Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Pibid Letras realiza evento sobre africanidades e combate ao racismo

Publicado: Quarta, 24 Novembro 2021 11:12 | Última Atualização: Quarta, 24 Novembro 2021 14:14

O projeto de extensão Com a palavra o escritor e o leitor do PIBID Letras, em parceria com o Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL), realiza o minicurso Africanidades, literaturas e minorias sociais no combate ao racismo e à violência contra a mulher. O evento ocorre de forma virtual, teve início no dia 22 de novembro e encerrará na próxima sexta-feira (26).

O minicurso recebeu 83 inscritos no mês da Consciência Negra. O projeto é oriundo do grupo de pesquisa Africanidades, literatura e minorias sociais da Universidade Federal de Roraima (UFRR), liderados pelas professoras Rosidelma Fraga e Veronica Prudente. Todos os mestrandos e graduandos que ministram as falas da programação participam do grupo de pesquisa.

O grupo espera que este minicurso seja um dos espaços para debates sobre violência contra a mulher, sobre a invisibilidade de mulheres negras, sobretudo de combate aos vários tipos de racismo e à injúria racial, além de valorizar a cultura africana e promover oportunidades de leituras de obras representativas sobre minorias sociais como: Insubmissas lágrimas de mulheres de Conceição Evaristo, Nickete de Paulina Chiziane, Ponciá Vicêncio de Conceição Evaristo (obra que integra o conteúdo do Vestibular 2022 da UFRR), Amor Amante de Rosidelma Fraga, Movejo de Sony Ferseck e obras da amazonense Violeta Branca, dentre outras pertinentes para debater sobre a temática proposta.

registrado em:
Fim do conteúdo da página