Alunos do curso de Medicina da UFRR participam de treinamento em Manaus

Publicado: Quinta, 01 Julho 2021 13:13 | Última Atualização: Quarta, 21 Julho 2021 11:26

Alunos do curso de Medicina da Universidade Federal de Roraima (UFRR) participam nesta semana de um treinamento sobre ofidismo na Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), em Manaus. O grupo integra o projeto de extensão Snakebite Roraima, coordenado pela professora Manuela Pucca.

O treinamento começou na segunda-feira (28/06) e encerra nesta sexta-feira (2/07). Conforme a professora Manuela Pucca, o objetivo do evento é capacitar profissionais da saúde e acadêmicos de Medicina sobre o manejo dos acidentes ofídicos.

Acidente ofídico ou ofidismo é causado por serpentes, de espécies peçonhentas, ocorrendo quadro de envenenamento decorrente da inoculação de toxinas através do aparelho inoculador (presas) de serpentes, levando a alterações na região atingida. Algumas espécies podem levar a óbito, principalmente se o socorro não for adequado.

Entre os assuntos abordados estão: primeiros socorros, condutas, tratamento, avaliação das complicações, encaminhamento hospitalar e alta, notificação do acidente, recebimento e armazenamento de antiveneno. O treinamento consiste em atividades teóricas e práticas na FMT-HVD.

O treinamento é realizado pelo doutor Wuelton M. Monteiro e sua equipe. Ao todo, 9 acadêmicos participam das atividades: Allan Quadros, Humberto Henrique, Samuel Vieira, Vitória Santos, Vitória Souza, Carla Balenzuela, Rommel Correia, Jamil Casseb e Thaís Prado.

O grupo Snakebite Roraima pretende disseminar o conhecimento adquirido em um treinamento semelhante, a ser realizado no segundo semestre de 2021 na UFRR.

Alunos: Allan Quadros, Humberto Henrique, Samuel Vieira, Vitória Santos, Vitória Souza, Carla Balenzuela, Rommel Correia, Jamil Casseb e Thaís Prado.

Running Sneakers | Nike sneakers