Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Banner Topo
Início do conteúdo da página

Quadro Docente Permanente

Publicado: Terça, 02 Fevereiro 2016 15:34 | Última Atualização: Sexta, 19 Agosto 2022 08:52 | Acessos: 8800

Dr. Alfredo Ferreira de Souza - História/História Social.

(Linha de Pesquisa 2. Interculturalidade e Processos Sociais na Amazônia)

Possui Bacharelado em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Norte (SPN), Licenciatura Plena em História e Especialização em Relações Fronteiriças pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), Mestrado e Doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente exerce o cargo de professor adjunto atuando diretamente no Curso de História (CHis) e no programa de mestrado Sociedade e Fronteiras (PPGSOF), ambos pertencentes ao Centro de Ciências Humanas (CCH). No campo da História Cultural possui interesse sobre a historicidade das práticas de escrita e de leitura religiosas bem como os encontros culturais, construção de identidade, História da Igreja e da religiosidade e a conversão ao cristianismo. Tem pesquisado nos últimos anos sobre práticas letradas das missões protestantes no início do século XX no extremo norte do Brasil e no sul da Guiana. Também é ministro ordenado da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) desde Janeiro de 1990, ocupando o cargo de presidente do Sínodo Setentrional (SST). Acesse aqui o currículo Lattes.

Contato/E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

 

Dr. Amarildo Ferreira Júnior – Administração/ Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido

(Linha de Pesquisa 3. Territorialidades e Conflitos Socioambientais na Amazônia)

ID Latteshttp://lattes.cnpq.br/9953932663981319 

Doutor em Ciências: Desenvolvimento Socioambiental, pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (NAEA/UFPA), com estágio Estudiante Tesista de Postgrado no Laboratorio de Procesos Etnopolíticos y Culturales do Centro de Antropologia do Instituto Venezolano de Investigaciones Científicas (IVIC). Mestre em Planejamento do Desenvolvimento (NAEA/UFPA) e bacharel em Administração pela Faculdade Ideal - FACI, atual Faci | Wyden, com Certificação de Qualidade pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Membro do Observatório do Mundo do Trabalho (OMT) do IFRR, da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), da Associação Brasileira de História Oral (ABHO), da Associação Nacional de História (ANPUH), da Red de Patrimonio de Venezuela (REDpatrimonio.VE) e da Rede de Pesquisadores de Turismo, Patrimônio e Políticas Públicas da Pan-Amazônia (TPP - PAN-AMAZÔNIA). É professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - IFRR, onde também é Diretor do Departamento de Políticas de Pesquisa e Pós-Graduação, docente do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO) e coordenador do Grupo de Pesquisa em Etnopolítica, Pensamento Administrativo e História do Estado e das Instituições - Epahei. É docente do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras (PPGSOF) e do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória), ambos da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Contato/E-mailEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Dr. Américo Alves de Lyra Junior – História

(Linha de Pesquisa 3: Territorialidades e Conflitos Socioambientais na Amazônia)

Possui graduação em Filosofia, mestrado e doutorado em História pela Universidade de Brasília, UnB. Professor da Universidade Federal de Roraima, UFRR, desde 2006 e adjunto a partir de 2008. Trabalha com os seguintes temas: Américas e Amazônias nas relações internacionais (com enfoque na formação dos Estados que são amazônicos e americanos, bem como nas suas relações internacionais), Relações Internacionais Transfronteiriças (com foco nas relações Brasil/Guiana/Guiana Francesa/Suriname/Venezuela), Filosofia Política (com especial atenção nos temas relativos a ordem e sistema internacionais) História Andina e Pan-Amazônica (com foco na formação dos Estados amazônicos e andinos e suas relações internacionais. Neste caso, em especial, as relações Brasil-Peru), História das Relações Internacionais (desenvolvimento e formação do sistema internacional do século XVI ao século XX). Acesse aqui o currículo Lattes.

Contato/E-mailEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Dr.ª Ana Lúcia de Sousa – Educação e Política Educacional

(Linha de Pesquisa 2. Interculturalidade e Processos Sociais na Amazônia)

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (1987), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2003). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Roraima, editora e membro do Conselho Editorial da Revista Textos e Debates (UFRR). Tem experiência na área de Teoria Política, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria Política, políticas Públicas, Política educacional, reforma educacional, reforma do estado. Acesse aqui o currículo Lattes.

Contato/E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Dr.ª Carla Monteiro de Souza - História/História do Brasil

(Linha de Pesquisa1: Fronteiras e práticas de mobilidade Humana)

Possui Licenciatura em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1982), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004).É professora da Universidade Federal de Roraima-UFRR, vinculada ao curso de História, ao Programa de Pós-Graduação em Letras-PPGL. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, da Amazônia e de Roraima, atuando principalmente nos seguintes temas: historia oral, narrativas e memórias; etnicidades e identidades; fontes documentais e acervos; migrações internas e cidades; ocupação humana da Amazônia. Acesse aqui o currículo Lattes.

Contato/E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Dr. Douglas Verbicaro Soares – Direito/Pasado y Presente de los Derechos Humanos

(Linha de Pesquisa 2: Interculturalidade e Processos Sociais na Amazônia)

ID Latteshttp://lattes.cnpq.br/0323318580034437 

Doutor em Direito pelo Programa: Pasado y Presente de los Derechos Humanos - Universidad de Salamanca (2015), título reconhecido no Brasil pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE/UFC), de acordo com a Resolução CNE/CES nº 03, de 22 de junho de 2016. Mestre em Estudios Interdisciplinares de Género en la Especialidad Jurídica - Universidad de Salamanca (2012). Graduado em Direito pela Universidade Federal do Pará (2004). Integra como pesquisador os grupos de pesquisas (CNPq): Núcleo de Estudos e Pesquisas Ovelário Tames/NEPOT (UFRR).Tem experiência nas áreas de Direitos Humanos, Gênero, Direito do Consumidor, Direito Administrativo e Sexualidade. Atua como Coordenador do Núcleo de Prática Jurídica e Direitos Humanos - NPJDH na Universidade Federal de Roraima, Coordenador Regional do Curso de Doutorado em Direito - Dinter UERJ/UFRR e do Laboratório de Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade. É professor Adjunto do magistério superior no Curso de Direito e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras - PPGSOF/UFRR.

Contato/E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Dr. Evânio Mascarenhas Paulo – Ciências Econômicas/Economia

(Linha de Pesquisa 3. Territorialidades e Conflitos Socioambientais na Amazônia)

ID Lattes: http://lattes.cnpq.br/1750698809032541 

Possui Doutorado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande Sul. Anteriormente, cursou Mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará. Busca o conhecimento para transformação de sua identidade como indivíduo, porém também as ferramentas necessárias de transformação do meio em que vive. Em suas linhas de pesquisa procura as respostas para as suas indagações e ampliar o conhecimento acadêmico e conferir acessibilidade e publicidade as suas concepções e contribuições à ciência social, sendo que a elas estão contidas em revistas, livros e anais de congressos, tanto nacionais como internacionais, de reconhecida notoriedade.

Contato/E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Dr.ª Francilene dos Santos Rodrigues – Ciências Sociais/Estudos Comparados sobre as Américas.

(Linha de Pesquisa 1: Fronteiras e práticas de mobilidade Humana)

Doutora em Ciências Sociais formada pelo CEPPAC/UnB, área de concentração Estudos Comparados sobre as Américas, mestre em Planejamento e Desenvolvimento pelo NAEA/UFPA, graduada em Serviço Social pela UECE. É profesora do curso de Ciências Sociais na Universidade Federal de Roraima (UFRR). È coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras (PPGSOF). É líder do GEIFRON-Grupo de Estudos Interdisciplinar sobre Fronteiras, coordena a Linha de Pesquisa: Migração, Cultura e Identidades. Desenvolve pesquisas com as seguintes temáticas: gênero; gênero e violência; família transnacional; migração; mineração/garimpagem; pensamento Social Brasileiro e Venezuelano; Representação e configurações socioculturais na zona fronteiriça Brasil Venezuela. Realizou consultoria nas áreas da infância e adolescência, exploração sexual e violência. Acesse aqui o currículo Lattes.

Contato/E-mail:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Dr. João Carlos Jarochinski Silva – Relações Internacionais/Direito Internacional

(Linha de Pesquisa 1:  Fronteiras e práticas de mobilidade Humana)

Professor Adjunto e coordenador na UFRR (Universidade Federal de Roraima) do curso de Relações Internacionais e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras; Doutor em Ciências Sociais pela PUC/SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) com ênfase em Relações Internacionais - bolsista Capes II; Mestre em Direito Internacional pela UNISANTOS (Universidade Católica de Santos) - bolsista CAPES II; Especialista em Filosofia pela UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto); Advogado graduado pela FADI (Faculdade de Direito de Sorocaba); Bacharel e Licenciado em História pela USP (Universidade de São Paulo). Foca sua pesquisa em temas relacionados às migrações internacionais. Tem experiência na área de Relações Internacionais, Direito Internacional, História e Educação. Acesse aqui o currículo Lattes.

Contato/E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Dr.ª Márcia Maria de Oliveira - Ciências Sociais/Sociedade e Cultura na Amazônia

(Linha de Pesquisa 1: Fronteiras e práticas de mobilidade Humana)

Doutora em Sociedade e Cultura na Amazônia ( PPGSCA/UFAM); Pós-Doutorado em Sociedade e Fronteiras (PPGSOF/UFRR); Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA / UFAM), Mestre em Gênero, Identidade e Cidadania (Universidad de Huelva - Espanha); Cientista Social, Licenciada em Sociologia (UFAM); Pesquisadora do Grupo de Estudos Migratórios da Amazônia (GEMA/UFAM); Pesquisadora do Grupo de Estudo Interdisciplinar sobre Fronteiras: Processos Sociais e Simbólicos (GEIFRON/UFRR); Professora da Universidade Federal de Roraima (UFRR); pesquisadora do Observatório das Migrações em Rondônia (OBMIRO/UNIR). Assessora da Rede Eclesial Pan-Amazônica - REPAM/CNBB e da Cáritas Brasileira. Acesse aqui o currículo Lattes.

Contato/E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Drª. Mariana Cunha Pereira - Ciências Sociais/Antropologia

(Linha de Pesquisa 2. Interculturalidade e Processos Sociais na Amazônia)

Possui graduação em Ciências Sociais na Universidade Federal do Ceará (1985/UFC), Especialização em Metodologia de Pesquisa em Educação (1988/UFC), Especialização em Política, Planejamento e Gestão na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (1992/UnB), Mestrado em Educação (1995/UnB) e Doutorado em Antropologia - Antropologia da América Latina e Caribe (2005/UnB). Atualmente é professora efetiva no Curso de História do Centro de Ciências Humanas da Universidade Federal de Roraima/UFRR. Também integra o corpo docente dos Mestrados: em Antropologia Social, PPGSOF e o PROFHISTÓRIA na UFRR. Realiza pesquisas na área de Antropologia, Educação e Movimentos Sociais com recortes para as discussões das relações étnicas-raciais, gênero, corporeidade, cultura popular, fronteiras nacionais e transnacionais, migrações e políticas públicas.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0207378492271750

Dr.ª Maria Luiza Fernandes – História/História Social

(Linha de Pesquisa 2. Interculturalidade e Processos Sociais na Amazônia)

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988), mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professora associado III da Universidade Federal de Roraima e editora da Revista Textos e Debates (UFRR) . Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: movimentos sociais, formação de professores, ensino de história, educação indígena, narrativas de viagens. Acesse aqui o currículo Lattes.

Contato/E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Dr. Maxim Repetto – História/Antropologia

(Linha de Pesquisa 2. Interculturalidade e Processos Sociais na Amazônia)

Graduado em Bacharelado em Humanidades com menção em História - Universidade do Chile (1994), Mestre (1997) e Doutor (2002) em Antropologia Social pela Universidade de Brasília. Realiza Pós-Doutorado no Centro de Investigaciones y Estudios Superiores en Antropologia Social (CIESAS, DF- México), com Bolsa CAPES/MEC/Brasil (2009-2010). Tem experiência na área de Antropologia política e etnologia indígena na Amazônia - Brasil, Argentina e o Chile. Atualmente é professor Associado nível III na Universidade Federal de Roraima / UFRR, Brasil. Atua na área de antropologia e educação indígena no Curso de Licenciatura Intercultural do Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena na UFRR. Professor PERMANENTE e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteira (PPGSOF) / UFRR. Linhas de pesquisa: políticas indigenistas e indígenas; movimentos e organizações indígenas; educação intercultural e formação de professores indígenas; construção participativa de plano de manejo ambiental; assessoria em projetos sociais comunitários; educação e saúde nas religiões afro-brasileiras. Acesse aqui o currículo Lattes.

Contato/E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  

Dr. Rodrigo Pereira Chagas – Ciências Sociais/Desenvolvimento Econômico

(Linha de Pesquisa 3. Territorialidades e Conflitos Socioambientais na Amazônia)

ID Lattes: http://lattes.cnpq.br/8172060054157183

Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pelo Centro Universitário Fundação Santo André (2005), Mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011) e Doutor em Desenvolvimento Econômico no Instituto de Economia da Universidade de Campinas (2018). É professor e coordenador (2020-atual) do Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Roraima. Tem experiência na área de Sociologia do Desenvolvimento. Atualmente pesquisa o mercado ilegal em Roraima, com ênfase no complexo do narcotráfico e a tríplice fronteira (Brasil/Venezuela/Guiana). Participa desde 2014 do Projeto de Extensão Realidade Latino-americana. É editor da Revista Textos e Debates. 

Contato/E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Dr.ª Sandra Maria Franco Buenafuente - História Econômica/Economia Ecológica

(Linha de Pesquisa 3: Territorialidades e Conflitos Socioambientais na Amazônia)

Possui graduação em ciências econômicas pela Universidade Federal do Pará - UFPA; Especialização em Metodologia da Pesquisa pela Universidad Autonoma de Barcelona - UAB; Mestrado em História Econômica - UAB; Doutorado em Economia Internacional e Desenvolvimento - Universidat de Barcelona - UB; Doutorado reconhecido pela Universidade de São Paulo - USP em Teoria Econômica; e Pós-Doutorado no Centre for the Environment da Universidade de Oxford, Inglaterra. Foi Pesquisadora Visitante Associada do Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Oxford-Inglaterra e Diretora do Centro de Ciências Administrativas e Jurídicas da Universidade Federal de Roraima - UFRR; Atualmente é professora Associada do Departamento de Economia - UFRR; Membro da Internacional Society of Ecological Economics - ISEE e da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica- ECOECO; Líder do grupo de Pesquisa "Gestão Econômica dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia". Atua nas áreas de Economia Internacional, Desenvolvimento, Politicas Públicas e Metodologia da Pesquisa Científica, com o foco na exploração de recursos naturais da Amazônia; políticas ambientais e impactos socioeconômicos; serviços ambientais; sustentabilidade e; projetos acadêmicos. Acesse aqui o currículo Lattes.

Contato/E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

 

Fim do conteúdo da página