linha top1
Universidade Federal de Roraima

Atividades Complementares 2018

A Coordenação do Curso de Psicologia informa aos possíveis formandos do semestre 2018.1 que as Atividades Complementares devem ser entregues nesta Coordenação até o dia 28 de junho de 2018, das 8h às 12h e das 14h às 18h. O formulário para o cômputo das atividades bem como o comprovante de entrega estão disponíveis no link abaixo. Solicitamos ainda que o histórico atualizado seja entregue juntamente com a referida documentação.

Luta Antimanicomial 2018

O evento objetiva fomentar o debate acerca das formas manicomiais ainda presentes no cotidiano do estado de Roraima, ampliando seu enfrentamento para além dos serviços de saúde mental. As mesas e palestras do evento são gratuitas, com certificados de participação (6 horas). O minicurso também terá certificação (4 horas), porém a participação é condicionado ao pagamento da taxa de R$ 15,00. Inscrições devem ser realizadas nos links:

  • Link inscrição palestras:
 
  • Link inscrição minicurso:

 

Programação detalhada:

10h às 12hMesa de abertura: “Outros manicômios, outras resistências: a luta antimanicomial no presente da cidade.

Palestrante: Drª Eliane Silvia Costa (UFRR)

Currículo: Psicóloga graduada pelo Instituto de Psicologia da USP (1994), doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP (IPUSP), com formação em Psicanálise dos Vínculos Sociais pelo Institut de Recherche en Psychothérapie (France) e pelo Laboratório de Estudos em Psicanálise e Psicologia Social do IPUSP (LAPSO-IPUSP), especialista na área de Saúde Mental pelo Ministério da Saúde, tem formação nas áreas de grupos, família e instituições. É pesquisadora vinculada ao LAPSO-IPUSP. Tem experiência em Psicologia Clínica e Social, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise e psicanálise dos vínculos sociais, supervisão clínica e institucional, política pública, saúde, relações étnico-raciais, quilombo, grupos e instituição. Atualmente é professora do curso de psicologia da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e professora do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras da Universidade Federal de Roraima.

Local: Auditório Alexandre Borges

 

14h às 16h – Mesa-redonda: Gênero e Migração em uma cidade manicomial 

* Tráfico de Mulheres em Roraima

Palestrante:  Esp. Socorro Santos

Currículo: Assistente Social. Coordenadora do Núcleo de Promoção, Prevenção e Atendimento às Mulheres Vítimas de Tráfico de Mulheres da Assembleia Legislativa de Roraima

* Gênero e migração venezuelana em Roraima 

Palestrante: Me. Julia Faria Camargo

Currículo: Mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB). Graduada no Curso de Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) . Atualmente, exerce a função de professora do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Roraima- UFRR

Local: Auditório Alexandre Borges

 

16h – Intervalo

  • Coffee break
  • intervenção cultural

Local: Auditório Alexandre Borges

 

16:30h às 18:30h – Conferência Principal: “O encontro intercultural na clínica: dispositivos de acolhimento psicológico a imigrantes e refugiados”

Palestrante: Drª Lucienne Martins Borges (UFSC)

Currículo: Professora da Universidade Federal de Santa Catarina, atua na Graduação e na Pós-Graduação em Psicologia, onde coordena o Núcleo de Estudos sobre Psicologia, Migrações e Culturas (NEMPsiC). Integrante da equipe de pesquisa ÉDIQ - Equipe de pesquisa em parceria sobre diversidade cultural e imigração na região da cidade de Quebec (Canadá). Doutora em Psicologia (Ph.D., Université du Québec à Trois-Rivières - Canadá), possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás (1991), mestrado em Estudos Literários - Université du Quebec, Canadá (1996) e mestrado em Psicologia - Université Laval, Canadá (2000). Professora Associada na Université du Québec à Montréal (UQAM), Colaboradora do SAPSIR - Serviço Especializado de Assistência Psicológica para Imigrantes e Refugiados (Université Laval/CIUSSS-CN, Québec, Canadá). Líder do Grupo de Pesquisa "Psicologia, cultura e saúde mental". Atualmente faz parte do corpo docente da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Hospital Universitário da UFSC, na área de concentração Atenção em Urgência e Emergência. Tem vasta produção acadêmica, versando principalmente acerca da Psicologia clínica intercultural, Etnopsiquiatria, migrações, refúgio e saúde mental, suicídio e homicídio conjugal.

Local: Auditório Alexandre Borges

 

22/05- TERÇA FEIRA

08h às 12h : Minicurso: “Fundamentos da clínica intercultural”.

Ministrante: Drª Lucienne Martins Borges (UFSC)

Vagas: 30 participantes (máximo)

Investimento: R$15,00 – com certificação.

Local: Auditório do Colégio de Aplicação

 

10h – Intervalo

  • Coffee break
  • intervenção cultural

II Encontro da Região Norte Sobre Organizações Saudáveis e Riscos Psicossociais no Trabalho

 

O II Encontro da Região Norte Sobre Organizações Saudáveis e Riscos Psicossociais no Trabalho ocorrerá nos dias 16 e 17 de maio e contará com a participação da Profª. Drª. Suzana da Rosa Tolfo (UFSC), que realizará a conferência “Qualidade de vida e sentidos do trabalho: reflexões sobre os processos de saúde no contexto do trabalho e das organizações”. Os participantes receberão certificado com carga horária de 4 horas. Haverá também um momento de apresentação de trabalhos, na modalidade de comunicação oral.


O cronograma detalhado do evento está disponível no site http://ufrr.br/orgsaudaveis/ . Lá também encontram-se as instruções para a submissão de trabalhos e um espaço de "Perguntas Frequentes". Em caso de dúvidas, pode-se entrar em contato diretamente com a Organização pelo e-mail  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .