Publicado em: 19 de abril de 2023
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Curso de Pedagogia da UFRR realiza o Seminário Comemorativo dos 30 anos de criação, com o tema “Pedagogia e a Formação de Professores no Contexto Amazônico”. Este evento duração de 40h aberto à comunidade acadêmica em geral, aos professores e demais trabalhadores da Educação Básica e à comunidade em geral, tem como propósito promover a discussão sobre a formação de professores no curso de Pedagogia no contexto nacional, amazônico e local, assim como comemorar os 30 anos do Curso de Pedagogia da UFRR, o qual foi criado em 18 de maio de 1993.

No seu percurso histórico, a Resolução CNE/CP nº 01/2006, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia (DCNP) (Resolução CNE/CP nº 01/2006) trouxeram um importante avanço no sentido de estabelecer a docência como base da formação do pedagogo e no reconhecimento do curso como uma licenciatura. Ademais, esta resolução explicita uma concepção de docência ampla que se articula com a pesquisa e a gestão, o que abre a possibilidade de fortalecer a relação teoria e prática, de reconhecer o pedagogo em primeiro lugar como professor, de impulsionar a pesquisa como parte integrante do processo formativo, de entender o gestor como sujeito que precisa dominar os conhecimentos pedagógicos e de fomentar a formação do educador comprometido com a escola inclusiva, laica, pública e capaz de promover o desenvolvimento integral da pessoa.

Apesar dos avanços com esta normatização e, posteriormente, com a Resolução CNE/CP nº 02/2015, outros desafios foram postos ao curso que vinha caminhando no sentido de construir propostas e práticas formativas diversificadas, mas focadas nesse tripé: docência, pesquisa e gestão. Contudo, em

Centro de Educação – CEDUC

2019, o Conselho Nacional de Educação aprovou novas diretrizes para a formação de professores, as quais promovem um desmonte do curso de Pedagogia que precisaria ser desmembrado em habilitação para a educação infantil ou para os anos iniciais do ensino fundamental e um acréscimo, caso seja desejo do estudante, de uma carga horária no final do curso voltada para o estudo da gestão. Ademais, a ênfase do curso seria o estudo da BNCC para implementá-la nas salas de aula da educação básica.

Nesse contexto, diferentes entidades de pesquisa do campo educacional vêm realizando importantes discussões e ações de enfrentamento à Resolução CNE/CP nº 02/2019. O Curso de Pedagogia da UFRR também tem participado destas discussões e na comemoração dos seus 30 anos, o Colegiado do Curso propõe a divulgação da sua história e da sua relevância no contexto amazônico e roraimense, pois é o primeiro curso de Pedagogia do estado e já formou 1.231 pedagogos, os quais estão atuando nas redes de ensino públicas e particulares.

Diante do destaque do curso de Pedagogia da UFRR na formação de professores no contexto local, considera-se neste projeto a concepção defendida no Plano Nacional de Extensão Universitária, na qual “a Extensão Universitária é o processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre universidade e sociedade”. Desse modo, busca-se num processo de interação com a comunidade local, contribuir com a formação de professores e fortalecer a produção científica local na área.

A ação proposta também atende aos objetivos do Plano Nacional de Extensão Universitária, no que se refere a “reafirmar a extensão universitária como processo acadêmico definido e efetivado em função das exigências da realidade, indispensável na formação do aluno, na qualificação do professor e no intercâmbio com a sociedade” e “dar prioridade às práticas voltadas para o atendimento de necessidades sociais emergentes, como as relacionadas com as áreas de educação […]”. Assim, como atende às diretrizes para a Política de Extensão prevista no Projeto Pedagógico Institucional da UFRR em relação a “conceber e estruturar as atividades de extensão como instrumentos de formação acadêmica, articuladas às atividades de pesquisa e ensino”.

O desenvolvimento da ação é proposto pelo Curso de Pedagogia e será organizado pelo seu Corpo Docente. Contará também com o apoio da Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (PROEG) e da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Extensão (PRAE).

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