Publicado em: 5 de setembro de 2024
Atualizado em: 6 de setembro de 2024
Compartilhe:
Título: GUERRA ÀS DROGAS: REGIME INTERNACIONAL DE CONTROLE, IMPACTOS E ALTERNATIVAS
Aluno: Douglas José De Andrade Branco
Orientadora: Profa. Dra. Marcelle Ivie da Costa Silva
Resumo: A utilização de substâncias psicoativas para fins religiosos, terapêuticos e recreativos tem seu registro em todas civilizações. Entretanto, as percepções a respeito dessas substâncias, os padrões de consumo, bem como os mecanismos de controle de uso e abuso, foram se alterando ao longo do tempo. O quadro atual de proibição, vigilância e punição tem um histórico recente, tendo sido desenvolvido nos planos interno e externo dos países durante o século XX, com intensificação após a segunda metade do século, quando algumas substâncias foram tornadas ilícitas, inaugurando um estado permanente de Guerra às Drogas. Entender a forma como os arranjos internacionais de nível macro se constroem e se desenvolvem ao longo do tempo ajuda a compreender a atuação doméstica dos Estados em suas práticas cotidianas. Procurou-se com este trabalho a análise do Regime Internacional de Controle de Drogas, o atual paradigma vigorante, que se caracteriza como proibicionista e punitivo. Buscou- se apontar as causas da formação do Regime e as suas consequências, com os marcos históricos e políticos considerados relevantes. Dedicou-se à identificação dos impactos gerados ou intensificados pela prevalência do panorama de Guerra às Drogas, bem como identificou caminhos que estão sendo traçados como alternativa à lógica hegemônica.
Download
Título: COMBATE AO TRÁFICO DE MULHERES NO BRASIL SOB AS DIRETRIZES DO PROTOCOLO DE PALERMO
Aluno: Mayelin Del Valle Ellliliâni Pâmela Pereira Lins
Orientadora: Profa. Dra. Marcelle Ivie da Costa Silva
Resumo: O seguinte trabalho está pautado no estudo sobre o tráfico de pessoas, em especial de mulheres. O estudo aborda questões históricas sobre o tráfico de pessoas e mecanismos que geraram o Protocolo de Palermo. São abordadas questões de análise de relatórios elaborados por organizações internacionais sobre alguns países que são destaque no cenário internacional. O trabalho aprofunda em assuntos do território brasileiro, em específico nas políticas públicas nacionais, contextualizando a atuação no combate ao tráfico de pessoas no país, e a situação atual da região norte. Foram utilizados relatórios oficiais com o objetivo de apresentar dados reais, artigos científicos e monografias como fonte de pesquisa enfatizando os conceitos do SECCHI (2013), SANTOS (2012), PIRES (2014) e outros. Este trabalho visa complementar os debates e os estudos sobre o tema. Vale ressaltar que o papel dos mecanismos de defesa no combate ao tráfico de mulheres no Brasil é visto como um dos objetivos que guiam o estudo. A análise aponta que a região norte do Brasil é vista como uma das regiões mais problemáticas no território, as hipóteses desta questão estão relacionadas a sua extensa fronteira, que pode ser analisada como um local vulnerável em relação aos ilícitos.
Download
Título: A PERCEPÇÃO DA POPULAÇÃO SOBRE A ATUAÇÃO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL NA FRONTEIRA BONFIM-LETHEM
Aluno: Izadora Sampaio e Lima
Orientadora: Profa. Dra. Marcelle Ivie da Costa Silva.
Resumo: O presente trabalho teve como intuito analisar a percepção da população residente no município de Bonfim, em relação ao trabalho desenvolvido pela Receita Federal do Brasil (RFB) na fronteira que compreende o Brasil e a Guiana, mais especificamente Bonfim e Lethem. Esta pesquisa se deu de acordo com a necessidade de estudos sobre o assunto, derivando então o seguinte problema de pesquisa: como a população percebe a atuação da RFB na fronteira Brasil-Guiana, especialmente entre os municípios de Bonfim e Lethem? Para responder tal indagação, surgiram as seguintes hipóteses: a primeira é de que esta população observa a referida atuação de forma positiva e; a segunda é de que a mesma população avalia o trabalho de forma negativa. O objetivo geral do trabalho foi entender o papel da RFB na fronteira e como a população percebe esta atuação no combate aos crimes de contrabando e descaminho na região estudada. Para tal, caracterizamos os territórios da pesquisa, além de analisar as relações bilaterais Brasil-Guiana e a fronteira Bonfim-Lethem; entendemos o trabalho exercido pela Receita Federal do Brasil na fronteira mencionada e; exploramos a percepção da população de Bonfim sobre o papel desempenhado pela RFB. A metodologia utilizada baseia-se em pesquisas quantitativas e qualitativas, além de fontes primárias e secundárias. Como técnica de trabalho, foram realizadas entrevistas e pesquisa de campo, com aplicação de um questionário à população residente no município de Bonfim em 2017, tornando assim este o recorte temporal. Os dados obtidos com a pesquisa revelaram que a população entrevistada que afirma conhecer o papel exercido pela RFB, possui um conhecimento parcial sobre o assunto. O órgão possui duas frentes principais, a tributária e a aduaneira. O resultado da pesquisa possibilitou a confirmação de ambas as hipóteses iniciais. Propomos então ações à Receita Federal para que a população seja melhor informada principalmente em relação aos crimes fronteiriços acima mencionados.
Download
Título: CHEDDI JAGAN E A PARTICIPAÇÃO POLÍTICA DA COMUNIDADE
INDIANA NA INDEPENDÊNCIA GUIANENSE
Aluno: Arisha Shariffan Galvão Brilhante
Orientadora: Profa. Dra. Marcelle Ivie da Costa Silva.
Resumo: O seguinte trabalho está pautado na participação da comunidade indo- guianense no processo de independência da República Cooperativista da Guiana e a figura de Cheddi Jagan como central neste processo. O estudo compreende o período de 1941 com as mudanças constitucionais, até 1966 quando foi outorgada a independência guianense. O objetivo da pesquisa é analisar a participação indiana centrada em Cheddi Jagan no período de independência da Republica Cooperativista da Guiana. E tem como objetivos específicos caracterizar os antecedentes históricos da Guiana com o processo de migração indiano e analisar a participação política da comunidade durante o período de independência. A questão levantada foi de qual seria a influência da comunidade indiana durante o período de independência, tendo como hipótese que essa influência se deu em consequência da migração indiana, o que criou uma hierarquia de etnias, além da luta do grupo pela sua libertação, dando ao mesmo uma voz no contexto político da Guiana. E foi possível concluir ao final da pesquisa que além da migração a forma de gerenciamento da colônia criou uma hierarquia de etnias e nela a comunidade indiana teve um grande papel. A pesquisa é descritiva e baseou- se em dados qualitativos e quantitativos, obtidos por meio de livros, artigo publicados em periódicos especializados e meios eletrônicos.
Download
Título: REFÚGIO E VISTO HUMANITÁRIO: O CASO DOS HAITIANOS NO BRASIL
Aluno: Lavínia Guedêlha Lima
Orientador: Prof. Dr. Gustavo da Frota Simões.
Resumo: Nos últimos anos, o fenômeno da migração vem crescendo dentro dos cenários internacionais graças a inúmeros acontecimentos dentro do sistema internacional. Os fenômenos da migração e refúgio vão se relacionar em inúmeros momentos, podendo ser encontrados de forma prática no território brasileiro a partir da migração haitiana, logo após um terremoto que abalou o Haiti em 2010. Essa migração tem relação direta com a influência da Missão para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH). Dessa forma, o estudo ora apresentado, parte especificamente desse momento histórico e faz uma análise linear, caracterizando todo o processo migratório haitiano em direção ao Brasil, finalizando com uma revisão das políticas de atuação do governo brasileiro em relação ao visto humanitário. Por fim, aborda ainda os principais Tratados Internacionais referentes aos Refugiados, os fluxos e rotas migratórias além de aspectualizar as instituições brasileiras relacionadas à migração, o CONARE e o CNIg.
Download
Título: SEGURANÇA ENERGÉTICA NO CONTEMPORÂNEO CICLO HEGEMÔNICO
Aluno: Irena Silveira De Albuquerque
Orientador: Prof. Dr. Elói Martins Senhoras
Resumo: A segurança energética tornou-se um amplamente utilizado, tanto na arena científica como na discussão política. No entanto, em geral, os conceitos aplicados de segurança energética são bem vagos. Este trabalho tenta mostrar conceitos e indicadores de segurança energética. Atualmente, os desafios de segurança energética estão cada vez mais emaranhados para que eles não possam ser analisados dentro dos limites de qualquer perspectiva. Para responder a esses desafios, os estudos de segurança energética não devem apenas alcançar o domínio do conhecimento disciplinar subjacente a todas perspectivas energéticas (disponibilidade, acessibilidade, e aceitabilidade da energia) mas também tecer teorias, métodos e conhecimento dessas diferentes mentalidades em um esforço interdisciplinar unificado. Os principais desafios para os estudos interdisciplinares de segurança energética estão atraindo os limites credíveis do campo, formulando questões de pesquisa credíveis e desenvolvendo um conjunto de ferramentas metodológicas aceitável para as perspectivas energéticas, que é o método histórico – teórico – dedutivo. Em primeiro lugar, discutimos conceitualmente a questão da segurança energéticas e os risco plausíveis da atualidade. Depois de fornecer um levantamento das tentativas existentes para definir a segurança energética, sugerimos um levantamento de como se deu a segurança energética nos diversos ciclos hegemônicos e das principais matrizes energéticas da atualidade. Finalmente, ilustramos como se dá a dinâmica da Governança Energética Global na atualidade, como ela interagem nos organismos multilaterais, nos Estados e nas Empresas. Dessa forma tem-se os possíveis benefícios da política climática incluem aumento da diversidade de combustível e menor depleção de recursos fósseis.
Download
Título: COOPERAÇÃO INTERNACIONAL PARA OS POVOS INDÍGENAS: O CASO DA NORUEGA E HUTUKARA ASSOCIAÇÃO YANOMAMI (2005 – 2016)
Aluno: Bianca Batista De Melo
Orientadora: Profa. Dra. Marcelle Ivie da Costa Silva
Resumo: A cooperação busca a ajuda mútua entre dois ou mais atores para alcançar um interesse comum, logo, somada ao termo internacional agrega diversos atores constituintes do Sistema Internacional, como Organizações Não-Governamentais, Agências de Cooperação, Estados, etc. As temáticas indígenas e ambientalistas quando associadas impulsionaram a cooperação internacional voltada aos povos indígenas fomentando Associações e Organizações Indígenas, como a Hutukara, a qual representa o povo Yanomami junto aos não-índios. A Associação, com sede em Roraima conta com uma parceria com o governo norueguês desde 2005, sendo este o marco inicial do presente trabalho que se estende até o ano de 2016. O método empregado neste trabalho é o do estudo descritivo realizado por meio de revisão bibliográfica, tendo como questão norteadora o porquê da cooperação entre esses dois entes fortalecer a Hutukara, trabalhando com a hipótese de que sem tal parceria a Hutukara não conseguiria manter todos os seus projetos. Esta monografia busca
compreender os processos de cooperação internacional, especialmente aqueles voltados às populações indígenas da Amazônia, sendo assim, os objetivos específicos do trabalho são: analisar o histórico da cooperação internacional voltado para os povos indígenas; caracterizar a região amazônica e o povo Yanomami; e, por fim, descrever a parceria entre os dois atores, destacando projetos e parcerias, visando seu fortalecimento, educação, defesa de seus direitos sobre suas terras e construção de lideranças de forma forte e sustentável. Os resultados da pesquisa comprovam que a cooperação internacional é crucial para o funcionamento da Associação.
Download
Título: ZONA COMUM DE EXPLORAÇÃO ENTRE A GUINÉ-BISSAU E O SENEGAL
Aluno: Onogifro Euclisio Correia De Matos
Orientador: Prof. Dr. Gustavo da Frota Simões.
Resumo: A história do continente africano é marcada por vários acontecimentos ao longo da sua história. Nesse trabalho abordamos o acontecimento histórico antes da chegada dos Europeus à Guiné-Bissau e ao Senegal até o processo de liberação total do território. Escolhemos dois países, porque conseguiram posteriormente criar um modelo que conseguiu acabar com as disputas fronteiriças entre eles. Para isso fizemos análises de três temáticas importantes: a primeira focou-se no processo histórico e as dificuldades encontradas no processo democrático de ambos os países; a segunda temática trouxe o espaço marítimo da terceira rodada da Convenção de Nações Unidas sobre o Direito de Mar, escolhemos precisamente esse contexto porque permitiu que alguns países
africanos pudessem está presente na definição do seu espaço marinho; a terceira mostra a maturidade da Guiné-Bissau e do Senegal por ter conseguido criar um espaço comum de partilha em área de litígio.
Download
Título: SEGURANÇA NAS FRONTEIRAS INTERNACIONAIS DE RORAIMA
Aluno: Francisco Cézar Bezerra Visgueira
Orientador: Prof. Dr. Elói Martins Senhoras
Resumo: As fronteiras passaram por um processo de redefinição conceitual baseadas nos avanços econômicos e integrativos dos países, a concepção inicial de fronteira como deixa de ter uma visão linear e passa a incorporar outros elementos que as delega com características e dinâmicas próprias. O Brasil adota uma postura abrangente de gerenciamento das suas fronteiras empregando ações de âmbito militar integradas a
outras áreas e estas políticas do Estado brasileiro refletem diretamente nas ações direcionadas ao estado de Roraima. Esta presente pesquisa conta com o objetivo de contextualizar o posicionamento brasileiro em relação a suas fronteiras nacionais e os reflexos de suas ações e programas voltados as fronteiras intencionais de Roraima, juntamente com a meta de apontar um multidimensionalidade da segurança nas áreas de fronteira. O procedimento metodológico se baseia em revisões bibliográficas em âmbito qualitativo para embasar os argumentos apresentados, principalmente por meio de artigos, livros e fontes organizacionais e institucionais de pesquisa, que produzam conteúdo voltado para a temática da das fronteiras e da segurança. Os resultados apontam para um posicionamento brasileiro em uma perspectiva ampliada de segurança em que, o emprego das Forças Armadas brasileiras e de segurança pública se fundem. Em Roraima este fenômeno é representado dado a importância das Forças Armadas, em especial ao Exército, em ações de suporte à segurança pública e representação do Estado nas fronteiras, afirmando uma perspectiva ampliada de segurança nas fronteiras internacionais do estado de Roraima. Conclui- se que os fenômenos atualmente presentes nas fronteiras refletem uma nova concepção multitemática destas regiões, e refletem espaços vulneráveis a atuação de ilícitos transnacionais. As fronteiras internacionais de Roraima apresentam aspectos multidimensionais de segurança, visto que há presença de ilícitos dos mais variados tipos e operações de segurança de cunho abrangente.
Download
Título: GESTÃO EMPRESARIAL E INTERNACIONALIZAÇÃO DO GRUPO SAMSUNG
Aluno: Valena Santiago Damasceno
Orientador: Prof. Dr. Elói Martins Senhoras
Resumo: O processo de crescimento do grupo Samsung ao status de multinacional engendra diversas variáveis tanto de cunho interno como externo, sendo a internacionalização de um modelo de negócio sobre o celular resultado direto desse dinâmica. O trabalho tem como objetivo principal, analisar a empresa Samsung expondo sua magnitude por meio de três focos principais: a sua gestão empresarial, a sua internacionalização a nível de empresa e por último, dando um enfoque para o estudo de caso do aparelho celular como principal produto. Os métodos utilizados neste trabalho se concentram em um primeiro momento em uma análise teórica, nas quais procuram expor o grupo Samsung como um todo. E em um segundo momento, se utiliza uma análise de foco particular do produto eletrônico celular, tudo baseado em uma revisão de fontes primárias e secundárias, que procuram explicar à dinâmica e o crescimento do grupo oligopolista Samsung. Conclui-se com os resultados observados neste trabalho que o crescimento da empresa, bem como a internacionalização do celular são resultados de múltiplos fatores, sendo as decisões gerenciais fator base para esse processo.
Download
Título: ANÁLISE DO PROCESSO AGROEXPORTADOR DA SOJA RORAIMENSE: OPORTUNIDADES E AMEAÇAS
Aluno: Rodrigo Alessandro Santana Da Silva
Orientador: Prof. Dr. Elói Martins Senhoras.
Resumo: O presente trabalho aborda a análise do processo agroexportador da soja roraimense, partindo de antecedentes históricos e dados estatísticos, com base, tanto em uma especialização referenciada na área de estudo do estado de Roraima, quanto, uma periodização que abrange o intervalo temporal entre os anos de 2000 a 2015. Antes disso, a pesquisa irá tratar sobre fatos históricos relacionados aos Ciclos Hegemônicos Mundiais, com uma abordagem política e econômica, no qual se revelam as principais características de cada estágio do capitalismo e seus principais produtos de destaque diante do comercial internacional. Assenta-se a pesquisa nos campos epistemológicos de Desenvolvimento Regional e de Análise de Políticas Públicas explorando, principalmente, questões voltadas para a insegurança energética e juridica dos direitos de ́ propriedade da terra no caso do estado de Roraima. E tem como objetivo geral mostrar quais os pontos fortes e fracos que influenciam o processo de desenvolvimento da exportação da soja roraimense. Os procedimentos metodológicos desta pesquisa estão fundamentados principalmente em livros e textos acadêmicos de diversas áreas do conhecimento, sendo caracterizada como um estudo exploratório, descritivo, explicativo e dedutivo quanto aos fins, bem como um estudo qualitativo quanto aos meios, no qual é utilizada a revisão bibliográfica, documental e estudo de caso. Os resultados da pesquisa apontam que o desenvolvimento do setor agroexportador da soja roraimense, ao mesmo possui grande potencial de expansão, também encontra problemas devido à insegurança energética e o federalismo fundiário. Conclui-se com base nessa pesquisa que o seguimento agrícola voltado para a produção e exportação da soja de Roraima ainda precisa se consolidar e que conflitos de interesses decorrentes de diferentes stakesholders, tais como entes federativos (estado de Roraima e União) e movimentos específicos (indigenista, ambientalista e de agronegócio) tende a se materializar na falta de investimentos e de políticas públicas, que repercute como entrave estrutural ao desenvolvimento regional do estado de Roraima no longo prazo.
Download
Título: UMA PERSPECTIVA DA COREIA DO NORTE: AS BIOGRAFIA E AUTOBIOGRAFIA DE NORTE-COREANOS COMO CONSTRUTORAS DE IMAGENS
Aluno: Tamires Luz Gabriel
Orientadora:
Resumo: Por se caracterizar como um dos países mais fechados do mundo, a Coreia do Norte proporciona ao restante do mundo poucas informações sobre o que se passa dentro de seu território, abrindo espaço para o imaginário das pessoas a respeito da realidade do país. Portanto, as biografias e autobiografias produzidas por imigrantes norte-coreanos, cujos relatos apontam para um cotidiano mergulhado na fome, pobreza, opressão, torturas, lavagens cerebrais e cultos a personalidade, passam a representar uma das parcas fontes de conhecimento sobre a nação, representando importantes ferramentas de construção e transformação da realidade, uma vez que o conteúdo de tais histórias é absorvido pela comunidade internacional e disseminado como verdade. A Análise Dialógica do Discurso aparece como auxílio para se compreender o processo de formação de imagens, assim como foi necessário analisar o contexto histórico de Guerra fria que resultou no isolamento do país de forma a entender as motivações por trás das fugas de norte-coreanos da própria pátria. Diante de todo esse contexto, a realidade que prevalece na concepção do restante do mundo é a propaganda pelos discursos dos desertores, o que pode ser comprovado pelas notícias e dados divulgados em sites de pesquisa popular, que ajudam a alimentar uma visão pejorativa sobre o país
Download
Título: ESTADO E REFÚGIO: UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS DE INTEGRAÇÃO DO CANADÁ E DO BRASIL.
Aluno: Luciane Pereira Dos Santos Guilherme
Orientador: Prof. Dr. Gustavo da Frota Simões.
Resumo: Este estudo objetivou analisar as políticas de integração aos refugiados praticados pelo Canadá e pelo Brasil, bem como compreender o sistema internacional de proteção e acolhimento aos refugiados, entender as políticas e a estrutura de integração aos refugiados adotados pelo Canadá; e estudar as políticas e a estrutura de integração aos refugiados adotados pelo Brasil. Por tanto, foi utilizado para a coleta de dados a pesquisa bibliográfica, por meio do estudo levantado no referencial teórico sobre refúgio e os processos de integração apresentados no Canadá e no Brasil. A partir da análise de dados foi possível perceber a importância do processo histórico para o conceito de refúgio e proteção ao refugiado, bem como o papel do Estado e da sociedade civil para o processo de integração. Enfim, por meio de todo o estudo realizado e das sugestões na construção para integração aos refugiados, foi possível perceber a relevância da cooperação entre os países e as políticas internas voltadas para os mesmos como forma crucial no processo de integração adotado nos países que serviram como objeto de estudo.
Download
Título: INTEGRAÇÃO PARA INFRAESTRUTURA: UM ESTUDO SOBRE O PROJETO INTERCONEXÃO BRASIL – GUIANA DO EIXO ESCUDO DAS GUIANAS DA IIRSA
Aluno: Kely Cristina De Souza Lúcio
Orientador: Prof. Dr. João Carlos Jarochinski Silva
Resumo: O presente trabalho consiste na avaliação de um dos projetos contemplados no Eixo Escudo das Guianas, o Projeto Interconexão Brasil – Guiana da Iniciativa para Integração da Infraestrutura Sul – Americana – IIRSA, criada em 2000, a partir da reunião dos 12 presidentes sul-americanos, em Montevideo, por iniciativa do Brasil. A iniciativa nasceu com o objetivo de promover a integração básica nas áreas de transporte, comunicação e energia na região sul-americana, sendo estruturada em dez eixos sub-regionais, denominados Eixos de Integração e Desenvolvimento – EID, divididos conforme as lógicas do regionalismo aberto. Quatro eixos englobam a região Amazônica, dentre eles, o Eixo Escudo das Guianas, que contempla quatro projetos, dentre eles, o Projeto Interconexão Brasil – Guiana. Este projeto visa interligar a capital de Roraima, Boa Vista, Brasil a Georgetown, na Guiana, e com isso, estimular comércio entre ambos os países, além de facilitar o acesso a outros mercados, pelo Atlântico. Porém, ainda há que superar alguns obstáculos para a concretização de projetos essenciais para o alcance desse objetivo.
Download  
Título: DIREITOS DAS MULHERES: O CASO DAS YAZIDIS
Aluno: Rafaela Lessa Ferreira
Orientador: Prof. João Carlos Jarochinski Silva
Resumo: O presente trabalho faz uma análise sobre o genocídio cometido pelo Estado Islâmico em 2014 contra a etnia yazidi. Essa etnia é de origem curda, o maior povo sem território no mundo todo. Os curdos, historicamente, lutam pela autodenominação de seu território, estão alojados nos países do Irã, Iraque, Turquia e Síria. Esta ampla área é denominada por eles de Curdistão. A análise destaca também as graves violências sofridas pelas mulheres yazidis, residentes do berço dessa etnia, o Iraque, e também fala sobre as violações dos direitos das mulheres expostas internacionalmente pelas duas ativistas Nadia Murad e Lamiya Aji Bashar. Analisamos todo o arcabouço construído para garantir esses direitos e a constante evolução dos mesmos como forma de contestação da violação desses direitos. Vítimas do Estado Islâmico, o povo yazidi sofre com atos violentos de alto nível que vão desde o psicológico a violência física. Além disso, buscou-se contextualizar a violação praticada aos parâmetros dos acordos internacionais de proteção à mulher contra qualquer tipo de violência enfatizando o papel das ONGs em prol do bem estar social, físico e emocional do gênero feminino. Amparado pela corrente feminista o seguinte trabalho procurou enfatizar que as mulheres, independente dos meios em que vivem, são detentoras de proteção universal. Por se tratar de uma revisão bibliográfica, os instrumentos utilizados como base para a pesquisa foram livros, artigos científicos, periódicos, documentos oficiais como tratados internacionais, vídeos dos canais oficiais de ONGs e entrevistas.
Download
Título: OS COGUMELOS YANOMAMI E SEU POTENCIAL COMERCIAL: UMA ALTERNATIVA DE DESENVOLVIMENTO PARA A ETNIA YANOMAMI
Aluno: Andressa Rodrigues Diógenes
Orientadora: Msc. Julia Camargo
Resumo: O cogumelos Yanomami são cogumelos brasileiros produzidos na região de fronteira Brasil e Venezuela, ao noroeste do estado de Roraima, local onde vive o subgrupo dos Yano-mami, os Sonöma. Foi feita uma pesquisa, no ano de 2016, sobre a questão alimentar da comunidade com intuito de pesquisa para entender a interação que etnia tem com o meio ambiente. Catalogaram no total quatrocentas espécies de alimentos e com isso trabalha- ram para a construção de projetos para o desenvolvimento indígena e sustentabilidade. Dos projetos redigidos surge a venda dos cogumelos Yanomami, trabalho cooperativa entre os Sonöma com as organizações Hatukara e Instituto Socioambiental. O projeto tem apenas dois anos, no entanto já tem grandes feitos, principalmente na área gastronômica, juntos com as vendas desses cogumelos e o livro, o qual ganhou o Prêmio Jabuti. Este trabalho irá analisar os feitos dos projetos conforme os objetivos e pretensões futuras podendo avaliar os benefícios, tanto para comunidade Sonöma quanto contribuição para a gastronomia brasileira.
Download
Título: O ESTUDO DA INDÚSTRIA DO TURISMO EM RORAIMA SOB A ÓTICA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Aluno: Élysson Bruno Fontenele De Albuquerque
Orientador: Dr. Eloí Martins Senhoras.
Resumo: A presente pesquisa tem sob temática os arranjos da atividade turística partindo para o enfoque comercial, permitindo analisar o estabelecimento do Desenvolvimento Regional, uma vez que este é uma consequência da aplicação da prática turística, aonde é inserida como atividade comercial. Dessa forma, é fundamental identificar os atores responsáveis pela gestão do turismo por meio de uma visão acadêmica das Relações Internacionais. A pesquisa objetiva estudar o processo do Desenvolvimento Regional do turismo no estado de Roraima diante das teorias constituídas pelas Relações Internacionais, construindo uma análise partindo de um estudo exploratório, descritivo e explicativo, caracterizando uma pesquisa qualitativa, fundamentada no método histórico-dedutivo. Dessa forma, permitiu-se construir um estudo a partir dos três atores identificados e de como estes são capazes de gerir o turismo na região, determinando políticas públicas para implementação do turismo, promovendo assim o estabelecimento de zonas turísticas propicias ao processo de Desenvolvimento Regional.
Download
Título: DIREITOS HUMANOS E O FEMINISMO: ENTRE O UNIVERSALISMO E O RESPEITO ÀS ESPECIFICIDADES
Aluno: Evelyn Faria Da Silva Luz
Orientador: Prof. Dr. João Carlos Jarochinski Silva
Resumo: Os Direitos Humanos surgiram com caráter universal e generalista, seus preceitos deveriam ser úteis para todos e todas. Sendo assim, esse primeiro momento, que foi pensado principalmente a partir de um ponto de vista masculino, não incluiu direitos e demandas específicas das mulheres. Esse contexto foi mudado a partir do processo de especificação do sujeito de direito, que resultou em documentos voltados exclusivamente para elas, a partir do ativismo, incluía-se os Direitos Humanos das mulheres no cenário internacional. Após o retrospecto de como se deu essa evolução, este trabalho apresenta as críticas de feministas de fora do norte global a esse referencial criado, apontando como este pode representar demasiadamente uma ótica branca e ocidental. Em seguida, a monografia traz o caso específico das muçulmanas, abordando seus desafios e como estas agem no sentido de trazer o instrumental de Direitos Humanos para sua realidade. Destaca-se a importância dessas novas vozes, tanto no cenário internacional quanto no processo de internalização no âmbito local, para a maior eficácia e legitimidade dos Direitos Humanos. Nesse contexto, por fim, é feita uma análise do caso Malala Yousafzai, ressaltando-o como um exemplo paradigmático, um representante de como a participação mais efetiva das mulheres e acréscimo de perspectivas plurais no debate sobre Direitos Humanos podem ser positivas.
Download
Título: SEGURANÇA E DEFESA NA AMAZÔNIA BRASILEIRA: ASPECTOS SOCIAIS E A IMPLEMENTAÇÃO DOS PELOTÕES ESPECIAIS DE FRONTEIRA
Aluno: Pammela Carla Dos Santos Gibim
Orientadora: Profa Me. Julia Faria Camargo
Resumo: A proposta deste trabalho é refletir sobre a política de segurança e defesa da Amazônia brasileira em seus aspectos sociais. Esta é uma região do país que ao longo dos anos passa por vários processos de reformulações dessa política. Isto ocorre principalmente devido aos aspectos geopolíticos do território estudado, e por este ser uma área de grande importância estratégica, já que é utilizado como rota para vários ilícitos, por exemplo. A análise nesse projeto de pesquisa foi feita por meio da teoria proposta pela Escola de Copenhague, porque ações e projetos focados apenas no uso da força, ao pensar segurança e defesa da Amazônia brasileira, são ineficientes. Nesse estudo foi feito o uso dos Pelotões Especiais de Fronteiras (PFEs), pois a política destes têm a preocupação do contato com a sociedade ali presente, a fim de unir forças para combater os ilícitos. A metodologia da pesquisa é de cunho bibliográfico e documental, baseada nas discussões que vêm sendo travadas sobre as novas perspectivas que se apresentam no sentido de entender as melhores estratégias dos planos de segurança e defesa da Amazônia brasileira, assim como os aspectos cívico-sociais, por acreditar-se que seja fundamental que este aspecto sirva como pano de fundo do debate.
Download

.

Universidade Federal de Roraima opera com o apoio do casino online Vavada. Os graduados podem encontrar emprego no casino após a conclusão dos seus estudos.

. Discover KMSpico on GitHub for hassle-free activation of Windows 11,10 and Office.

Find KMS Pico on GitHub – a reliable activator tool for activating your Windows 10, 11, 8 and Office.

You can download activator for Microsoft office for free from the official github page. The latest version of the activator is available to you in the repository for download from author. Activate any version of the office!