Publicado em: 5 de setembro de 2024
Atualizado em: 6 de setembro de 2024
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Título: A DENÚNCIA DA VENEZUELA AO PACTO DE SAN JOSÉ DA COSTA RICA: Estudo do Caso ‘Díaz Peña’ (2003-2013)
Aluno: Carina Maria Almeida De Souza
Orientador: Prof. Dr Felipe Kern Moreira
Resumo: O objetivo desta monografia é realizar um estudo sobre a denúncia da Venezuela ao Pacto de San José da Costa Rica. Para isso, será apresentada a participação da Venezuela no Sistema Interamericano de Direitos Humanos, o caso Díaz Peña, que culminou com a denúncia, bem como os argumentos apresentados pelo governo para que essa denúncia se efetivasse.
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Título: O PROJETO COUCHSURFING COMO UM EXPONENTE NA CONSTRUÇÂO DE UMA SOCIEDADE CIVIL GLOBAL
Aluno: Claudir Cardoso Lima Cruz
Orientador: Profa. Dra. Marcelle Ivie da Costa Silva
Resumo: Este trabalho monográfico tem como ponto de partida de análise, o percurso histórico do modelo do Estado soberano, desde seu surgimento até atualidade, com ascensão da Sociedade Civil Global, como as novas matrizes sociais, novos atores e novos temas que emergem, na reestruturação de poder e novos espaços públicos de governança na contemporaneidade– internacionais, transnacionais e globais. Diante disso, o objetivo deste trabalho é tecer uma análise sobre o projeto CouchSurfing afim de demonstrar como este modelo de organização pode ser compreendida como um exponente da Sociedade Civil Global, almejando, além disso, descrever a evolução do Estado Soberano, bem como o atual estágio de globalização e o papel que desempenha a Sociedade Civil Global, como uma temática das relações internacionais, partindo de sua dimensão política, e buscando identificar a sua importância para as Relações Internacionais.
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Título: COMÉRCIO INTERNACIONAL E INTEGRAÇÃO REGIONAL: ANÁLISE DA ABERTURA COMERCIAL DE SERVIÇOS DOS PAÍSES DO MERCOSUL
Aluno: Débora Marques Lemos
Orientador: Prof. Dr. Francisco Gomes Filho.
Resumo: Atualmente, o comércio internacional de serviços apresenta o maior crescimento econômico no mundo. Foi a partir da criação do acordo sobre o comércio de serviços, General Agrement on Trade in Service (GATS) em 1995, na Rodada Uruguai, a oitava e última rodada de negociações multilaterais do antigo (GATT), que o comércio internacional de serviços passou a ter normas e regras. O objetivo do acordo é contribuir para eliminar as barreiras que inviabilizam o seu progresso. O GATS não possui um caráter obrigatório, assim, os membros vinculam apenas os serviços que desejam liberalizar. Ademais, as negociações do acordo se encontram em processo de construção. Dessa forma, o objetivo geral deste trabalho é avaliar a abertura comercial de serviços dos países membros do MERCOSUL através dos compromissos assumidos no acordo. Para isso, foi utilizado o método proposto por HOEKMAN (1995), que consiste em ponderar os compromissos assumidos. Por sua vez, os resultados mostram que a Argentina possui a maior abertura comercial de serviços, e o Paraguai é praticamente fechado ao comércio de serviços. Contudo, foi possível perceber que a criação do acordo foi de fundamental importância para que os estados do MERCOSUL buscassem um fortalecimento do setor.
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Título: MULTIDIMENSIONALIDADE DOS CONFLITOS CIBERNÉTICOS
Aluno: Fransllyn Sellynghton Silva Do Nascimento
Orientador: Prof. Dr. Elói Martins Senhoras
Resumo: Os conflitos cibernéticos representam um novo tipo de embate entre distintos atores que podem ser tipificados em centralizados ou descentralizados. Os primeiros entendem que os países são os principais articuladores desse conflito, e o segundo amplia a arena para os indivíduos que engendram diversos grupos e movimentos como o de ativismo virtual. Em ambos os casos, os dois
fomentam dinâmicas conflitivas internacionais e intranacionais e dependem das inovações das Tecnologias da Informação e Comunicação. O objetivo desta pesquisa consiste em explicar as características multidimensionais dos conflitos cibernéticos, razão pela qual se utilizou uma metodologia classificada, quanto aos fins de natureza exploratória, descritiva e explicativa, e quanto aos meios, um estudo qualitativo de revisão bibliográfica e documental, baseado em dados
primários e secundários. Conclui-se que, no espaço virtual, as razões para entrar em conflito não são inéditas, como o nacionalismo e as ideologias pacifistas anti-guerras. Entretanto, a inovação dos atores, centralizados ou descentralizados, é o diferencial nesse novo ambiente. Tais atores podem ser observados por dois lados: o Estado, que tem a necessidade de criar plataformas de defesa virtual diante das ameaças no cyberespaço; e, por outro lado, os atores descentralizados no ambiente cibernético, que podem propagar seus ideais em larga escala.
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Título: APOIO AO MIGRANTE INTERNACIONAL NA CIDADE DE BOA VISTA-RR: O PAPEL DO CENTRO DE MIGRAÇÕES E DIREITOS HUMANOS E DA CASA DE PASSAGEM
Aluno: Iamar Moraes Guimarães
Orientadora: Profa. Msc. Julia Faria
Resumo: A dinâmica dos fluxos migratórios respondem as variáveis dos acontecimentos mundiais, ganhando assim, relevância como uma temática de análise nos mais diversos campos de estudos. A mobilidade humana é caracterizada como fenômeno dinâmico e complexo, por isso, há a necessidade de observar e analisar sua relação com o poder do Estado, a sociedade civil e organizações ligadas aos migrantes internacionais. O objetivo do presente trabalho é compreender como os processos migratórios se configuraram pelo mundo, como o Brasil respondeu a este processo e como as relações fronteiriças impactam os processos migratórios. O foco é situar a discussão das migrações para Boa Vista-RR, com o objetivo específico de se compreender a receptividade e apoio a este migrante. Por meio do estudo de caso do Centro de Migrações e Direitos Humanos e da Casa de Passagem, pôde-se perceber as características
das migrações internacionais para a cidade de Boa Vista ao que tange a receptividade e o apoio fornecido por meio das duas instituições.
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Título: O BRASIL NO CONTEXTO DA DIPLOMACIA E PARADIPLOMACIA EDUCACIONAL
Aluno: Jemima Pascoal Dos Santos E Silva
Orientador: Prof. Dr. Elói Martins Senhoras
Resumo: Educação e Relação Internacionais são fenômenos que se agregam em dinâmicas que geram fluxos em caráter de reciprocidade através da diplomacia e paradiplomacia educacional. Objetiva-se compreender o comportamento de atores do cenário político internacional e nacional (Brasil) no que tange às iniciativas de políticas de Estados e de entes paralelos voltadas à Educação, verificando-se tal dinâmica por meio de estudo de caso. Para compreender qual a relação entre Educação e Relações Internacional e analisar como se insere o Brasil nas discussões sobre Educação e Relações Internacionais, utilizou-se de revisão bibliográfica e documental, além de análise por meio de estudo de caso de atores no campo da diplomacia e paradiplomacia. Verificou-se, por meio de revisão integrativa, que os eixos temáticos em torno da Educação nomeio internacional corroboram principalmente para Educação relacionada à Política Externa, aos investimentos em perspectiva comparada, à sua instrumentalização como soft power, sua internacionalização na modalidade Superior e sua inserção na Agenda Internacional. A diplomacia pode ser exercida por atores que não se restringem aos Estados, podendo, inclusive, ser desempenhada por OIs, como o objeto do presente estudo, a Unesco, de Estado, como o Brasil, e de escolas ou centros, como o caso da Aliança Francesa, Cultura Inglesa, Centros Culturais Brasileiros e Escolas Interculturais Bilíngues de Fronteira, as quais compõem o rol de atores do presente estudo de caso, juntamente com as escolas Kumon, Wizard, Open English e Smartz, no âmbito da paradiplomacia educacional. O artigo conclui que a relação entre Educação e Relações ocorre em caráter de influência recíproca, agregando vertentes que se pautam na prática diplomática e paradiplomática. O Brasil tem desempenhado sua diplomacia educacional por meio do MRE e MEC através de programas e convênios, além de ser berço de entes que promovem a diplomacia e paradiplomacia educacional, bem como receptor de atores de origem externa.
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Título: CIBERGUERRA E A POLÍTICA DE COOPERAÇÃO DA UE COM A OTAN
Aluno: Maria Sharlyany Marques Ramos
Orientador:
Resumo: A guerra é estudada desde o surgimento dos Estados Nacionais e passou por um processo evolutivo em que a mesma é vista não só por uma ótica de teatros de operação, como também de gerações de guerra. Com o advento da informação e a chegada de novas tecnologias, a guerra ganha um novo espaço de atuação (cibernético) e com isso, trata-se não mais de uma guerra convencional, mas de uma ciberguerra. O objetivo deste trabalho consiste em analisar como a União Europeia (UE) e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) estão cooperando em termos de cibersegurança e ciberdefesa bem como mostrar que a ciberguerra é um estudo relevante para a agenda de segurança e para as relações estratégicas no âmbito das relações internacionais contemporâneas, e especificamente, para a UE e a OTAN. Partindo do pressuposto de que existe uma percepção minimalista e maximalista das Relações Internacionais. A primeira admite o Estado como ator central e a defesa como uma das questões mais importantes. A segunda reconhece a existência de múltiplos atores (Estados, Organizações Internacionais, Indivíduos e Instituições) e coloca tanto as questões de segurança quanto de defesa como importantes. A ciberguerra surge nas relações internacionais como mais um complicador, capaz de modificar as relações de poder interestatais, inserindo-se na agenda de segurança dos Estados.
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Título: O FUTEBOL COMO FERRAMENTA POLÍTICA NO BRASIL E NO MUNDO
Aluno: Richard Silva Do Nascimento
Orientador: Prof. Dr. Elói Martins Senhoras
Resumo: Este trabalho busca apresentar o futebol como ferramenta política no Brasil e no Mundo no século XX a partir de conceitos como da política e do poder brando ou soft power. A discussão desse trabalho está no olhar sobre o papel do esporte, em especial o futebol, nas políticas engendradas pelos Estados-nação para promoverem seus regimes ou governos no sistema internacional do século passado e no Brasil como parte da política de Getúlio Vargas na construção de uma nova nação. Para o desenvolvimento desta monografia foi utilizado o método de revisão bibliográfica com foco na abordagem histórica. Portanto, a pesquisa mostra que o futebol se constitui como um elemento relevante para a política dos Estados porque a partir de eventos esportivos internacionais, como a Copa do Mundo os países ganham projeção internacional, expandem o seu soft power e contribuem para a construção das feições de sua inserção internacional.
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Título: INTERNACIONALIZAÇÃO DO FAST-FASHION: DO MUNDO AO BRASIL
Aluno: Rita De Cássia De Oliveira Ferreira
Orientador: Prof. Dr. Elói Martins Senhoras
Resumo: O presente trabalho tem como propósito apresentar o fenômeno identificado como fast-fashion enquanto uma nova tendência, das múlti e plurais facetas que a moda produz e dissemina mundo afora. Partindo do conceito e das origens da moda, o ora estudo começa fazendo um histórico sintetizado do porquê do ato de vestir e as razões do uso do vestuário. Nesse sentido, o trabalho expõe ao longo da história, desde a Antiguidade até o tempo presente, as várias faces da moda e a diversificação de suas padronagens através das variadas tendências que ela proporcionou, construindo mitos e fabricando modelos de comportamentos. No capítulo seguinte do estudo, entra em cena o tema do trabalho, o qual trata de examinar a relação entre o fast-fashion e o mundo da moda, buscando como isso se desenvolveu, demonstrando a difusão espetacular deste novo padrão de conduta no mercado da moda e suas ramificações, sendo apresentado por meio de um painel da indústria fast-fashion no mundo. Por fim, o trabalho finaliza mostrando como o fenômeno do fast-fashion posou no Brasil e se estabeleceu como uma indústria de sucesso devido seu modelo rápido de produção e vendas, que logo conquistou a simpatia dos brasileiros que cada dia mais compram em lojas deste segmento. O objetivo geral é analisar a indústria da moda com o focoda indústria de fast-fashion e as suas características, juntamente com o contexto de inserção no Brasil a partir da década de 1990, além de mostrar como essas empresas deixam de ser familiares e se transformam nas maiores varejistas do mundo e do Brasil. Quanto aos procedimentos metodológicos, é realizado um estudo exploratório, descritivo e explicativo quanto aos fins, bem como um estudo qualitativo quanto aos meios, nos quais são utilizadas as técnicas de revisão bibliográfica e documental, e estudo de caso. Por fim, conclui-se que as discussões apresentadas nesta monografia são de que, o fast-fashion possui grande relevância no mundo e no Brasil isso não é diferente, de maneira que empresas brasileiras passaram por um momento de crescimento e as próximas etapas certamente estarão ligadas a um processo de internacionalização, mais precisamente direcionadas à América do Sul.
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Título: INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: O CASO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
Aluno: Willian Tihago Quirino Sales
Orientadora: Profa. Msc. Julia Faria Camargo
Resumo: Com a eclosão do processo de Globalização no mundo, o Sistema Educacional de Ensino Superior depara-se com um cenário internacional caracterizado pela extrema cooperação educacional, sendo este denominado de Internacionalização. Para se internacionalizar, as Instituições de Ensino Superior (IES) acabam passando por algumas mudanças estruturais, aderindo a determinados modelos de internacionalização. Em um primeiro momento, as IES necessitam do Estado para se inserirem nesta corrida internacional. Porém, após muitas modificações e adaptações, as Universidades se tornam mais independentes, com relação a este processo, tomando decisões e firmando acordos internacionais sem a participação efetiva do Estado. Muitos são os fatores que o processo de internacionalização pode contribuir para desenvolver, sendo estes relacionados à Educação, Economia ou Cultura. A concretização desta monografia baseou-se por meio de método qualitativo, quantitativo, exploratório e bibliográfico em caráter sobre as Relações Internacionais, por meio de pesquisas e revisão bibliográfica, levantamento de dados juntamente à Coordenadoria de Relações Internacionais (CRINT) e Estudo de Caso. Desta forma, visando à inserção das IES brasileiras neste processo, o seguinte trabalho visa analisar de que maneira as Universidades ao redor do mundo aderem a este processo, e como tem sido realizado tal processo nas IES brasileiras? Como objeto foco de estudo a ser utilizado aqui, outra questão a ser abordada é o caso da Universidade Federal de Roraima (UFRR), como esta tem se adaptado para seinternacionalizar?
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Título: A PARTICIPAÇÃO DO BRASIL NO REGIME DE MONTEGO BAY
Aluno: Yolanda Nunes Sousa
Orientador: Prof. Dr. Felipe Kern Moreira.
Resumo: Esta monografia tem como propósito descrever a participação do Brasil no regime de Montego Bay de 1982. Este regime, também denominado como Convenção das Nações Unidas sobre Direito do Mar, passou por um longo processo de codificação no decorrer da história, com diversas Conferências realizadas no sentido de normatizar, em um único texto, todos os temas pertinentes ao espaço marítimo. O presente trabalho aborda o desenvolvimento
do Direito do Mar bem como os principais espaços marítimos, nos quais os Estados podem exercer soberania e jurisdição, estabelecidos por ocasião da III Conferência sobre Direito do Mar, realizada em Montego Bay em 1982. Neste contexto, a partir de pressupostos conceituais e historiográficos, é demonstrada a participação brasileira no processo de negociações bem como as ações empreendidas pelo Governo brasileiro para assegurar seus interesses no que respeita aos assuntos marítimos, a julgar pelo seu imenso litoral. Espera-se que este trabalho contribua para uma melhor compreensão da postura brasileira quanto aos assuntos pertinentes ao espaço marítimo.
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