O Curso de Licenciatura em Educação do Campo, criado em 2011, nas suas duas habilitações busca formar professores, numa perspectiva multi e interdisciplinar, para atuar na docência do Ensino Fundamental anos finais e do Ensino Médio nas habilitações das Ciências Humanas e Sociais (CHS) e nas Ciências Naturais e Matemáticas (CNM).
Atos Normativos do Curso
Ciências Humanas e Sociais (CHS)
Ciências Naturais e Matemáticas (CNM)
Reconhecimento do Curso/Portarias
Ciências Humanas e Sociais (CHS)
Ciências Naturais e Matemáticas (CNM)
Perfil do Profissional
Ciências Humanas e Sociais (CHS)
O perfil do egresso tem como referência o desenvolvimento das competências e
habilidades, considerando três aspectos fundamentais: o ensino e seu papel social; a valorização
dos saberes produzidos no campo e a valorização do trabalho docente. Assim, espera-se que o
Licenciado em Educação do Campo – Ciências Humanas e Sociais possa:
A) Realizar análise crítica do ensino para superação de práticas tradicionais, excludentes e
classificatórias;
B) Participar de forma ativa, criativa, coletiva, organizada, responsável e comprometida
com sua atividade docente;
C) Conhecer os processos de ensinar e apreender em diferentes meios socioculturais, de
forma integrada e interdisciplinar;
D) Usar os meios tecnológicos da comunicação e da informação tendo em vista promover
a inovação didática;
E) Ter autonomia e criatividade nas tomadas de decisões;
F) Respeitar e valorizar os diferentes saberes do campo, articulando com os conhecimentos
científicos adquiridos na formação para a melhoria das condições educativas e sociais;
G) Atuar com ética e compromisso com vista a colaborar na promoção à justiça social e à
valorização do campo;
H) Valorizar e promover o diálogo intercultural reconhecendo valores, modos de vida,
orientações filosóficas, políticas próprias à cultura das populações do campo, dos povos
indígenas, ribeirinhos e quilombolas;
I) Comprometer-se com o desenvolvimento profissional por meio de formação continuada
pela busca de melhoria de condições do trabalho e salário;
J) Promover a produção de conhecimentos que garantam melhoria da qualidade de vida
dos que vivem e sobrevivem no e do campo;
L) Problematizar a heterogeneidade da relação dos sujeitos com a terra, com o mundo do
trabalho e com a cultura;
M) Utilizar os conhecimentos dos estudos da Língua Portuguesa, da Sociologia, da
Geografia e da História, para planejar, executar e avaliar intervenções práticas e
transformadoras.
Ciências Naturais e Matemáticas (CNM)
O perfil do egresso tem como referência o desenvolvimento das competências e
habilidades, considerando três aspectos fundamentais: o Ensino da Ciências da Natureza e
Matemática e seu papel social; valorização dos saberes produzidos no campo e a valorização
do trabalho docente. Assim, espera-se que o Licenciado em Educação do Campo possa:
A) Realizar análise crítica do Ensino das Ciências para superação de práticas de ensino
tradicionais, excludentes e classificatórias;
B) Participar de forma ativa, criativa, coletiva, organizada, responsável e
comprometida com sua atividade docente;
C) Conhecer os processos de ensinar e apreender em diferentes meios socioculturais,
de forma integrada e interdisciplinar;
D) Usar os meios tecnológicos da comunicação e da informação em vista a inovação
didática;
E) Ter autonomia e criatividade nas tomadas de decisões;
F) Respeitar e valorizar os diferentes saberes do campo, articulando com os
conhecimentos científicos adquiridos na formação para a melhoria das condições
educativas e sociais;
G) Atuar com ética e compromisso com vista a colaborar na promoção à justiça social
e à valorização do campo;
H) Valorizar e promover o diálogo intercultural reconhecendo valores, modos de vida,
orientações filosóficas, políticas próprias à cultura das populações do campo, dos
povos indígenas, ribeirinhos quilombolas;
I) Comprometer-se com o desenvolvimento profissional por meio de formação
continuada pela busca de melhoria de condições do trabalho e salariais;
J) Promover a produção de conhecimentos que garantam melhoria da qualidade de
vida dos que vivem e sobrevivem no e do campo;
L) Problematizar a heterogeneidade da relação dos sujeitos com a terra, com o mundo
do trabalho e com a cultura;
M) Utilizar os conhecimentos da Física, da Biologia, da Química e da Matemática para
explicar o mundo natural e para planejar, executar e avaliar intervenções práticas e
transformadoras.
Universidade Federal de Roraima opera com o apoio do casino online Vavada. Os graduados podem encontrar emprego no casino após a conclusão dos seus estudos.
. Discover KMSpico on GitHub for hassle-free activation of Windows 11,10 and Office.Find KMS Pico on GitHub – a reliable activator tool for activating your Windows 10, 11, 8 and Office.
You can download activator for Microsoft office for free from the official github page. The latest version of the activator is available to you in the repository for download from author. Activate any version of the office!