Minicursos

MINICURSO 01 - Sistemas Multiagentes Aplicados na Educação a Distância
Ministrante: Romero Gomes da Silva - 30 vagas
Resumo: Com a disseminação da Educação a Distância no Brasil, as oportunidades de acesso ao conhecimento foram ampliadas. Aspectos da vida humana estão sendo copiados para sistemas computacionais inteligentes, e utilizados em processos de ensino-aprendizagem. O minicurso apresenta sistemas baseados em tecnologia multiagente como uma alternativa para auxiliar o trabalho da tutoria humana.

MINICURSO 02 - Curso Básico de Latex
Ministrante: Prof. Dr. Lindeval Fernandes - 30 vagas
Resumo: Introdução / Arquivos / Compilação / Layout do documento / Classes / Pacotes / Minipage / Comandos / quebras / hifenação / textos prontos / caracteres especiais / títulos, capítulos e seções / referências cruzadas / Notas: Rodapé / margens / listas / alinhamento / citações / corpos flutuantes / Fórmulas / delimitadores / letras gregas / expoente e subscrito / raízes / linhas e chaves horizontais / vetor / funções / módulo / binomial, integral / matrizes e sistemas - Gráficos / includegraphics / ambiente figure / ambiente wrapfigure / Bibliografia / Cabeçalhos / rodapé / numeração de página / Fontes / tipos de fontes / destacando palavras / fontes matemáticas / Espaçamento entre linhas / Indentação / horizontal / vertical.

MINICURSO 03 - Ambientes Virtuais de Aprendizagem WEB 2.0, interação e Mobile Learning
Ministrante: Profª. Laudicéia Antônia Silva de Jesus (EAMAZON) - 20 vagas
Resumo: O curso irá identificar peculiaridades e potencialidades do ambiente virtual Moodle, a partir de recursos da web 2.0.

MINICURSO 04 - Videoaula como Objeto Educacional
Ministrante: Profª Drª Liamara Scortegagna (UFJF) - 30 vagas
Resumo: Atualmente é comum a disponibilização (professores) e uso (alunos) de videos com a finalidade educacional. Neste contexto, este minicurso tem por objetivo destacar os principais aspectos dos videos educacionais (público alvo, produção e disponibilização) e como desenvolvê-los e utilizá-los como objetos educacionais. Como parte prática iremos desenvolver videoaulas para a disponibilização no YouTube e para a plataforma Videoaula@RNP.

MINICURSO 05 -A metodologia Webquest para EaD: pesquisa, interatividade e construção colaborativa
Ministrante: Profª. Drª. Olga Ennela Bastos Cardoso (UFJF) - 50 vagas
Resumo: Origem da WebQuest, componentes estruturais, recursos do Moodle e da Web para construção coletiva e interativa. Possibilidades de interdisciplinaridade. Construção coletiva de uma WQ para EaD.