Publicado em: 28 de agosto de 2023
Atualizado em: 30 de agosto de 2023
Compartilhe:

Como mecanismos de controle na governança da UFRR, apresentam-se as principais instâncias de supervisão, controle e de correição adotadas pela instituição para a garantia da legalidade, legitimidade, economicidade e transparência na aplicação dos recursos públicos.

A Coordenadoria de Auditoria Interna (COAUDIN) efetua avaliação dos controles internos, por meio de relatórios de auditoria, com o objetivo de aprimorar os controles internos, tendo em vista a mitigação dos principais riscos que possam comprometer o alcance dos objetivos da UFRR. Ao longo do exercício 2022, o parâmetro Horas Homens foi registrado em 18% destinado à gestão interna da COAUDIN, 32% às demandas obrigatórias e 50% aos serviços de auditoria. O Relatório  Anual  de  Atividades  de  Auditoria  Interna de 2022 registrou a prestação  de  serviços  de  consultoria  e  assessoria  à gestão  por  meio  de  atendimentos,  palestras  e  oficinas  e a relização de trabalhos de auditoria interna contemplando os temas: mapeamento de processos, gestão de contratatações com ênfase em serviços contínuos, planos de trabalhos docentes de 2021, e as concessões de Retribuição por Titulação (RT), Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) e Incentivo à Qualificação (IQ) no âmbito da UFRR.

A Coordenação de Controle Interno (CONIN), criada pela Resolução nº 010/2015- CUni, tem como principal função reduzir os riscos das atividades institucionais, dando ênfase à correta aplicação dos recursos públicos disponíveis na Instituição, bem como à preservação dos bens patrimoniais, propondo controles eficientes de gestão. No ano de 2022, a CONIN emitiu 89 (oitenta e nove) pareceres para processos de execução de despesas, com 277 (duzentos e setenta e sete) recomendações, dos quais 14 (quatorze) pareceres tratavam sobre reconhecimento de dívidas, recomendando, melhorias nos processos e sugerindo adequações de atos em observância as normas vigentes.