Inscrições abertas para Acolhimento psicológico online

Inscrições abertas para Acolhimento psicológico online à Comunidade acadêmica dos 3 Campus, parcerias com o Colégio de Aplicação e a Escola Agrotécnica

Para contribuir com a Comunidade Acadêmica da UFRR, o projeto  "Acolhimento psicológico à distância em situações durante pandemia COVID-19,"  vinculado ao Curso de Psicologia/CEDUC, Mestrado (PROCISA) e ao Programa de apoio ao enfrentamento à pandemia da Universidade Federal de Roraima,  volta a prestar suporte psicológico à distância aos alunos (a partir de 12 anos, menores de idade é preciso autorização dos pais ou cuidador responsável), intercambistas, professores, técnicos, terceirizados, dos profissionais de saúde dos três Campus da UFRR, incluindo Colégio de Aplicação e Escola Agrotécnica.

A crise de saúde provocada pela pandemia do novo Coronavírus (covid-19) alterou a rotina de milhões de pessoas, invadiu nosso cotidiano rompeu com nossos esquemas, estilo de vida e teve impacto direto na Saúde Mental da humanidade. Muitas pessoas passaram a vivenciar sentimentos desagradáveis como aumento da ansiedade , estresse e medo de contrair a infecção (doença) ou medo da própria morte e/ou pela perda de um ente querido, o que tem gerado aumento de sintomas psíquicos e prevalência de transtorno mental em grande parte da população.

O serviço funcionará de segunda a sexta-feira das 10h às 21h em escalas alteradas dentre desse período, dependendo do estagiário(a) ou profissional psicólogo(a) solicitado. A lista com os profissionais e as escalas disponíveis estará disponível abaixo do formulário digital. Esse serviço reúne aproximadamente mais de dez profissionais (estagiários do último ano de Psicologia e psicólogos voluntários) capacitados a prestar auxílio a quem necessita.

A iniciativa é coordenada pela professora Joelma Ana Gutiérrez Espíndula, do curso de Psicologia da UFRR, com apoio de estagiários, psicólogas voluntárias e psicóloga do Colégio de Aplicação. A proposta é oferecer suporte psicológico não-presencial, na modalidade do aconselhamento psicológico e orientação especializada para minimizar a dor e o sofrimento psíquico das pessoas que necessitam de atendimento psicológico para auxiliar com questões relacionadas à pandemia como: mudanças da rotina, medos, angústia, ansiedade, preocupações, enfermidades pelo covid-19, auxiliar em lidar com a perda de familiares e amigos pela covid-19.

Para participar basta preencher um cadastro disponível na página do Curso de Psicologia da UFRR ou clique aqui.  Após triagem, a pessoa receberá por e-mail ou por telefone o primeiro contato para agendamento de atendimento psicológico online por meio de uma Plataforma o link de videoconferência.

Maiores informações favor enviar mensagem para o e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  ou Instagram.

Outras orientações podem ser consultadas nas Cartilhas do Acolhimento Psicológico:

**Jovens adultos e atenção psicossocial no enfrentamento da covid-19

**O idoso e a covid-19: cuidados e ações de enfrentamento