linha top1
Universidade Federal de Roraima

Pontos Turísticos de Roraima

 HARAS CUNHÃ PUCÁ

FOTO: Ricardo Magalhães FOTO: Tiago Orihuela

 Passeando de charrete no Haras Cunhã Pucá, é possível conhecer o Jardim Botânico, Orquidário, e demais dependências; É bastante atrativo também a visita à criação de cavalos. Está localizado na BR 401, saindo pela estrada da Serra Grande no quilômetro 1,5, no município de Cantá.

Fonte: http://www.webventure.com.br/destinoaventura/rr/boavista/atracoes/atr/129

 PRAÇA DO CENTRO CÍVICO

 

Foto: Hedeson Silva

A Praça do Centro Cívico Joaquim Nabuco (ou simplesmente Praça do Centro Cívico) é um dos elementos centrais na estrutura da cidade. Abriga em seu centro o Palácio Senador Hélio Campos (ou Palácio do Governo), sede do governo estadual de Roraima. Ao seu redor, estão as sedes dos outros dois poderes estaduais: a Assembleia Legislativa do Estado de Roraima e o Tribunal de Justiça do Estado de Roraima. Na praça ainda se encontra o Monumento ao Garimpeiro na cidade de Boa Vista.
A partir da praça, as principais avenidas de Boa Vista saem de forma radial.

Fonte: http://wikimapia.org/13028711/pt/Pra%C3%A7a-do-Centro-C%C3%ADvico-Joaquim-Nabuco

 MONUMENTO DO GARIMPEIRO

 FOTO: Roberto Caleffi

O Monumento aos Garimpeiros, situado na Praça do Centro Cívico, é o mais famoso da cidade e homenageia todos que contribuíram para o desenvolvimento e progresso da região.

Fonte: http://www.portalamazonia.com.br/cultura/turismo/turismo-curiosidades-e-aventuras-de-roraima/

 ORLA TAUMANAN

FOTO: Laudinei Sampaio FOTO: Roberto Caleffi

A Orla Taumanan é uma grande estrutura suspensa sobre a margem direita do rio Branco, no centro histórico da cidade de Boa Vista, capital do Estado de Roraima, construída e mantida pela prefeitura do Município. Foi inaugurada em julho de 2004, totalizando 6.500 metros quadrados.
Bastante frequentada pela população local, é considerada um dos principais pontos turísticos da cidade, abrigando espaços de convivência e praças de alimentação, famosas por concertos musicais de Música Popular Brasileira e Roraimeira, expressão regional. Sua localização propicia um amplo panorama do rio Branco, mais caudaloso do Estado, incluindo vista para a Ilha de São Sebastião, para a Ponte dos Macuxis e para a Praia Grande, nos períodos de estiagem. A sul da orla vê-se ainda, no município do Cantá, a Serra Grande, com seus quase mil metros de altura. Inopstante, numa cidade amazônica de altas temperaturas, a constante brisa fluvial torna-se um atrativo complementar.
Situada próximo ao ponto zero da antiga freguesia de Nossa Senhora do Carmo do Rio Branco, núcleo urbano que originou a cidade, a Orla Taumanan é composta das plataformas Meiremê (arco-íris) — mais alta e defronte à Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo,

FOTO: Denison Silvan

e Weikepá (nascer do sol) — defronte ao Monumento aos Pioneiros.

FOTO: www.clickeducacao.com.br

Junto à estrutura, em terra firme, encontram-se o tradicional restaurante Ver-o-Rio e suas escadarias e a praça Barreto Leite, além do denominado Projeto Orla II, que inclui a réplica do antigo prédio da Intendência, monumentos, restaurantes e um centro de artesanato.
Próximo da orla operam serviços particulares de navegação fluvial turística. Embora não haja praias naturais na margem em que se encontra a orla — a mais próxima é a Praia Grande, na margem esquerda —, as condições de balneabilidade no rio Branco são adequadas.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Orla_Taumanan

 FAZENDA CASTANHAL

FOTO: www.fazendacastanhal.com.br

A Fazenda Castanhal está localizada no Estado de Roraima, na região da Serra Grande, distante da capital Boa Vista a 50 km viajando pela estrada que dá acesso ao Haras Cunhã Pucá e, 70 km viajando pela estrada que leva cidade do Cantá. Sendo que, viajando pelo percurso de 50 Km (via Haras Cunhá Pucá) terá 50 km de estrada sem asfalto, já pelo percurso de 70 km (via cidade do Cantá) terá 22 km estrada sem asfalto.

 ECO PARK

Localizado numa área de 255 ha, destes, 20 ha de área construída na estrada do Município de Alto Alegre a 30 km da cidade de Boa Vista, com muitas árvores frutíferas, o chamado lavrado de nossa região.
Uma infra-estrutura maravilhosa com campos naturais.
Campos diversos para prática de futebol, vôlei, piscina, sala de lazer, restaurantes, centro de convenções, piscina infantil, passeios de pônei, caiaques e chalés, enfim, toda uma estrutura voltada para o seu lazer e bem estar.

Fonte: http://www.ecoparkbv.com.br/

 ACQUA MAK

Fonte: http://aquamak.com.br/oficial/

Localizado a 30 km da cidade de Boa Vista, com uma viagem muito agradável pelo nosso lavrado. Possui uma infra-estrutura maravilhosa com campos naturais. Há diversas opções de lazer, vôlei, piscina, sala de lazer, restaurantes, piscina infantil, passeios, banana boat, caiaques e chalés. Enfim, toda uma estrutura voltada para o seu lazer e bem estar.

MONTE RORAIMA

Monte Roraima

FOTO: Taylor Nunes

O Monte Roraima é uma montanha localizada na América do Sul, na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana. Constitui um tepui, um tipo de monte em formato de mesa bastante característico do Planalto das Guianas. Delimitado por falésias de cerca de 1.000 metros de altura, seu platô apresenta um ambiente totalmente diferente da floresta tropical e da savana que se estende a seus pés. Assim, o alto índice pluviométrico promoveu a formação de pseudocarstes e de numerosas cavernas, além do processo de lixiviação do solo. A flora adaptou-se a essas condições climáticas e geológicas com um elevado grau de endemismo, onde encontram-se diversas espécies de plantas carnívoras – que retiram dos insetos capturados os nutrientes que faltam no solo. A fauna também é marcada por um acentuado endemismo, especialmente entre répteis e anfíbios. Esse ambiente é protegido no território venezuelano pelo Parque Nacional Canaima e no território brasileiro pelo Parque Nacional do Monte Roraima. Seu ponto culminante eleva-se no extremo sul, no estado venezuelano de Bolívar, a 2810 metros de altitude. O segundo ponto mais alto, com 2772 metros, localiza-se ao norte do platô, em território guianense, próximo ao marco de fronteira entre os três países.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Monte_Roraima

MONTE CABURAÍ

Monte Caburaí

MONTE CABURAÍ
FOTO: J. PAVANI

O Monte Caburaí, com 1 465 metros de altitude, localiza-se na Serra do Caburaí, que consiste na borda de um imenso planalto com mais de mil metros de altitude, que delimita a fronteira norte do Brasil com a Guiana e com a Venezuela. O Monte Caburaí propriamente dito está situado na região do planalto entre o Brasil e a Guiana.
Situando-se no município roraimense de Uiramutã, o Monte Caburaí é disputado como ponto mais setentrional do Brasil juntamente com a nascente do rio Uailã, ambos no estado de Roraima.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Monte_Cabura%C3%AD

TEPEQUÉM

FOTO: Lena Matos FOTO: Roberto Caleffi

Saindo de Boa Vista pela BR-174, sentido Venezuela, percorra 102 quilômetros até a Vila Três Corações, vire à esquerda em direção ao município do Amajari (56 quilômetros pela RR-203, atravessando várias terras indígenas). Do Amajari até a Serra do Tepequém são mais 52 quilômetros, também pela RR-203.
Cachoeiras do Paiva, Barata, Sobral, Funil, Laje Preta e Laje Verde (descoberta recentemente), Platô (ponto mais alto do Tepequém), Paraíso das Araras, Enseada da Anta (uma área conservada onde pode-se observar facilmente vários animais, aves e insetos), caminho da Pedra Sabão (local que os moradores retiram a pedra sabão para a criação de peças artesanais), a vila do Cabo Sobral (um ponto alto do turismo, onde são encontradas casas antigas e resquícios do garimpo que foi praticado no Tepequém) e as grunas ou grutas subterrâneas.

Pousada Lauro Gondim
Vila do Paiva - Serra do Tepequem
Contato: (95) 9112-3736 / 8113-5957

Estância Ecológica SESC Tepequém
End. Subida da Serra - 3 km da Vila do Paiva
telefones; (95) 3621-3775; (95) 3593-1171 / 1174

Pousada Tepequém
Rua. Cutião s/n - Vila do Paiva, Amajarí - Roraima - Brasil
Contato: (95) 9963 8207 / 9903 1898
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Pousada J&I
End. Vila do Paiva
Contato: (95) 9971-5305 / 9972-4480

Pousada Manancial
End. Vila do Paiva
Contato: (95) 9122-5930

Pousada PSJ e Restaurante
End.Vila do Paiva
Contato: (95) 9124-8591

RIO ÁGUA BOA

FOTO: Airton Lagoeiro

Um igarapé de águas límpidas, margeado de vegetação de verde intenso, localizado a 15 km do centro da capital. O acesso pode ser por barco ou pela rodovia BR-174.

Fonte: http://www.citybrazil.com.br/rr/boavista/atracoes-turisticas/atrativos-naturais/1

PRAIAS DO CAUAMÉ

FOTO: Tiago Orihuela

A 8 km de Boa Vista, às margens do rio Cauamé, um dos principais afluentes do Rio Branco, surgem praias de verão como Caçari e Curupira. Praias fluviais com águas límpidas, cercadas por vegetação típica da Amazônia. O lugar tem uma boa infra-estrutura de apoio e serviços para receber o seu cliente, além de restaurantes e área para camping.

Fonte: http://www.citybrazil.com.br/rr/boavista/atracoes-turisticas/atrativos-naturais/2

PRAÇA DAS ÁGUAS

FOTO: Tiago Orihuela

A Praça das Águas está entre os pontos turísticos mais conhecidos de Boa Vista, com destaque para o monumento Portal do Milênio, construído na chegada do ano 2000. Este local possui praça de alimentação e um espaço reservado à diversão das crianças.

Fonte: http://www.portalamazonia.com.br/cultura/turismo/turismo-curiosidades-e-aventuras-de-roraima/

ARTESANATO VELIA COUTINHO

FOTO: Ricardo Magalhães

Este espaço formado por quatro lojas com diversos produtos feitos por artesãos locais pode ser uma ótima opção. Lá encontramos desde peças em madeira, barro, bijuterias, artesanato indígena e todos fazendo referência ao estado.
Em frente a este centro há um palco, que é referência estadual para realização de shows diversos.

Fonte: http://www.overmundo.com.br/guia/centro-de-turismo-artesanato-e-geracao-de-renda-velia-coutinho

 PRAÇA AYRTON SENNA

FOTO: Tiago Orihuela

A praça de 3 km é composta por quadras esportivas, bares, lanchonetes, restaurante, pistas de corrida e caminhada com muitas árvores, tornando local um bom atrativo para famílias e para quem busca vida saudável.

Fonte: http://www.portalamazonia.com.br/cultura/turismo/turismo-curiosidades-e-aventuras-de-roraima/

FRONTEIRA COM A GUIANA

FOTOS: Tiago Orihuela

Bonfim e Lethem são duas cidades que compartilham do isolamento do restante de seus respectivos países – uma ao norte do Brasil, no estado de Roraima; a outra no sul da Guiana. Em abril de 2009, a última barreira entre as duas cidades foi transposta com a abertura de uma ponte. A obra, financiada pelo governo brasileiro, deu passagem livre a quem precisava pagar para atravessar o rio Tacutu para tarefas simples como estudar ou fazer compras.
Assim que atravessa a ponte do lado brasileiro para o guianense, o motorista tem de guiar na mão inglesa, no lado esquerdo da pista. Na arquitetura, casas em estilo colonial inglês, distantes umas das outras, dominam a paisagem. Entre uma e outra, lojas: boa parte de propriedade de descendentes de indianos, vendem principalmente produtos falsificados, vindos por contrabando da Ásia, como as camisas polo da marca francesa Lacoste (8 reais, acredite) e os tênis Nike Shox (50 reais)

Fonte: http://viajeaqui.abril.com.br/materias/bonfim-lethem-povo-sem-fronteiras

FRONTEIRA COM A VENEZUELA

FOTO: http://www.makunaima.com/img/upload/bv_08_-_brasil_venezuela.jpg FOTO: Jordy Font Bayó

Boa Vista fica a aproximadamente 235km da fronteira com a Venezuela.
O roteiro se torna interessante por conta do visual proporcionado pela vegetação local que se transforma durante o deslocamento passando pelo lavrado (cerrado roraimense), onde é muito comum a presença de tamanduás, tuiuiús e garças (animais típicos da região), até chegar a Gran Sabana (cerrado venezuelano), que se distingue do brasileiro por possuir um relevo acidentado onde predomina um imenso "tapete preservado" e buritizais no horizonte.
A cachoeira de Jaspe fica a 44km de Santa Elena. Nesse atrativo, a avermelhada pedra chamada Jaspe chama a atenção não só pela cor, mas pela formação que parece um imenso calçadão construído pelo homem.

FOTO: Altamiro Vilhena

Fonte: http://impressoesamazonicas.files.wordpress.com/2010/01/09-12-santa-elena-111.jpg

A fronteira é ideal também para compras, tendo em vista que Santa Elena é porto livre, possuindo isenção de impostos, o que torna vários produtos baratos como: bebidas, acessórios eletrônicos, artesanato e outros. Portanto uma boa opção de roteiro para quem gosta de compras.
Para cruzar a Aduana de fronteira, é necessária a apresentação do cartão internacional de vacina, apenas.

Fonte: http://www.makunaima.com/pt/roteiros/?rote=14
Fonte: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=735964

GRAN SABANA

FOTO: http://acritica.uol.com.br/vida/Viagem_0_307769253.html

Situada ao Sul da Venezuela, no Planalto das Guianas, a Gran Sabana faz parte de um dos maiores Parques Nacionais do país, o Parque Nacional Canaima, onde fica localizada a cachoeira Santo Angel – ou Kerepakupai-Meru, como prefere o presidente Hugo Chávez -, a cachoeira mais alta do mundo, com 979 metros de queda d’água.
A agência de viagens Roraima Adventures (http://www.roraima-brasil.com.br) tem pacotes para essa aventura. O pacote inclui transporte desde Boa Vista (ida e volta), guia, seguro-viagem, hospedagens na Venezuela, alimentação e roteiros.

PEDRA PINTADA

FOTO: Tiago Orihuela

Um sítio arqueológico com pinturas rupestres de centenas de anos, além de outros artefatos. Medindo 40 metros de altura e 60 metros de diâmetro, surgido na Era Mesozóica, períodos do Cretáceo e Jurássico (entre 67 e 137 milhões de anos atrás).
Rocha de granito, com inscrições rupestres no paredão leste. A área foi tombada em janeiro de 1984.
Para se ter uma noção da altura desta rocha, observe o tamanho das árvores. No paredão à direita, inscrições de antigas civilizações. É uma das atrações turísticas mais visitadas.

Fonte: http://www.citybrazil.com.br/rr/boavista/atracoes-turisticas/atrativos-naturais/2
Fonte: http://www.portalamazonia.com.br/cultura/turismo/turismo-curiosidades-e-aventuras-de-roraima/

SERRA GRANDE

FOTO: Taylor Nunes

Para trilhar a Serra Grande, O visitante encontrará uma trilha íngreme, terá que caminhar e saltar sobre troncos, pedras, cruzar riachos e ter muita disposição para aguentar as cerca de quatro horas até os 923 metros do topo.

Fonte:http://www.webventure.com.br/destinoaventura/n/conheca-a-desafiadora-trilha-da-serra-grande-em-roraima/27265/plk/ESPECIAL_RORAIMA

PARQUE ANAUÁ

FOTO: Tiago Orihuela

Um dos maiores parques públicos da região Norte, o Parque Anauá concentra uma grande variedade de atrativos para os visitantes. Tem uma boa praça de alimentação, quadras de vôlei, basquete e futebol, campo de futebol, kartódromo, pista de aeromodelismo, galeria de artes, forródromo, pista de Cooper, piscinas, parque aquático, além do Horto Municipal, que fica dentro de suas dependências.
Atualmente este parque apresenta problemas de infra-estrutura, por falta de manutenção. Loalização: Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, no Bairro dos Estados.

Fonte: http://www.overmundo.com.br/guia/parque-anaua

EXPEDIÇÕES DE TURISMO

Roraima possui três empresas de Turismo Receptivo: Makunaima Expedições, Roraima Adventures e Verde Roraima Turismo, com expedições voltadas exclusivamente para quem deseja conhecer o Estado de Roraima.

Fonte: http://www.portalamazonia.com.br/cultura/turismo/turismo-curiosidades-e-aventuras-de-roraima/