Publicado em: 14 de março de 2023
Atualizado em: 15 de outubro de 2023
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Reconhecimento Portaria: Portaria Nº 316 - SRSES/MEC

DOU: 15/07/2016

Descrição do ato normativo:

RESOLUÇÃO No. 004/2007-CUNI/UFRR que Cria o Curso de Bacharelado em Geologia da Universidade Federal de Roraima.

Data do ato normativo:

de 25 de junho de 2007

Data de publicação:

de 25 de junho de 2007

Perfil profissional:

A Geologia é uma ciência estratégica. Suas áreas de aplicação incluem recursos minerais, hídricos e riscos naturais, e ainda dá suporte às atividades da Engenharia, Arqueologia, Medicina, Perícia Criminal, Ordenamento Territorial, entre outras. Por essa razão, existe uma demanda cada vez maior de profissionais da área de Geologia no Brasil (p. 9, item 2.1). 

Esta profissão tem se tornado cada vez mais importante para explorar e gerir recursos naturais de forma sustentável, porque os Geólogos são profissionais com conhecimentos especializados sobre a composição e estrutura da Terra, uma expertise que possibilita a exploração responsável, com atenção aos impactos ambientais e sociais que, por ventura, surjam. No tocante à gestão sustentável, os Geólogos são essenciais para avaliação de riscos geológicos e monitoramento ambiental, bem como contribuem para a pesquisa e inovação e formulação de políticas e regulamentações. A Geologia, hoje, assegura uma abordagem equilibrada entre desenvolvimento econômico e preservação do meio ambiente para benefício das gerações atuais e futuras. Um lugar como o Escudo das Guianas, uma região geologicamente rica em recursos minerais, incluindo ouro, diamantes e outros minérios, bem como uma biodiversidade única e ainda pouco conhecida, necessita de profissionais ali capacitados para explorar esses recursos de maneira responsável, sempre considerando os impactos ambientais e sociais decorrentes da atividade de exploração de recursos naturais sejam eles quais forem. Cabe agora ressaltar que Roraima se localiza na área central do Escudo das Guianas, onde se registra um conjunto complexo de rochas, com antigos núcleos de embasamento e faixas móveis pré-cambrianas, bem como coberturas vulcano-sedimentares de diversas idades geológicas. A natureza de suas exposições rochosas e a relativa facilidade para seu acesso, se considerarmos o contexto paisagístico amazônico, têm despertado interesse de pesquisadores e alunos de cursos sediados em outros estados da região amazônica para que se desloquem para cá para realizar suas pesquisas e atividades didáticas em campo. Assim, o curso de Geologia da UFRR é sediado em uma região geologicamente diversificada e privilegiada, singularmente propícia para as atividades de pesquisa e ensino do seu corpo docente e discente na região amazônica.

A associação de rochas que compõem este complexo mosaico geológico registra a ocorrência de diversas mineralizações, tais como cassiterita, diamante, tantalita e ouro, algumas sendo exploradas desde o século XIX. A presença destes minérios suscitou disputas territoriais com outros países pelo seu controle. Neste contexto, a existência de um centro universitário de ensino e pesquisa em geologia estabelecido nesta região é uma decisão estratégica porque leva ao desenvolvimento econômico sustentável, evita a degradação do meio ambiente e beneficia as gerações atuais e futuras de Roraima e da Amazônia como todo. 

O Departamento de Geologia tem um corpo docente com nível de doutorado em distintas áreas. Sua equipe é qualificada, com experiência em trabalhos de pesquisa, ensino e extensão em diversas áreas das ciências geológicas no Brasil e especialmente no Estado de Roraima. Membros deste departamento ainda atuam como docentes e orientadores nos cursos de pós-graduação institucionais, bem como em diversos núcleos de pesquisa da UFRR. Este perfil demonstra ser possível uma formação de profissionais da área de Geologia que atendam às exigências do mercado de trabalho e da Sociedade, em nível teórico, profissional e metodológico. 

Cabe ressaltar que o perfil do curso de Geologia na UFRR esteve desde sempre no plano inicial de criação da UFRR, que foi autorizada pela Lei No 7.364 de 12 de setembro de 1985; e em seu primeiro Regimento, a universidade já previa a criação do Instituto de Geociências, que abrigaria o curso de Geologia, que mostra a busca pela vocação de compreender o meio ambiente regional de Roraima a partir das rochas do Escudo das Guianas/Cráton Amazônico. O curso de Geologia se vincula ao Instituto de Geociências, em sinergia com o Curso de Geografia. Ambos têm muito em comum e compartilharam por muito tempo disciplinas optativas, fortalecendo o conhecimento sobre a região, e fomentou a formação de profissionais capacitados para atuar nesse ambiente geológico único. Os docentes do curso de Geologia também são pesquisadores que atuam para desvendar parte da intrincada evolução do Cráton Amazônico, o que leva à formação de novos docentes e pesquisadores locais e ao conhecimento compartilhado sobre a região em diversos níveis de ensino e extensão.   

Enfim, o perfil do curso de Geologia da UFRR tem como base a LDB (Lei No 9394/96 de 20 de dezembro de 1996); a Lei 4.076 (23 de junho de 1962) que regulamenta a profissão de geólogo; as resoluções 1015/06 e 1016/06 do CONFEA que tratam da regulamentação da atribuição de títulos profissionais, atividades, competências e caracterização do âmbito de atuação dos profissionais inseridos no Sistema Confea/Crea, para efeito de fiscalização do exercício profissional; os pareceres CNE/CES no:329/2004 e CNE/CES no 184/2006 do Conselho Nacional de Educação que definem a carga mínima dos cursos de bacharelado presenciais; o Parecer n.o CNE/CES 67/2003 que define as DCN (diretrizes curriculares nacionais) dos cursos de graduação no Brasil; e, finalmente, as sugestões de diretrizes curriculares definidas nos documentos de divulgação dos resultados de dois seminários de ensino de graduação promovidos pela Sociedade Brasileira de Geologia (SOBREIRA, 2001 e NUMMER, 2005). Além disso, o curso de Geologia na UFRR virá a ser crucial na compreensão e gestão responsável dos recursos naturais de Roraima. Com seu enfoque em práticas sustentáveis e colaboração com a comunidade local, o curso integra conhecimento científico e desenvolvimento econômico, promovendo um futuro mais equilibrado e próspero para a região e para o Brasil como um todo.


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