Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Parabéns aos engenheiros agrônomos de Roraima e do Brasil

Publicado: Terça, 12 Outubro 2021 07:00 | Última Atualização: Sexta, 08 Outubro 2021 14:03

Neste 12 de outubro comemora-se o dia do Engenheiro Agrônomo. A carreira é uma das ofertadas na Universidade Federal de Roraima (UFRR), que mantém o curso de bacharelado em Agronomia em funcionamento desde o ano de 1993.
As atividades do curso são desenvolvidas no campus Cauamé, onde funciona o Centro de Ciências Agrárias (CCA). Além da graduação em Agronomia, a UFRR mantém o Programa de Pós-graduação em Agronomia (Posagro), com turmas de mestrado e de doutorado.
(O Posagro, por sinal, está com inscrições abertas para a sua turma 2021.2. Confira aqui.)
Celebrado desde 1933, quando o então presidente Getúlio Vargas assinou o decreto N⁰ 23.196, regulamentando o exercício da profissão, o Dia do Engenheiro Agrônomo é uma data importante para a UFRR. Por isso decidimos convidar para falar sobre este dia professores e alunos do curso de Agronomia.  
Confira os depoimentos. Se você também for graduado em Agronomia, os nossos imensos parabéns pela data.

PROFISSÃO FUNDAMENTAL

Parabéns a todos os Engenheiros Agrônomos pelo nosso dia!
Profissão que nos orgulha por ser de fundamental importância   na produção de alimentos, contribuindo, assim, e de forma sustentável, para a segurança alimentar em quantidade e qualidade.  Como professor e coordenador do curso de Agronomia da UFRR, tenho muita satisfação em contribuir para a formação destes profissionais. Destaco que desde a criação do curso de Agronomia da UFRR, 415 agrônomos já se formaram nesta universidade.   
Desejo um feliz Dia do Engenheiro Agrônomo a todos!


Paulo Roberto Ribeiro Rocha, professor e coordenador do curso de Agronomia da UFRR.

 

UMA CIÊNCIA DE RESPOSTAS

Quando fui convidado para este depoimento, lembrei de quando me decidi por estudar Agronomia. Na época, já vislumbrei a ciência como o instrumento capaz de desvendar ou esclarecer tantas questões e desafios que envolvem essa área do conhecimento. Agronomia representa uma ciência múltipla, complexa e desafiadora para as respostas que buscamos neste cenário de alcançar a produção de alimentos e produtos de forma racional, satisfatória e sustentável.    

Armando José da Silva, professor do curso de Agronomia da UFRR.

 

SONHOS E SUSTENTABILIDADE

Ser Engenheiro Agrônomo é sentir-se responsável pelo sucesso do agro brasileiro. Semeamos esperanças na forma de lavouras e colhemos sonhos realizados  na forma de recordes de produção com base na sustentabilidade. Parabéns, Engenheiro Agrônomo, pelo seu dia.

Pollyana Cardoso Chagas, professora do curso de Agronomia da UFRR.

 

ESCOLHA CERTEIRA

A cada dia do Engenheiro Agrônomo comemorado me vem a certeza da escolha que fiz ainda duvidosa no vestibular. A certeza de escolher levar o alimento à população, o cuidado com a biodiversidade e a preservação do solo e natureza. Me sinto honrada e realizada em ser Engenheira Agrônoma.  A docência me motiva  a ensinar o aluno desde o preparo do solo até o pós-porteira e vê-lo reproduzir o ensinado é extremamente gratificante e prazeroso!

Jéssica Milanez Tosin Lima, ex-aluna do curso de Agronomia da UFRR.

 


CRENÇA NO SUSTENTÁVEL

Sou Juliana de Farias Machado, estudante do 9° período do curso de Engenharia Agronômica da UFRR, bolsista de iniciação científica na área de Fruticultura Nativa, com ênfase em Fitopatologia. Fazer esse curso é se descobrir e acreditar em um mundo melhor, com mais alimentos e qualidade de vida, de forma sustentável. A diversidade e subáreas que esse curso abrange nos permitem vivenciar etapas e experiências distintas que garantirão o futuro das próximas gerações. A agricultura é plantar esperança para se colher um bom futuro, é a arte de saber esperar. Comemorar o Dia do Engenheiro Agrônomo é uma realidade que me motiva, por saber que vou poder contribuir com a mesa de milhares de pessoas todos os dias.
 
Juliana de Farias Machado, aluna do curso de Agronomia.

 

 

FASCINANTE E MULTIDISCIPLINAR

Ingressei no curso de agronomia  da UFRR em 2017 e atualmente estou cursando o 9° semestre. Vejo a profissão do Engenheiro Agrônomo como uma das mais fascinantes dentro de muitas, pela multidisciplinaridade e desafios constantes ao campo, pelo cuidado em conservar o solo e responsabilidade em produzir e garantir na mesa de todos um alimento de ótima qualidade. Enquanto estudante, sou aberto às inúmeras possibilidades que o curso proporciona, mas tenho apreço maior pela área de Tecnologia de Aplicação. Busco sempre desenvolver as principais habilidades para ingressar no mercado mais preparado e capacitado e atuar com profissionalismo, dedicação e resiliência, assim fazer jus a está profissão que muito me encanta. Neste dia 12, deixo o meu mais sincero abraço a todos os futuros colegas de profissão, Engenheiros Agrônomos e Engenheiras Agrônomas.
 
Natalino Souza Lima, Aluno do curso de Agronomia.

registrado em:
Fim do conteúdo da página