Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Programa MaisLibras realiza live sobre acessibilidade linguística para surdos em contexto clínico-hospitalar

Publicado: Segunda, 02 Agosto 2021 14:43 | Última Atualização: Segunda, 02 Agosto 2021 15:29

No dia 10 de agosto será realizada a aula inaugural do programa de extensão MaisLibras, uma promoção do Curso de Letras-Libras Bacharelado da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Com o tema "Acessibilidade Linguística para o Povo Surdo em Contexto Clínico-Hospitalar", a aula terá participação dos professores Renata Garcia (UFG) e Riguel Brum (UFMT).

A atividade será remota, com transmissão a partir das 19h30 (horário de Brasília) pelo canal de YouTube do curso de Letras-Libras.

O programa de extensão “MaisLibras: a saúde em nossas mãos” se desenvolve na interface saúde, linguística,  tradução e educação, procurando cumprir o que dispõem o Decreto 5.626/2005 e a Lei 10.098 de acessibilidade, viabilizando o acesso e o direito à inclusão social.

Estes documentos trazem em seus textos o dever das instituições federais de difundir e promover a Língua Brasileira de Sinais e a inclusão linguística de pessoas surdas nos distintos ambientes sociais.

Considerando a necessidade de ambientes clínico-hospitalares bilíngues e inclusivos para pessoas surdas, o programa MaisLibras iniciou, no semestre de 2020.2, suas ações com foco no ensino de Libras direcionado aos acadêmicos e profissionais da área da saúde, sobretudo aos acadêmicos dos Cursos de Enfermagem, Medicina e Psicologia da UFRR. 

 Com o passar dos meses, o projeto ampliou suas ações, tornando-se um Programa de Extensão, que, além do ensino de Libras, proporciona grupos de estudos na área da linguística e estudos da tradução, assim como ensino de português e Libras para surdos brasileiros e imigrantes.

A equipe MaisLibras tem como coordenadora geral a professora Alessandra Cruz; como coordenador docente o professor Jaelson Santos e, como coordenador discente, o professor Felipe Aleixo. Conta ainda com a colaboração de discentes, técnicos e docentes de distintos cursos da UFRR, assim como de outras instituições federais e estaduais de diferentes regiões brasileiras.

registrado em:
Fim do conteúdo da página