A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação divulga a Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa (PNIPE) é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) que tem como objetivo reunir, organizar e dar visibilidade às infraestruturas científicas disponíveis nas instituições de pesquisa de todo o Brasil.
Através da PNIPE, é possível mapear laboratórios, equipamentos e serviços de pesquisa, promovendo o uso compartilhado de recursos, a otimização de investimentos públicos e o fortalecimento da cooperação entre pesquisadores, instituições e empresas.
A PNIPE atende a diferentes públicos:
Os laboratórios interessados podem se cadastrar diretamente na plataforma. Confira o passo a passo:
1 – Acesse: https://pnipe.mcti.gov.br/
2- Faça login com usuário e senha. Caso ainda não possua cadastro, crie sua conta em Acesso → Crie sua conta
3 – No menu lateral, clique em Laboratório → Novo Laboratório 🧪
4 – Preencha todos os dados obrigatórios (o responsável deve ter vínculo institucional)
5 – Clique em Enviar. O cadastro será analisado pela Diretoria de Pesquisa da UFRR, que poderá aprovar ou recusar
6 – O status ficará como “aguardando aprovação” até a validação
7 – Para que o laboratório apareça na listagem pública, é necessário publicar o cadastro
8 – Para publicar: edite o laboratório cadastrado, adicione ao menos uma foto e cadastre um equipamento ativo
9 – Clique em Publicar 🧪. Assim, o laboratório ficará visível na área externa da PNIPE
A PNIPE representa um avanço estratégico para a pesquisa e inovação, garantindo mais eficiência no uso da infraestrutura científica já existente e ampliando o acesso de pesquisadores, empresas e instituições a recursos essenciais para o desenvolvimento tecnológico do país.
🔗 Para mais informações e cadastros, acesse: https://pnipe.mcti.gov.br/