Publicado em: 17 de julho de 2024

O Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Superior, lançou edital para criação de novos grupos no âmbito do Programa de Educação Tutorial (PET) para as Instituições Públicas de Ensino Superior. As propostas serão distribuídas da seguinte forma:

Lote I: até 10 grupos PET Temáticos, com propostas abrangendo ações relacionadas à Rede de Integridade da Informação, que visa compreender as complexidades do ecossistema informacional digital, realizar o intercâmbio de informações e o desenvolvimento de estratégias para proteção e promoção da integridade desse ecossistema – contribuindo no enfrentamento à desinformação e na promoção da educação midiática. Os grupos terão como escopo de atuação temas como saúde pública, mudanças climáticas, inteligência artificial e outras tecnologias emergentes (seus riscos e oportunidades). As propostas para este lote poderão ter escopo/abrangência interdisciplinar, institucional, de grande área do conhecimento ou vinculado a curso específico.

Lote II: até 10 grupos PET Temáticos, com propostas abrangendo ações relacionadas à Rede Encontro de Saberes, que visa ampliar o horizonte epistêmico do mundo universitário brasileiro a partir do oferecimento de disciplinas que possam contribuir na curricularização da extensão a partir de discussões e conteúdos que envolvam os saberes populares. Com foco no trabalho com comunidades populares urbanas, campo, quilombola ou indígenas, voltados à diversidade social, esses grupos deverão ser constituídos exclusivamente por bolsistas em condição de vulnerabilidade social e econômica. As propostas para este lote poderão ter escopo/abrangência interdisciplinar, institucional, de grande área do conhecimento ou vinculado a curso específico.

Lote III: até 10 grupos PET Temáticos, com propostas abrangendo ações relacionadas à Rede de Educação do Campo, das Águas e das Florestas, que visa fortalecer a formação inicial ofertada às populações do Campo, das Águas e das Florestas, conforme definido no Decreto Presidencial nº 7.352/2010, que possam contribuir na curricularização da extensão e na formação em alternância. As propostas deverão necessariamente estar vinculadas a um Curso de Licenciatura em Educação do Campo e a um grupo ou núcleo de pesquisa em Educação do Campo, das águas e das florestas, que por sua dimensão multidisciplinar envolve diferentes áreas de conhecimento.

Lote IV: até 10 grupos PET Temáticos, com propostas abrangendo ações relacionadas à Rede de Educação Antirracista, que visa promover a reflexão, o debate consubstanciado e ações antirracistas nas instituições públicas de ensino superior e em torno da educação das relações étnico-raciais e da educação escolar quilombola. As propostas para este lote poderão ter escopo/abrangência interdisciplinar, institucional, inter-regional, de grande área do conhecimento ou vinculado a curso específico.

Lote V: até 5 grupos PET Temáticos, com propostas abrangendo ações relacionadas à Rede de Manejo Florestal Comunitário na Amazônia, que visa promover práticas produtivas sustentáveis e o fortalecimento do manejo florestal feito por Povos e Comunidades Tradicionais (PCT), por meio da qualificação de discentes de forma dialógica, multidisciplinar e sensível às especificidades dos territórios tradicionais coletivos. É desejável que esses grupos se constituam prioritariamente por bolsistas que se reconheçam como parte de um povo ou de uma comunidade tradicional, considerando a definição de PCT prevista no Decreto nº 6.040, de 2007. As propostas devem, obrigatoriamente, estar vinculadas a cursos específicos de engenharia florestal e/ou agronomia.

As propostas devem ser enviadas à PROEG, através do e-mail daa.proeg@ufrr.br, em formato PDF, até o dia 31/07/2024, e serão avaliadas pelo CLAA – Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação do PET, que é a instância que coordena, avalia e acompanha o Programa dentro da instituição. O CLAA é composto por diversos representantes da IES, a saber: dos tutores e discentes do PET, da Administração e das Pró-Reitorias de Ensino, Pesquisa e Extensão. Serão selecionadas 2 propostas entre os Lotes I e IV e 1 proposta do Lote V, que concorrerão em âmbito nacional. Para fins de seleção, serão considerados os critérios previstos no Edital nº 4/2024-SESu/MEC.

A seleção das propostas seguirá o cronograma abaixo:

AÇÃODATARESPONSÁVEL
Envio das propostasAté o dia 31/07Cursos
Homologação das inscrições01/08PROEG
Seleção das propostas02 a 06/08CLAA/UFRR
Resultado Preliminar07/08CLAA/UFRR
Recursos08/08CLAA/UFRR
Resultado dos Recursos e Resultado Final12/08CLAA/UFRR/PROEG
Cadastro das Propostas13 a 15/08PROEG

Acesse o Edital Completo e a Retificação abaixo:

Откройте для себя мир азарта с вавада. Простая регистрация, удобный вход через зеркало и щедрые бонусы ждут вас. Не забудьте использовать промокоды для увеличения своих шансов на выигрыш. BTC Maximum AI