Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

UFRR realiza seminário internacional que discute temas de urbanização e migração no norte do Brasil  

Publicado: Quinta, 25 Novembro 2021 11:17 | Última Atualização: Quinta, 25 Novembro 2021 11:17

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) realizará no dia 02/12 o Seminário Internacional – Urbanização e Migração no Norte do Brasil, uma iniciativa conjunta da instituição, ACNUR e Aalto University (Finlândia), com apoio da Coordenadoria de Relações Internacionais da UFRR. 

O evento visa iniciar uma discussão local com perspectivas internacionais, para pensar e propor ideias em relação ao futuro da cidade de Boa Vista e demais localidades de Roraima. Será reunido um grupo diversificado de profissionais das áreas de planejamento urbano, vinculados à Academia, como professores de Aalto e de Harvard, além de autoridades políticas, como o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, e pessoas atuantes dentro do Sistema ONU (Organização das Nações Unidas).  

O seminário será em formato híbrido, com opção de participação do público-alvo, remotamente ou presencial, no Salão Nobre da Reitoria da UFRR. A modalidade presencial será restrita a 40 participantes, em atendimento ao Protocolo de Controle de Pandemias Covid-19, em vigor na universidade. Contará ainda com tradução simultânea de português-inglês e inglês-português. 

As inscrições podem ser realizadas até dia 1/12, por meio do link https://forms.gle/vqXZkPUdEpgFPMzY6. Após a confirmação de inscrição, o link do evento será enviado ao e-mail do participante até 1/12. 

 

Confira a programação do evento: 

 

 8h30 (horário de Boa Vista/RR) – Abertura oficial  

 

 9h - Sessão 01: Tópico A, Palestrantes 1, 2 

Tópico: Planejamento participativo e design como uma ferramenta em assentamentos de refugiados (Foco especial: Tecnologias digitais como um facilitador para encorajar a participação da comunidade no projeto urbano e governança) 

Palestrantes: 

Christelle Lahoud: Christelle coordena o programa Bloco por Bloco no Programa de Espaço Público Global UM-Habitat e está intimamente envolvida com Bloco por Bloco desde 2017. Seu trabalho enfoca a integração do gênero nos processos de planejamento, envolvendo grupos vulneráveis na cidade, planejamento de decisões, e apoio à inovação e tecnologia em projetos urbanos. Ela facilitou mais 20 workshops do Bloco por Bloco no Haiti, Líbano, China, Níger, Gana, Uganda, Vietnã e Guiné e representou Bloco por Bloco e UN-Habitat em eventos globais, incluindo o Fórum Urbano Mundial. 

Claudia Garduno: Escreveu sua tese de doutorado sobre o tema "Design como Liberdade", e trabalhou por vários anos em projetos com alunos da Aalto no México, em co-criação de estratégias para fortalecer a autonomia de uma comunidade indígena de Campeche. 

 

10h30 - Coffee Break 

 

10h45 - Sessão 02: Tópico B, Palestrante 3, 4 

Tópico: Resiliência urbana no desenvolvimento da cidade no contexto da migração, tendências globais e realidades locais. (Foco especial: O papel da tecnologia e dos dados para cidades inteligentes e resilientes) 

Palestrantes: 

Representação da Prefeitura de Boa Vista: Presença confirmada do Excelentíssimo Senhor Arthur Henrique, Prefeito de Boa Vista. 

Dr. Ronak Patel: Diretor do Programa de Urbanização e Resiliência da Iniciativa Humanitária de Harvard. O trabalho do Dr. Patel se concentra principalmente nos desafios e oportunidades apresentados pela rápida urbanização para a saúde e bem-estar das populações vulneráveis e para crises humanitárias. 

 

12h15 - Comentários finais e agradecimentos 

 

12h30 - Fim do Seminário 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página