Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Nesta terça comemora-se o Dia do Músico

Publicado: Terça, 22 Novembro 2022 14:21 | Última Atualização: Terça, 22 Novembro 2022 14:21

Nesta terça (22/11) comemora-se no Brasil o Dia do Músico. A celebração é uma homenagem a Santa Cecília, tida pelos católicos como a padroeira dos artistas da sonoridade. Na Universidade Federal de Roraima (UFRR) a data ganha destaque porque desde 2013 existe o curso de Licenciatura em Música, que já formou cerca de 200 profissionais.

Para celebrar a data, a Coordenadoria de Comunicação Social da UFRR pediu a Wenderson  Oliveira, coordenadora do curso, que falasse um pouco sobre sua visão da música e sobre trabalhar com o ensino desta manifestação artística.

Leia a seguir o depoimento e na sequência veja fotografias de algumas atividades do curso:

Não consigo imaginar viver sem estudar e praticar música. Nós, profissionais da música, construímos nosso conhecimento por meio dos sons que nos cercam. A partir deles, conseguimos sentir o mundo. O sentimento do mundo, entremeado por meio dos sons e dos silêncios, é o que move as emoções para um fazer musical humano, justo e igualitário.
É com esse sentimento que fazemos o curso de Licenciatura em Música, fabulando mundos de possibilidades sonoras. Fabular essas possibilidades é o reconhecimento da diversidade de sons que nos cercam e de pessoas que produzem esses sons.
Nosso compromisso é com uma formação musical que permita uma imersão nessa diversidade. Como disse Milton Nascimento: "Todo artista tem de ir aonde o povo está". E, assim, indo com o povo e seus sons, nossas alunas e nossos alunos se formam, ouvindo o mundo, compreendendo seus sons, se deixando atravessar e atravessando-os.
A partir de Milton Nascimento, deixo meu abraço apertado como mensagem para a comunidade acadêmica e não-acadêmica, egressas e egressos, alunas e alunos e futuras/os ingressantes. Esse abraço é a tradução do sentimento do mundo, que entre sons e silêncios é tecido.
Sigamos com o povo, seus sons, suas músicas. Espalhemos amor por meio de nossos sons. Feliz dia do músico!

Wenderson Oliveira - coordenadora do Curso de Licenciatura em Música da UFRR

 

 Rafael Friesen, professor de piano do curso de Licenciatura em Música da UFRR

 

Coral da UFRR sobre a regência do professor Luciano Camargo

 

Alunos do curso em atividade de Educação Musical

Katiusca Lamara, professora de percussão e etnomusicologia

Roda de Samba do curso de Música na Jornada de Extensão 2023 da UFRR, com participação de Wenderson Oliveira (coordenadora do curso de Música e professora de Educação Musical/Canto), Nilson Protásio (aluno do curso) Rafael Branquinho (professor de Violão e Etnomusicologia), Rodrigo Velho (professor de Percussão e Estágio) e Gabriel Gomes (professor do curso de Psicologia)

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página