Publicado em: 22 de maio de 2024
Atualizado em: 27 de junho de 2024

O ProfHistória desdobra a sua área de concentração em quatros linhas de pesquisa, cujo escopo de atuação é puramente acadêmico. As linhas não possuem caráter administrativo nem autonomia em relação ao conjunto do programa. Elas reúnem pesquisas com maiores identidade e afinidade entre si, organizando, assim, os docentes e discentes do programa em torno de determinados focos temáticos, teóricos, metodológicos e de abordagem mais específicos dentro do campo mais amplo do Ensino de História.

As linhas de pesquisa do ProfHistória são nacionais e, no âmbito local da UFRR, as quatros estão presentes, a saber:

• Linha 1: Saberes Históricos no Espaço Escolar : Desenvolve pesquisas sobre o processo de ensino e aprendizagem da história, considerando as especificidades dos saberes e práticas mobilizados na escola: lugar de produção e transmissão de conteúdo que atende a formas de organização e de classificação do conhecimento histórico por meio do currículo, conhecimento histórico constituído por uma forma específica de regulação social e disciplinar.
  • Linha 2: Linguagens e Narrativas Históricas: Produção e Difusão : Desenvolve estudos sobre linguagem e narrativa históricas, considerando diferentes tipos de suportes. A partir da problematização das linguagens, objetiva produzir materiais para uso educativo, considerando também as possibilidades de difusão do conhecimento histórico para além da escola.
  • Linha 3: Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória : Desenvolve investigações sobre a produção e aprendizagem da História fora do espaço escolar em suas múltiplas possibilidades. Identificando a história como prática sociocultural de referência, o foco recai sobre as formas de representação e usos do passado no espaço público, com características próprias em relação aos espaços escolares.
  • Linha 4: Ensino de História e políticas públicas: Desenvolve investigações sobre políticas públicas relacionadas ao ensino de história. Considera a construção de conhecimentos sobre as políticas públicas em suas múltiplas dimensões, sua historicidade, parâmetros e marcos legais, programas e instruções que impactam o campo do ensino de história desde ações vinculadas à formação de professores de história, projetos de inclusão, direitos humanos, diretrizes curriculares, políticas de avaliação, programas de elaboração e distribuição de materiais didáticos a questões que envolvam planos de gestão urbana e rural, projetos ambientais, redes de sustentabilidade, dentre outras.

Откройте для себя мир азарта с вавада. Простая регистрация, удобный вход через зеркало и щедрые бонусы ждут вас. Не забудьте использовать промокоды для увеличения своих шансов на выигрыш. BTC Maximum AI