Boa Vista (RR) – O curso de Gestão em Saúde Coletiva Indígena da Universidade Federal de Roraima (UFRR) publicou nesta segunda-feira (11) o Edital nº 001/2025, que abre seleção para 20 estudantes indígenas interessados em integrar o Programa de Extensão “Acolhimento Intercultural na Unidade de Retaguarda Hospitalar dos Povos Indígenas” do Hospital Universitário (HU-UFRR).
A iniciativa busca promover um atendimento humanizado e culturalmente sensível a pacientes indígenas internados na Unidade de Retaguarda Hospitalar dos Povos Indígenas (URHPI), por meio da atuação de acadêmicos como mediadores interculturais. O trabalho inclui facilitar a comunicação entre pacientes e profissionais de saúde, reduzir barreiras linguísticas e valorizar saberes tradicionais.
As vagas são destinadas a estudantes indígenas regularmente matriculados em cursos de graduação ou pós-graduação presenciais da UFRR. A seleção dará preferência a candidatos falantes de línguas indígenas, sendo que as atividades serão realizadas em duplas, de segunda a sexta-feira, nos turnos manhã ou tarde.
A participação é voluntária e contará com certificação acadêmica. Os interessados devem se inscrever entre 12 e 22 de agosto, exclusivamente por meio de formulário eletrônico disponível no edital. O resultado final está previsto para 27 de agosto, e as atividades de formação terão início em 8 de setembro.