O manejo de bacias hidrográficas enseja o processo de organizar e orientar o uso da terra e de outros recursos naturais, cujo propósito consiste em conhecer a biodiversidade e produzir bens e serviços, sem destruir ou afeta-los adversamente, na perspectiva do desenvolvimento sustentável. Uma área de concentração é organizada em duas linhas de pesquisa, que dão conta de conhecer, descrever, problematizar, evidenciar e encaminhar soluções possíveis do ponto de vista da ciência para as questões ambientais contemporâneas, principalmente em Roraima.
Pesquisas sobre a relação da sociedade humana com o ambiente e os problemas gerados dessa interação.
Representante: Profa. Dra. Gardênia Cabral
Docentes Permanentes / Orientadores:
1. Arlene Oliveira Souza
2. Carlos Sander
3. Carolina Volkmer de Castilho
4. Elizete Celestino Holanda
5. Fábio Luiz Wankler
6. Fernando Vladimir Cerna Ñahuis
7. Francilene dos Santos Rodrigues
8. Georgia Patricia da Silva Ferko
9. Gardênia Holanda Cabral
10. Haron Abrahim Magalhaes Xaud
11. José Frutuoso do Vale Junior
12. Lena Simone Barata Souza
13. Luciano Nicolás Naka
14. Meire Joisy Almeida Pereira
15. Stélio Soares Tavares Júnior
16. Valdinar Ferreira Melo
Docentes Colaboradores / Coorientadores:
1. Karine Dias Batista
2. Maristela Ramalho Xaud
3. Patrícia da Costa
Pesquisas sobre soluções biotecnológicas para atender os problemas gerados pela sociedade humana ao ambiente.
Representante: Prof. Dr. Marcos Vital
Docentes Permanentes / Orientadores:
1. Bianca Jorge Sequeira Costa
2. Fabiana Granja
3. Franciele Oliveira Campos da Rocha
4. Francisco Santos Paneiro
5. Leila Braga Ribeiro
6. Marcos José Salgado Vital
7. Ricardo Carvalho dos Santos
8. Umberto Zottich Pereira
Docentes Colaboradores / Coorientadores:
1. Habdel Nasser da Costa
Docentes Colaboradores / Coorientadores:
1. Ricardo de Oliveira Perdiz
2. Tamires Ferreira Da Costa
Informações sobre a criação do curso, jornada pedagógica, discentes ingressantes e dissertações defendidas.
Informações sobre a criação do curso, jornada pedagógica, discentes ingressantes e teses defendidas.