Publicado em: 21 de maio de 2024
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3.3 Internacionalização, inserção (local, regional, nacional) e visibilidade do programa. (caracteres max: 40000)

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Do ponto de vista da acessibilidade às informações, o PPGL vem melhorando   sua secretaria de modo a dar mais organização e celeridade às informações e serviços. Nesse sentido, o sistema de comunicação entre os professores foi aprimorado com a criação de um grupo de discussão e trabalho do Programa via redes sociais de telefonia móvel (whatsapp), no qual os professores trocam questões atinentes ao funcionamento cotidiano do PPGL.  Além desta modificação, referente ao uso de redes sociais, o Programa criou uma página em outra rede social (facebook), no qual veicula informações para a comunidade e discentes. O PPGL reformulou completamente o seu sítio de modo a incrementar a quantidade e qualidade de informações, formulários e outros serviços a serem prestados à comunidade, inclusive com a opção de acesso também em inglês, espanhol e francês.

Durante o ano de 2020, fizemos um esforço maior de compreensão do universo digital e incrementamos a utilização de ferramentas remotas que antes da pandemia de Covid eram pouco utilizadas no PPGL, a exemplo das nossas redes sociais e o canal oficial no You Tube  https://www.youtube.com/channel/UCvln36tq8-jg1nQtdZyqeiQ

Hoje o canal conta com 428 inscritos e atingiu o número de 4.267 visualizações (verificados em 27 de maio de 2021) nas atividades que foram disponibilizadas ao longo de 2020 e que propiciaram mais visibilidade às ações do PPGL. É interessante observar que o youtube enquanto canal nos dá informações interessantes sobre o público espectador dos vídeos, sendo possível verificar a abrangência das atividades, por exemplo:  Gênero do espectador-Visualizações (%):  Feminino – 78,61% e Masculino – 21,39%  e Idade do espectador-Visualizações (%): 18 a 24 anos- 17,94%, 25 a 34 anos- 38,74%,35 a 44 anos- 36,28%, 45 a 54 anos- 7,04 %

Destacamos algumas dessas atividades:

O I Seminário de Língua Literatura e Processos Culturais da Região Norte – ISLLP/UFRR, realizado entre 17, 18 e 19 de novembro de 2020. Destacamos esse evento por ter sido organizado totalmente pelos discentes do PPGL e contou com palestras e apresentação de trabalhos envolvendo os eixos temáticos relacionados a: Linguística; Literatura e Processos Culturais. Esse evento está possibilitando a edição de um e-book a ser lançado em 2021 e reuniu pesquisadores de várias universidades do Brasil. A palestra de abertura “Produção de Pesquisa na Região Norte do Brasil: Desafios e Oportunidades” com os  convidados Dra Ana Paula Salgado (UFRA) e o Dr Fernando Simplicio (UNIR), essa atividade obteve 581 visualizações.

Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Roraima, com o Prof. Dr. João Cézar de Castro Rocha, da UERJ, com o tema “Machado de Assis e o estilo veterotestamentário: a elipse como forma”, no dia 18 de novembro de 2020, e obteve 638 visualizações.

O evento I Seminário Integrado de Relatos de Experiências dos estágios do curso de Letras, esse evento socializou usos contextualizados e especializados de modos de ensino remoto de línguas ensinadas no Curso de Letras, mediados por exposição e discussão de temas atuais, abertas a agentes da comunidade acadêmica e da sociedade civil, permitindo o conhecimento e aprimoramento de estratégias de ensino que articulem conteúdos de disciplinas do Curso de Letras da UFRR, em especial da disciplina Estágios Supervisionados em Línguas e Literaturas, e metodologias inovadoras desse modo de ensino, essa atividade obteve 246 visualizações.

Conferência com a Professora Dra. Maria Elizabeth Chaves de Mello – Pós-Lit – Universidade Federal Fluminense (UFF) com o tema “A Amazônia de Euclides da Cunha e suas representações: entre paraíso e inferno”, obteve 198 visualizações.

Lançamento do livro “Sobre viagens, viajantes e representações da Amazônia”, uma iniciativa dos cursos de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras, PPGSOF, e o de Pós-Graduação em Letras, PPGL, ambos da Universidade Federal de Roraima, UFRR, com organização dos professores Maria Luiza Fernandes (PPGSOF), Fábio Almeida de Carvalho (PPGL) e Sheila Praxedes Pereira Campos (PPGL), obteve 127 visualizações.

Palestra “Pesquisas sobre Línguas Indígenas: para que servem?”, com a Dra Ananda Machado (UFRR), obteve 386 visualizações.

Colóquio de Línguas Indígenas na Amazônia: O Colóquio de Línguas Indígenas na Amazônia – CLIA, foi um evento promovido pelo Grupo de Estudos  de Línguas Indígenas Brasileiras – GELIB. O Colóquio contou com a participação  do Dr. Rodrigo Mesquita (UFJ), que apresentou a palestra intitulada: “Problemas de Educação Bilíngue e de Intervenção na Educação Escolar Indígena: Belo Monte e Povos Indígenas do Médio Xingu”,  obteve 299 visualizações.

VII Encuentro de la Hispanidad: interacciones virtuales. Esse evento apresentou várias palestras e minicursos tendo um grande sucesso de público. Destacamos a Palestra de abertura – “Novas possibilidades no uso de TI no ensino de LE: auto-imersão, comunidades linguísticas e seleção de ferramentas” , com o Dr Ricardo Gualba (UFBA), obteve 242 visualizações.

O Projeto de Podcasts “Egressos e Progressos”, coordenado pelo Dr Roberto Mibielli (UFRR), o discente Enderson Monteiro e Devair Fiorotti, obteve 297 visualizações.

Somadas a essas atividades do canal youtube, ressaltamos os vários encontros virtuais com pesquisadores nacionais e internacionais, realizados via google Meet, aplicativo Zoom, entre outros. Preparamos um anexo com cartazes de divulgação dessas atividades que foram publicizados em nossas redes sociais pessoais e oficiais do PPGL, a página do Facebook e nosso sítio oficial.

Observamos ainda o canal do You Tube específico do Programa de Valorização das Línguas indígenas, citado como um de nossos destaques e coordenado pela Profa Ananda Machado. Este canal tem 579 inscritos, abriga os cursos e palestras organizados pelo grupo de pesquisadores que colaboram no projeto. Nos últimos 365 dias o canal teve  10.174 visualizações, 1866,7 horas de exibição. Mencionamos a seguir os eventos com mais acessos Formação Básica de intérpretes de línguas indígenas de Roraima, obteve 923 visualizações; Primeiro dia do III EPILIRR obteve 767 visualizações, Panton 1: curso Senupanto’ Aminkanpe: curso de língua Macuxi Instrumental obteve 281 visualizações; Mynapu: curso preparatório para o concurso de professores Wapichana obteve 222 visualizações; Dia Internacional da Língua Materna (fala da professora Neide na língua Macuxi) obteve 128 visualizações; Animação de Panton na língua Macuxi Kurenan obteve 72 visualizações.

Do mesmo modo, precisamos destacar parcerias muito importantes para o crescimento do PPGL. Como a Cátedra Políticas Linguísticas para o Multilinguismo (UNESCO) que agrega pesquisadores  de 15 países (Russian State University for the Humanities; University Negeri Malang, Indonesia; Higher Institute of Education Science of Uíge (ISCED), Angola; National University of East-Timor, East-Timor; University of Macau, China; Catholic University of Leuven (KU Leuven), Belgium; Autonomous Metropolitan University Iztapalapa (UAM) and National Pedagogical University, Mexico; Galician Academy of the Portuguese Language (AGLP), Galicia, Spain (AGLP), Galicia, Spain; University of Tartu, Tartu, Estonia; Vigdís Finnbogadóttir Institute of Foreign Languages at the University of Reykjavik, Iceland; Caro y Cuervo Institute in Bogotá, Colombia) e de 25 instituições, com uma série de projetos, eventos, publicações, cursos realizados em parceria, tais como: Critical Dictionary of Multilingualism and Linguistic Policies, trabalho coletivo proposto por Isis Ribeiro Berger, da UNIOESTE (https://www.unioeste.br/portal/home-ingles). O Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução da UFSC (https://ppget.posgrad.ufsc.br/?lang=en), coordenado pela Andréia Guerini, oferece a oportunidade de um curso coletivo em Multilinguismo e tradução. No curso de formação básica de intérpretes de línguas indígenas ofertado pelo PPGL-UFRR tivemos a colaboração da UFSC, do IPOL e da UNB.

O PPGL esteve no Inalco-Paris em 2020 e participou de seminário on-line organizado pela mesma instituição, com texto a ser publicado em breve pelos organizadores do evento; um dos professores coordenadores da Cátedra em Macau- China participou de banca no PPGL e organizou dossiê na Revista Diacrítica (UFRJ) com texto da professora Ananda Machado, coordenadora da equipe da Cátedra na UFRR, dentre outras ações.

Os intercâmbios nacionais são fomentados pela participação de professores e alunos em eventos, bancas e grupos de pesquisa, por exemplo, o VI Siecler, 2018, (Organizadores: Emerson Carvalho de Souza e Adriane Menezes), o evento causou diferentes tipos de impacto na comunidade acadêmica no âmbito do PPGL e fora dele;  do Grupo de Estudos de Línguas em Contato (GELIC)-USP e outros com a Universidade Federal Fluminense. Com esta mesma instituição, aliás, após longo período de frutífero relacionamento informal (sete professores do corpo docente do curso de Letras e do Instituto Insikiran lá se doutoraram e desses ao menos cinco pertencem ao corpo docente do PPGL), estuda-se a criação de um DINTER que nos ajude a melhor estruturar a Pós, preparando-nos para a eventual criação de um doutorado em Letras. Pensamos assim, atender à demanda daqueles nossos egressos que pretendem seguir a carreira acadêmica, mas que por um ou outro motivo não podem se deslocar do estado.

Outro passo importante na direção de uma maior integração mediante a realização de intercâmbio com outros programas e com grupos de pesquisas nacionais seu por meio da aprovação do PPGL/UFRR no PROGRAMA NACIONAL DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA NA AMAZÔNIA – PROCAD-Am: em 2018, equipes de docentes do PPg em Letras da Universidade Federal de Roraima, do Mestrado em Literatura da Universidade Federal de Rondônia e do PPG em Estudos de Literatura da UFF concorreram no Edital lançado pela CAPES para o Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia – PROCAD/AMAZÔNIA n°3/2018. As equipes indicadas eram compostas pelos professores Fábio Almeida de Carvalho (UFRR), Roberto Mibielli (UFRR), Devair Fiorotti (UFRR), Tatiana Capaverde (UFRR), Maria de Fátima Castro de Oliveira Molina (UNIR), Mara Genecy Centeno Nogueira (UNIR), Fernando Simplício dos Santos (UNIR), Sônia M. G. Sampaio (UNIR), Silvio Renato Jorge (UFF), André Dias (UFF) e José Luís Jobim (UFF), e foram contempladas com o projeto intitulado “História, circulação e análise de discursos literários e sociais”. Começaram o trabalho conjunto em 2019, quando foram realizados o II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS DAS AMAZÔNIAS – II SIELLA, e as IV JORNADAS DE ESTUDOS LITERÁRIOS, na UNIR, no período de 04 a 06 de dezembro de 2019, com a participação da maioria dos membros das equipes. Como este evento na UNIR reuniu também participantes do projeto “Diásporas amazônicas : língua, cultura e educação sob o signo da diversidade”  (PPGEL/UNEMAT-PPGL/UFPA-PPGML/UNIR), foi feita reunião com os seguintes professores: Alexandre Manicetto Bottom e Aroldo José Abreu Pinto (PPGEL-UNEMAT); Sidney Facundes e Marília de Nazaré  de Oliveira Ferreira (PPGL/UFPA); José Luís Jobim e André Dias (PPg em Estudos Literários UFF); Fábio Almeida de Carvalho, Roberto Mibielli e Devair Antonio Fiorotti (PPGL/UFRR); Sônia Sampaio, Fernando Simplício dos Santos, Marília Lima Pimentel Cotenguiba, Mara Genecy Centeno Nogueira (PPG/MEL/UNIR); João Carlos Gomes e Marília Lima Pimentel Cotinguiba (PPGML/UNIR), para discutir e deliberar sobre possíveis ações comuns a serem realizadas pelos programas de pós-graduação acima elencados, a partir de interesses comuns, na condição de partícipes nos PROCADS/Amazônia. Depois de discutir, o grupo decidiu criar parcerias acadêmicas que resultariam em publicações.

Assim, em 2020, André Dias (UFF), Fábio Almeida de Carvalho (UFRR) e Fernando Simplício dos Santos (UNIR) organizaram o volume 22, número 39 da Revista Brasileira de Literatura Comparada, com contribuições do PPG em Letras da UFRR (Sheila Praxedes Pereira Campos, Fábio Almeida de Carvalho, Devair Fiorotti, Sonnyellen Ferseck Fiorotti, Roberto Mibielli), do Mestrado em Literatura da UNIR (Maria de Fátima Castro de Oliveira Molina, Iza Reis Gomes Ortiz, Sonia Maria Gomes Sampaio, Mara Genecy Centeno Nogueira, Fernando Simplício dos Santos, Andréa Moraes da Costa), do PPG em Estudos de Literatura da UFF (Claudete Daflon, André Dias) e do PPG em Letras da UFPA (Izabela Leal/Fernando Alves da Silva Júnior). Também em 2020, foram publicados 3 livros, fruto de trabalho dos pesquisadores em rede.

1) TR NSITOS E FRONTEIRAS LITERÁRIAS: REPRESENTAÇÕES. Boa Vista/Rio de Janeiro: Editora da UFRR/ Makunaima Edições, 2020, organizado por Roberto Mibielli (UFRR), Silvio Renato Jorge (UFF) e Sonia Maria Gomes Sampaio (UNIR), com a contribuição de docentes/pesquisadores do PPg em Letras da UFRR (Roberto Mibielli, Fábio Almeida de Carvalho, Ananda Machado, Devair Fiorotti, Jucicleide Pereira Mendonça dos Santos), Mestrado em Literatura da UNIR (Andréa Moraes da Costa, Paulo Eduardo Benites de Moraes), PPg em Letras da UERJ (Nabil Araújo), PPg em Literatura da UnB (Pedro Mandagará), PPg em Estudos de Literatura da UFF (André Dias), Instituto Federal do Pará (Liozina Kauana de Carvalho Penalva, Gilmar Bueno Santos). O livro pode ser acessado em: http://edicoesmakunaima.com.br/catalogo/2-critica-literaria/48-transitos-e-fronteiras-literarias-representacoes .

2) TR NSITOS E FRONTEIRAS LITERÁRIAS: IMAGINÁRIOS. Boa Vista/Rio de Janeiro: Editora da UFRR/ Makunaima Edições, 2020, organizado por Roberto Mibielli (UFRR), Silvio Renato Jorge (UFF) e Sonia Maria Gomes Sampaio (UNIR), com a contribuição de docentes/pesquisadores do PPg em Letras da UFRR (Sheila Praxedes Pereira Campos, Tatiana Capaverde), Mestrado em Literatura da UNIR (Fernando Simplício, Mara Genecy Centeno Nogueira, Sonia Maria Gomes Sampaio), Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Amapá (Yurgel Pantoja Caldas), e PPg em Estudos de Literatura da UFF (Renata Flávia da Silva, Livia Maria de Freitas Reis Teixeira, Camila Lima Sabino), Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura da Universidade Federal de São Carlos (Daniel Laks). O livro pode ser acessado em: http://edicoesmakunaima.com.br/images/livros/transitos_e_fronteiras_literarias_imaginarios.pdf

3) TR NSITOS E FRONTEIRAS LITERÁRIAS: TERRITÓRIOS. Boa Vista/Rio de Janeiro: Editora da UFRR/ Makunaima Edições, 2020, organizado por Roberto Mibielli (UFRR), Silvio Renato Jorge (UFF) e Sonia Maria Gomes Sampaio (UNIR), com a contribuição de docentes/pesquisadores do PPg em Letras da UFRR (Fábio Almeida de Carvalho, Isabel Maria Fonsêca, Roberto Mibielli), do Mestrado em Literatura da UNIR (Maria de Fátima de Castro Molina), do PPg em Estudos de Literatura da UFF (José Luís Jobim, Silvio Renato Jorge), Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos da UNILA (Diana Araujo Pereira), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Ezilda Maciel da Silva).

Ainda em 2020, as equipes do PROCAD/AMAZÔNIA decidiram que, assim como em suas publicações, os eventos acadêmicos a serem organizados por elas ou com a sua colaboração deveriam ser inclusivos, isto é, não se limitar apenas aos participantes das equipes. Neste ano, as equipes organizaram: 1) a III JORNADA PROCAD UFRR/UNIR/UFF (on line), da qual participaram docentes e pesquisadores daquelas Universidades e de outras do Brasil, e que está acessível em: https://www.youtube.com/playlist?list=PL0Nm6h7HMQy48MkiSXRJDB0xO4YaSQxvS  ; 2) o Simpósio  CORPOS E ALMAS NA TERRA: TERRITÓRIOS, REPRESENTAÇÕES, IMAGINÁRIOS, no âmbito das Jornadas Andinas de Literatura Latino-Americana, realizado em sala virtual da UNAM, México, no dia 11/08/2020, acessível em https://www.youtube.com/watch?v=TPymS0wzoKU&list=PLbZP_QBuUJQavJVarTE8NEuYgwDpcYe1t&index=66. 3) Participaram da Comissão Organizadora do evento internacional, realizado na UFF, intitulado CIRCULAÇÕES TRANSCULTURAIS: TERRITÓRIOS, REPRESENTAÇÕES, IMAGINÁRIOS, ocorrido em dezembro de 2020, além de apresentarem trabalho. A playlist para as sessões do evento é: https://www.youtube.com/playlist?list=PL0Nm6h7HMQy6EdetQjD4xToLSMivX9jKe. Como este evento foi realizado em parceria com universidades francesas, serviu também como elemento motivador de novos empreendimentos acadêmicos com o mundo de língua francesa, inclusive gerando publicações conjuntas para 2021.

Em relação aos alunos, as equipes promoveram a III Jornada do PROCAD – UFRR-UNIR-UFF, para que os discentes pudessem apresentar seus trabalhos, integrando os temas tratados no curso com as pesquisas em curso de cada um. Tendo em vista o alto nível alcançado por boa parte dos trabalhos apresentados, decidiu-se selecionar para publicação a versão completa de alguns deles, que foram publicados em 2020, em dois novos volumes da coleção de e-books Discipuli, publicados pela Editora da Universidade Federal de Roraima.

Deixamos por último a experiência mais inovadora no âmbito do PROCAD/AMAZÔNIA em 2020, que foi o oferecimento conjunto de curso por docentes das equipes. Em função da pandemia, que obrigou os docentes e discentes de todos os PPGs a se adaptarem ao ambiente digital, as equipes decidiram transformar o problema em uma solução criativa, aproveitando a oportunidade de congregação virtual para um investimento acadêmico comum. Assim, em 2020.1, foi oferecido o curso CONCEITOS FUNDAMENTAIS PARA OS ESTUDOS LITERÁRIOS, ministrado em conjunto por docentes do PPg em Letras da Universidade Federal de Roraima, do Mestrado em Literatura da Universidade Federal de Rondônia e do PPg em Estudos de Literatura da UFF, para discentes destes PPgs, com 46 inscritos. O curso foi oferecido na plataforma Google Meet, com intensa participação dos alunos, tanto em intervenções síncronas, com voz e imagem, quanto em chats e no grupo de WhatsApp formado para os participantes. Já em 2020.2, foi oferecido o curso ASPECTOS E CONCEITOS DO COMPARATISMO LITERÁRIO E CULTURAL, e, além dos docentes e discentes dos PPgs envolvidos diretamente no projeto PROCAD intitulado “História, circulação e análise de discursos literários e sociais”, decidiu-se pela inclusão de docentes e discentes da Universidade do Estado do Amazonas e da Universidade Federal do Amapá e de alunos da Universidade Federal de Tocantins, perfazendo um total de 9 professores de 5 instituições diferentes, a saber: Roberto Mibielli, Fábio Almeida de Carvalho, Sheila Praxedes Pereira Campos (UFRR); Fernando Simplício dos Santos e Maria de Fátima de Castro Molina (UNIR); José Luís Jobim (UFF); Juciane Cavalheiro e Allison Leão (UEA) e Yurgel Pantoja (UNIFAP), e 97 discentes, entre graduandos, mestrandos e doutorandos de seis diferentes instituições (além das demais tivemos o ingresso de três alunos da UFT, matriculados nessa disciplina na UFRR), totalizando um universo de 106 pessoas envolvidas diretamente no processo, em diferentes Estados.

Em relação aos alunos de Doutorado, como o PPg da UFF era o único a possuir uma turma de doutorandos, passou a aceitar a indicação de egressos dos demais PPgs, para se inscreverem na UFF, como alunos especiais, neste curso. Esse movimento recolocou em cena alguns dos melhores ex-alunos dos PPgs amazônicos envolvidos, ex-alunos que estariam dispostos a concorrer ao doutorado, se já houvesse esta opção nestes PPgs, mas que não tinham condições financeiras para arcar com as despesas do deslocamento para outros Estados e regiões onde a oferta de doutorados é mais consistente. Esta decisão das equipes do PROCAD é derivada de seu engajamento na formação de educadores para o país, já que a maior parte destes alunos de doutorado atua como docente do ensino fundamental e médio. É preciso ressaltar que os quatro programas que ofereceram o curso em parceria com o PPg da UFF pertencem à Região Norte do país, onde a oferta de doutorados ainda é incipiente. Esse panorama decerto inibe a participação dos egressos do mestrado nesse nível de ensino e pesquisa, afastando-os, muitas vezes, pela necessidade imperiosa de ganhar seu sustento, da pesquisa, dos grupos de pesquisa de seus orientadores, bem como dos próprios programas de mestrado dos quais são oriundos, quebrando os vínculos. A chamada para participar da disciplina como alunos especiais não apenas os motivou, como os fez retornar aos PPgs de seus ex-orientadores e/ou de colegas de mestrado, propondo novos projetos de pesquisa, além de resultar em artigos que foram publicados nos dois volumes da Coleção Discipuli, organizados pelos professores das duas disciplinas dos dois semestres. A temática dos textos precisava estar alinhada às discussões das disciplinas e às pesquisas desenvolvidas pelos alunos, o que fez os alunos especiais, egressos de nossos programas, voltarem à cena da pesquisa. Ressalte-se também que a participação de alunos de PIBIC nas disciplinas, orientados pelos professores, permitiu uma integração destes graduandos a ambientes de pesquisa mais desenvolvidos, e um ganho acadêmico derivado desta integração, também resultando em artigos publicados em conjunto com seus orientadores. De certo modo, o ganho social é qualitativo, no sentido de desenvolver mais amplamente a pesquisa na região mais presente no cenário do curso: o Norte.

O livro de referência para este último curso foi LITERATURA COMPARADA E LITERATURA BRASILEIRA: CIRCULAÇÕES E REPRESENTAÇÕES, de José Luís Jobim (acessível em http://edicoesmakunaima.com.br/images/livros/literatura-comparada-e-literatura-brasileira.pdf). Como o lançamento deste livro fez também parte de projeto envolvendo a sua disponibilização online e a sua discussão em mesas redondas pré-gravadas para a ABRALIC, culminando com uma LIVE, que envolvia o autor, Regina Zilberman e Marisa Lajolo, bem como a intervenção livre do público em sessão síncrona, houve a participação de docentes de outras universidades (Marisa Lajolo, Regina Zilberman, Roberto Acízelo de Souza, João Cezar de Castro Rocha, Nabil Araújo, Kenneth David Jackson, Pedro Meira Monteiro, Saulo Neiva,), do PPg em Letras da UFRR (Roberto Mibielli, Fabio Almeida de Carvalho), do PPg em Estudos de Literatura (Maria Elizabeth Chaves de Mello, André Dias, Lívia Reis), e de outros docentes e discentes dos PPgs envolvidos no PROCAD na live. Todas as mesas estão acessíveis na play list da ABRALIC, em https://www.youtube.com/playlist?list=PLmCTJNhs0LDSCHvM-az1MXhk8leVawXQa

No todo, as atividades realizadas no âmbito do projeto PROCAD “História, circulação e análise de discursos literários e sociais” geraram efeitos extremamente significativos, em termos de: melhor e maior integração regional, nacional e internacional entre as equipes envolvidas, seus respectivos PPgs e docentes/pesquisadores/alunos de outros PPgs; intercâmbio de alunos entre as instituições participantes; divulgação e circulação de produção bibliográfica das equipes; criação de redes de pesquisa; acesso livre dos alunos de graduação das IFES a todas as atividades promovidas; incentivo à produção e publicação discente; trocas de experiências, interação e integração com  colegas de outras instituições, além da integração entre os diversos níveis de ensino, assim como, atuação direta na graduação com a presença de PIBICs e alunos do mestrado e doutorado (esses últimos da UFF). Tudo isso fez com que os participantes do projeto percebessem estar diante de uma oportunidade ímpar para, em um só ato, conjugar alguns dos valores mais importantes para o desenvolvimento não somente da pós-graduação, mas da educação como um todo no país.

Outro fator de integração importante tem a ver com o fato de que, no ano de 2018, obtivemos o direito e participamos, pela primeira vez, como sócios da ANPOLL. Além desses, há ainda a participação em pós-doutorados nacionais de três de nossos professores (02 – UFF, 01 – UFSC), além de nossos professores, tivemos, em 2019 uma aluna apoiada pelo auxílio permanência do PROCAD cursando disciplina na UFF. O PPGL da UFRR tem assumido seu compromisso de se fazer presente em redes e de se integrar a outras instituições, deste modo, pretende-se, no âmbito da rede dos PROCADs da Amazônia e do PVNS/CAPES, estabelecer novas parcerias, tais como o mapa linguístico da região norte, do qual pretendemos participar e o Mapa Literocultural da Amazônia, em negociação com outras instituições, no momento. Também, a presença de nossos bolsistas PNPD em Roraima têm aberto espaço para a integração com outras instituições de ensino e pesquisa, oportunizando novos ciclos colaborativos.

O PPGL faz parte da comissão organizadora do I Congresso Internacional de Línguas Pluricêntricas Políticas Linguísticas e Multilinguismo previsto para acontecer de 20 a 22 de outubro de 2021, com a UFSC, UNIOESTE, UFF, UNB, UFBA, IPOL; com o comitê científico envolvendo a Universidade de Córdoba-Argentina; INALCO-Paris- França; Universidade de Lisboa- Portugal; Universidade de Hyderabad- Índia; Universidade de Leipzig- Alemanha; Universidade de Cabo Ocidental- África do Sul; Universidade Pedagógica Nacional- México; MGIMO- Rússia; Universidade Estadual de Mulang- Indonésia; Universidade de Stellenbosch- África do Sul; Universidade da República- Uruguai; Universidade de Macau- China; Pontifícia Universidade Católica do Equador; Universidade Norbert Zongo- Burkina Faso; Instituto Caro y Cuervo- Colômbia; Universidade Pompeu Fabral- Catalunha.

Intercâmbios nacionais e Internacionais

Embora esse quesito não seja uma exigência para cursos cuja nota é três, já existe no âmbito do programa, desde sua origem, uma preocupação com a questão da internacionalização. Em parte graças à posição estratégica de Roraima em relação às nossas fronteiras. A existência da tríplice fronteira Brasil-Venezuela-Guiana tem, desde sempre, sido fonte de boas parcerias e projetos de pesquisa, ensino e extensão. A crise na vizinha Venezuela tem ensejado a fuga de cérebros daquele país para o nosso, permitindo que tenhamos entre nossos alunos alguns venezuelanos. O grande problema com a crise no país vizinho, no entanto, é que boa parte dos projetos e convênios que estavam em andamento, graças à dificuldade de captação de recursos lá, foi momentaneamente paralisada.

Com início em 2020, a UFRR estabeleceu convênio com a Universidad de Cundinamarca (Colômbia) visando atividades de ensino de língua portuguesa e espanhola e literaturas do Brasil e da Colômbia. Em função da pandemia, todas as atividades foram realizadas virtualmente com a oferta de cursos pelas duas instituições voltadas para o público brasileiro e colombiano. Para o próximo ano há perspectiva de ampliação da parceria para trabalhos na área de pesquisa. No ano de 2020 a professora Tatiana da Silva Capaverde, juntamente com a monitora do curso, ofereceram o curso de Literatura Brasileira, voltado para alunos colombianos, com carga horária de 20h.

O PPGL também recebe, desde 2013, alunos através do Convênio PAEC – Programa de Alianças para Educação e Capacitação, numa parceria entre a Organização dos Estados Americanos (OEA) e o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras, com bolsa de estudos oferecida pela própria UFRR. Os Professores Fábio Carvalho e Roberto Mibielli participaram com capítulos publicados de livros (editados em duas línguas: Inglês e português) organizados pelo professor José Luís Jobim (UFF), pela editora Peter Lang Ltd, International Academic Publishers; Edição: New (31 de julho de 2017); além disso participaram também, com apresentação de trabalhos do VI Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa (SIMELP) e de eventos como o ICA (Salamanca, 2018), o Jalla (2018),  entre outros(vide produção). Na busca de tentar atender às demandas constantes do relatório da última avaliação quadrienal, tem-se estimulado a ida de alunos a eventos fora do país, nesse sentido, no ano de 2017, pelo menos duas de nossas alunas publicaram trabalhos em eventos internacionais em co-autoria com seus orientadores, uma em Portugal, no SIMELP e outra na Espanha na 20th European Conference on Literacy + 6º Foro Iberoamericano sobre literacidad y aprendizaje. Em 2018 foi firmado convênio do PPGL com a Universidade de Foggia, na Itália, para a qual, no primeiro semestre de 2019 enviaremos uma de nossas alunas para cursar disciplina avulsa.

Infelizmente em 2020   não foi possível enviar nenhum aluno de forma presencial, no entanto as parcerias continuaram a dar frutos por via remota. Foi estabelecida uma parceria com a Universidade de Indiana, através da Profa Dra Luciana Namorato com quem a Profa Dra Veronica Prudente Costa tem parceria de pesquisa. A profa Veronica foi convidada a participar do debate “A experiência da comissão de heteroidentificação em defesa das cotas raciais na Universidade Federal de Roraima” no dia 9 de outubro de 2020. O debate ocorreu durante o Cafezinho: Portuguese Conversation, evento semanalmente organizado pelo programa de português, no Departamento de Espanhol e Português, da Universidade de Indiana, Bloomington, Estados Unidos. O evento, que ocorreu de forma virtual, contou com a participação de alunos e professores da Universidade de Indiana, assim como membros da comunidade da cidade de Bloomington, Indiana. Essa experiência compartilhada teve muito a agregar no conhecimento sobre como a Universidade de Indiana estabelece os processos de cotas de ações afirmativas e enriqueceu o nosso conhecimento sobre o assunto, pois a Professora Veronica Prudente é também membro da Comissão Institucional de Heteroidentificação da UFRR e a referida comissão vem ampliando as discussões em torno das políticas de ações afirmativas na Graduação e Pós-Graduação. 

Destacamos as atividades internacionais da Professora Ananda Machado que palestrou no Séminaire International Distances apprivoisées L’enseignement confiné des langues étrangères, organizado pelo Inalco- Paris https://www.youtube.com/watch?v=J75ghQv58HU; Palestrou ainda no Webinar: Experiências de Tradución y/o Interpretación en Lenguas Indígenas en América Latina en Tiempos de Pandemia: Avances y Desafíos, a convite do Ministério da Cultura do Peru. Já em 2021, em 22 de maio, a convite do Insituto Caro y Cuervo realizou a palestra Lenguas Indígenas en Brasil: experiências com situaciones de Multilingüismo em Roraima no evento Dia de la Lengua Materna y Dia nacional de las lenguas nativas 

https://www.facebook.com/115177386670/videos/1121610884961773, parceria de trabalho que faz parte das ações interinstitucionais da Cátedra Políticas linguísticas para o Multilinguismo (UNESCO), coordenada por Gilvan Muller de Oliveira (UFSC).


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