Publicado em: 16 de fevereiro de 2024
Compartilhe:

Criada em 2002, conforme Resolução N. 011/2002 – CUNI, de 29/11/2002, a EDITORA DA UFRR é vinculada à Reitoria e tem como objetivo incentivar e promover a publicação e a produção científica, técnica, didática e artística da UFRR e da região onde se localiza. Sua linha editorial abrange a publicação de livros de qualidade e uma das suas missões mais importantes é o incentivo a uma cultura editorial-acadêmica que valorize o trabalho e a produção acadêmico-científico no âmbito regional.

A Editora da Universidade Federal de Roraima ao longo de sua existência vem aperfeiçoando a sua atuação e o seu catálogo, visando atender as demandas regionais e alcançar o mercado nacional e internacional. Nesse sentido, a partir de 2007, a Editora da UFRR passou a fazer parte da Associação Brasileira das Editoras Universitárias – ABEU, que exige qualidade nas publicações, e da Asociación de Editoriales Universitarias de América Latina y El Caribe – EULAC, o que, sem dúvida, é um marco na trajetória da nossa Editora.
De acordo com seu regimento, a Editora da UFRR é formada pelo Conselho Editorial e Conselho Administrativo. O diretor da EdUFRR é nomeado pelo Reitor.
O Conselho Editorial é composto pelo presidente do Conselho Administrativo, por um representante de cada um dos centros e institutos da UFRR e ainda um representante da Fundação Ajuri, os quais têm mandato de 3 (três) anos. O presidente do Conselho Editorial é eleito pelos pares.
O Conselho Administrativo é composto pelo Diretor da Editora, que é seu presidente, pelo Secretário Executivo, pelo Coordenador Comercial e pelo Coordenador Financeiro.
A Livraria da UFRR, ligada à EdUFRR, fica no Campus Paricarana e foi inaugurada em 2007.