando Cielo, coordenador do curso de Bacharelado em Antropologia da UFRR, considera que a avaliação com nota cinco reflete uma conjunção de fatores, que incluem o reconhecimento do trabalho feito pela coordenação atual e também pelas gestões anteriores que trabalharam no Bacharelado de Antropologia da UFRR ao longo dos 14 anos que a graduação existe, o apoio da gestão da UFRR e o engajamento dos atores que fazem parte do curso.  “Esse conceito cinco premia e reconhece um trabalho que vem sendo feito ao longo de anos (…) é o resultado de uma série de esforços que vão se materializando neste resultado”, garantiu Cielo.

O professor também reforçou a evolução da nota do curso de Antropologia na avaliação do MEC. Em 2016, na última vez que o curso foi avaliado eles conseguiram conceito 4 e agora, sete anos depois, foram classificados com nota cinco. Processo semelhante também ocorreu com o curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências Humanas e Sociais, que na sua última avaliação, em 2014, havia recebido nota 4 e agora também conseguiu o conceito máximo junto ao MEC.

O reitor da Universidade Federal de Roraima, professor Geraldo Ticianeli, também reforçou a importância da conquista e o reconhecimento do bom trabalho feito pela comunidade da UFRR. “Esses conceitos de excelência demonstram que estamos no caminho certo, no tocante à organização didático pedagógica, qualidade do corpo docente e técnico administrativo e infraestrutura. É um trabalho coletivo que está dando certo. Parabéns para todos os envolvidos, principalmente aqueles que fazem parte dos cursos de Antropologia e LEDUCARR”, destacou.

Откройте для себя мир азарта с вавада. Простая регистрация, удобный вход через зеркало и щедрые бонусы ждут вас. Не забудьте использовать промокоды для увеличения своих шансов на выигрыш. BTC Maximum AI