Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Publicado: Terça, 21 Mai 2013 15:57 | Última Atualização: Segunda, 08 Novembro 2021 17:30 | Acessos: 10629

 

DOCENTES PERMANENTES 

LINHA 01 - Língua e Cultura Regional 

EMERSON CARVALHO DE SOUZA - UFG

Graduado em Letras (Licenciatura em português/inglês) pela Universidade Estadual de Goiás (2001), Mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2004). Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2012) e Pós doutoramento em Linguística na Universidade Livre de Amsterdam (2015). Professor adjunto da Universidade Federal de Goiás-regional Jataí. Trabalho com documentação, descrição e análise de Línguas Indígenas , Fonologia, Morfologia, Sintaxe e Educação Indígena Intercultural. Entre os projetos em andamento, destaca-se estudos de aspectos da morfossintaxe da língua Shawã (Pano). Nasalidade em PE, PB, PM e nasalidade em línguas indígenas.Sou membro do grupo de pesquisa Phon'UP-Phonetics & Phonology at Universty of Porto, Grupo de Educação e Línguas indígenas da UFG. Estou Professor do quadro permanente do programa de Pós Graduação da UFRR onde oriento pesquisa na linha 1,em estudos linguísticos.

ELIABE DOS SANTOS PROCÓPIO - CCL/UFRR

Doutor em Linguística/Língua Portuguesa (UNESP-FCLAR), Mestre em Linguística (UFC), Mestre em Filologia Hispânica (CSIC, Espanha); Licenciatura em Letras-Português/Espanhol e Literaturas (UFC). ** Professor de Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Federal de Roraima (UFRR), e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) na mesma instituição. **Participante dos seguintes grupos de pesquisa: Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociolinguísticas de Roraima - NEPSol-RR (UFRR), Gramática de Usos do Português do Brasil (Mackenzie), Práticas de Edição de Textos do Estado do Ceará (PRAETECE/UECE) e Pesquisas Sociolinguísticas (SOCIOLIN/UFC). ** Coordenador do Laboratório Imprimatur (LABIM) - Tradução, Revisão e Transcrição. ** Coordenador estadual do Projeto Para a História do Português Brasileiro (PHPB-RR). ** Pesquisador nas áreas de Filologia, Sociolinguística e Sociorretórica.

FABRÍCIO PAIVA MOTA - CCL/UFRR

É professor Adjunto C - nível 1 da Universidade Federal de Roraima, atuando no Curso de Letras Português e Espanhol e no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL). >> Licenciado em Letras Português/Espanhol e respectivas literaturas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras pelo Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7); Mestre em Letras pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) e Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Campus de Araraquara. >> Foi coordenador dos seguintes Cursos: Letras (2014-2016) e Especialização em Ensino de Língua Espanhola e Literaturas Hispânicas (2014-2016) da UFRR. É coordenador nacional de Língua Espanhola da Rede Andifes Idiomas sem Fronteiras (IsF) e coordenador pedagógico geral, de língua espanhola e de português para estrangeiros da Rede Andifes IsF na UFRR. >> É tradutor e intérprete português-espanhol-português da 1ª Instância da Justiça Federal de Roraima (JF/RR); e da Junta Comercial de Roraima (JUCERR). >> Foi bolsista da Fundação Carolina no Programa de Mobilidad de Profesores Brasil-España (2013) e do Instituto Caro y Cuervo (Colômbia) no Programa de Formação para Professores Brasileiros de Espanhol (2015). >> É pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociolinguísticas de Roraima - NEPSol-RR (UFRR), do Núcleo de Pesquisas em Sociolinguística de Araraquara - SoLAr (Unesp/Araraquara) e do Núcleo de Estudos da Norma Linguística - NormaLi (UFU). Áreas de interesse: sociolinguística, contato linguístico, língua espanhola, português como língua estrangeira, novas tecnologias.

 

MANOEL GOMES DOS SANTOS - CCL/UFRR

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1989), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) e doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Atualmente é professor associado - nível 4 da Universidade Federal de Roraima. Tem experiência nas áreas de Lingüística e Língua Portuguesa, com ênfase em Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: análise e descrição de línguas naturais, sobretudo, línguas indígenas, gramática e educação.
 Foto

MARTHA JÚLIA MARTINS DE SOUZA - CCL/UFRR

Atualmente é professora do curso de Letras / Português-Inglês da Universidade Federal de Roraima e do Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGL, na área de Linguística Aplicada com foco em Estudos de Gênero (gender/feminismo) na mesma instituição. É doutora em Estudos Linguísticos e Literários pelo Programa de Pós Graduação em Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina e mestra pelo mesmo programa. Possui graduação em Letras / Português - Inglês pela Universidade Estadual do Maranhão. Tem como interesses de pesquisa, os Estudos de Gênero (gender/feminismo), os estudos decoloniais, a relação entre discurso e sociedade, relações de poder, neoliberalismo, discriminação e questões relacionadas a grupos sociais marginalizados (mulheres, LGBTQI+, etc). É coordenadora do grupo de pesquisa do CNPq, GREG - Grupo de Estudos de Gênero (gender/feminismo) e coordena o projeto de extensão Clube de Leitura de Young Adult para alunos, servidores e comunidade em geral. É coordenadora do projeto de pesquisa Mulheres migrantes em região de fronteira: narrativas, opressão e sobrevivência.. 
 

PAULO JEFERSON PILAR ARAÚJO - CLIBRAS/UFRR

Possui licenciatura em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual do Maranhão-UEMA (2005), mestrado (2009) e doutorado (2013) em Linguística pela Universidade de São Paulo e doutorado em Linguística Africana (2013) em programa de duplo doutorado com a Bayreuth International Graduate School of African Studies-BIGSAS, Alemanha. Atualmente é Professor Adjunto do Curso de Letras-Libras Bacharelado e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras-PPGL da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Tradução-POSTRAD, da Universidade de Brasília-Unb (2016-2018) e colaborador no Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena da UFRR (2015-2016). Líder do Laboratório de Pesquisas em Línguas Orais e de Sinais-LaPLOS. Tem experiência na área de descrição e análise de línguas minoritárias, particularmente de línguas africanas e línguas de sinais, com ênfase em questões tipológicas e aspectos cognitivos de categorias gramaticais, atuando principalmente nos seguintes temas: descrição de línguas minoritárias, contato de línguas em conjunto com estudos etnolinguísticos de comunidades tradicionais, na África e no Brasil.
 Foto

RODRIGO MESQUITA - CLIBRAS/UFRR/UFJ

Possui graduação em Letras: Língua Portuguesa e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2005), mestrado e doutorado em Letras e Linguística pela mesma universidade em 2009 e 2015, respectivamente. Atuou como professor substituto na Faculdade de Letras e na Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás (2013-14) e na Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (2015) Campus de Nova Xavantina. Atuou ainda (2015-18) como professor Adjunto no curso de Letras-Libras na Universidade Federal de Roraima, onde permanece como professor permanente do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL-UFRR) e pesquisador associado ao Núcleo Histórico Socioambiental (NUHSA). Atualmente, atua como professor Adjunto na Universidade Federal de Jataí (UFJ). Lidera o "Grupo de Educação e Língua Indígena da UFG" e atua como pesquisador no "LaPLOS - Laboratório de Pesquisas em Línguas Orais e Sinalizadas" da UFRR e do grupo "Povos, Línguas e Educação Indígena (PLEI)", também da UFRR. Suas pesquisas estão concentradas principalmente nos seguintes temas: educação bilíngue, análise sociolinguística, contato entre línguas, formação de professores de línguas, língua portuguesa, libras, língua akwe xerente, documentação, descrição e análise de línguas indígenas, educação indígena e fenômenos de contato: empréstimos linguísticos e code-switching.
 Foto

ZORAIDE DOS ANJOS GONÇALVES DA SILVA VIEIRA - CLIBRAS/UFRR

Possui doutorado em Linguística pela Vrije Universiteit Amsterdam (VU), Países Baixos (2011). É mestre em Linguística pela Universidade de Brasília (2005) e licenciada em língua portuguesa e respectivas literaturas pela mesma universidade (2000). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Roraima, no departamento de Letras-Libras; professora permanente do Mestrado em Letras da UFRR. Entre 2012 e 2014 foi professora adjunta da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) no Departamento Acadêmico de Ciências da Linguagem, campus Guajará-Mirim. Lidera o Grupo de Estudos de Línguas Indígenas Brasileiras (GELIB), é membro do Laboratório de Línguas Orais e Sinalizadas (LAPLOS) ambos da UFRR. Também é membro permanente do Núcleo de História Sócio-Ambiental (NUHSA). Tem experiência na área de Linguística e língua portuguesa atuando principalmente nos seguintes temas: tipologia linguística, fonologia e morfossintaxe de línguas naturais, sobretudo línguas indígenas (família Katukina e família Caríb, língua makuxi), línguas minoritárias, Libras, documentação linguística, educação indígena bilíngue. 

 

 PROFESSORA VISITANTE NACIONAL SÊNIOR 

 

MARIA D'AJUDA ALOMBA RIBEIRO - PVNS/UESC/UFRR

Possui graduação em Letras Português Inglês pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1986), graduação em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1993), graduação em Psicanálise pelo Centro de Estudos Especializados e Psicanalíticos (2018) e doutorado em Lingüística Aplicada pela Universidade de Alcalá, Departamento de Filologia (2005). Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Letras: linguagens e Representações, da Universidade Estadual de Santa Cruz; e Professora Visitante da Universidade Federal de Roraima, bolsista CAPES. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de português, ensino, leitura, ensino/ aprendizagem e portugues como língua estrangeira.

   

DOCENTES PERMANENTES 

LINHA 02 - Literatura, Artes e Cultura Regional

 Foto

ANANDA MACHADO - Gestão Territorial Indígena/UFRR

Pós Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Estudos de Literatura (PPGEL-UFF); Pós doutora pelo Programa de Pós Graduação em Antropologia Social (PPGAS-UFRJ); Doutora em História Social (PPGHIS-UFRJ/UFRR), Professora efetiva no Programa de Pós Graduação em Letras (PPGL/UFRR) e efetiva desde 2009 do Curso de Gestão Territorial Indígena (com Ênfase em Patrimônio Indígena), no Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena, da Universidade Federal de Roraima (UFRR), possui Mestrado em Memória Social pela Universidade do Rio de Janeiro (PPGMS/UNIRIO), graduação em Licenciatura em Artes Cênicas pela Universidade do Rio de Janeiro (CCLA/UNIRIO). Com especialização em Educação Indígena pela Universidade Federal Fluminense (UFF); especialização em Democracia, República e Movimentos Sociais (UFMG). Coordenadora do Programa de Valorização das Línguas e Culturas Macuxi e Wapichana (PRAE/PRPPG/UFRR) e do Laboratório de Estudos e Ensino de Línguas e Literaturas Indígenas (LEELLI/PPGL/UFRR); Tem experiência na área de línguas indígenas, literaturas indígenas, histórias indígenas, histórias orais, biografias, autoficções, autoetnografias, memória, Arte Educação, Formação de Professores Indígenas, com ênfase em educação patrimonial, atuando principalmente nos seguintes temas: elaboração de materiais didáticos, artes cênicas, narrativas e dramaturgias em línguas indígenas, antropologia e patrimônio. 
 Foto

FÁBIO ALMEIDA DE CARVALHO - Licenciatura Intercultural/UFRR

Graduado em Letras pela Universidade Federal do Piauí (1989); Mestre em Letras (Teoria da Literatura) pela Universidade Federal de Pernambuco (1998); Doutor em Letras (Literatura Comparada) pela Universidade Federal Fluminense (2011). Professor Associado da Universidade Federal de Roraima, onde atua no curso de Licenciatura Intercultural (graduação); e nos Programas de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UFRR) e Sociedade e Fronteiras (PPGSOF/UFRR). Desenvolve pesquisas sobre trocas e transferências literárias e culturais e Circulação Literária, com destaque para a produção oriunda da tríplice fronteira da região circum-Roraima, na extremo norte da América do sul

FRANCISCO ALVES GOMES - CAV/UFRR

Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Letras da UFRR. No PPGL atua na linha de pesquisa: "Literatura, Artes e Cultura Regional". Doutorado em Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília - UnB, no programa de Pós graduação em Literatura (Conceito 5) do Departamento de Teoria Literária e Literaturas - TEL. Mestre em Literatura Brasília pela UnB em 2013. Graduado em Letras - Literatura pela Universidade Federal de Roraima - UFRR em 2011. Atualmente é professor do quadro Efetivo da UFRR atuando no curso de Artes Visuais (CCLA), atuando nas disciplinas História da Arte I e II, e Crítica em Artes Visuais. Tem interesse pelo texto dramático, dramaturgia, teatro brasileiro e suas inúmeras interpretações na ambiência social. No mestrado estudou o texto dramático de Hilda Hilst que culminou na dissertação, "Hilda Hilst: Da dramaturgia ao poder e à cena: Leituras das peças O Verdugo e o Rato no Muro". Agora, no curso de doutorado, continua estudando o teatro de Hilda Hilst através do projeto de tese, "Certas palavras não devem ser ditas: um estudo sobre a violência nas peças O rato no muro, O visitante, O verdugo e As aves da noite, de Hilda Hilst". Faz parte do grupo de pesquisa Literatura e Cultura, da UnB, grupo este que tem se dedicado ao estudo da Autoria. É poeta, tendo publicado os seguintes livros, Poemas a Meia Carne (2008) e Ruídos Noturnos e pequenas putarias literárias (2013). Em 2018 publicou seu primeiro livro de contos, intitulado: "Fotografias desmemoriadas de mim, de ti, de outrem", obra que venceu o prêmio Peixes de contos e crônicas, categoria do concurso nacional de literatura promovido pela Editora Kazuá.Também faz parte do grupo teatral Cia do Pé Torto (www.ciadopetorto.com.br). Em 2011 dirigiu o espetáculo A galinha degolada, fruto do prêmio Funarte Miryan Muniz de teatro na categoria montagem de espetáculo. Desenvolve também perfomances em parceria com alunos da graduação da UFRR. Recentemente assumiu a Coordenação do Polo Arte na Escola na UFRR. Foi professor voluntário no cursinho pré vestibular solidário EDUCAFRO Brasília, de setembro de 2017 até setembro de 2019. Coordenador do Programa Polo Arte arte na Escola em Roraima, sediado na UFRR. Participou do projeto "Alô Vestibulando da UFRR", da Pró Reitoria de Extensão-PRAE.

 

Foto

ROBERTO MIBIELLI - CCL/UFRR


Graduado em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990), possui mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2000), doutorado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2007) e pós-doutorado também pela UFF (2016). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Roraima. Atua na área de Letras, trabalhando principalmente os seguintes temas: ensino de literatura, teoria e ensino, literatura brasileira e literatura da/na Amazônia. Coordena o Programa de Pós-graduação em Letras da UFRR (PPGL-UFRR, com mandato até janeiro de 2022). Fundou, juntamente com colegas pesquisadores da UFRR, os laboratórios: LLEAL - Laboratório de Leitura, Estudo e Análise Literária e LABLAR - Laboratório de Literaturas da Amazônia e de Roraima. Criou e coordena o Grupo de Estudos Literários Comparados, Cultura e Ensino de Literatura (DGP/CNPq), assim como atua nos grupos de pesquisa: Permanência e atualização das fontes textuais ameríndias nas literaturas americanas - o caso Circum-Roraima, coordenado pelo Professor Fábio Almeida de Carvalho (PPGL/UFRR) e As trocas e transferência literárias e culturais e a circulação literária e cultural em perspectiva histórica, coordenado pelo Professor José Luís Jobim (PPGLit/UFF). É poeta, escritor e fundador do coletivo Máfia do Verso. Coordena, desde 2018, o projeto de extensão Literatura em Roraima: Diálogos e Leituras.

 

ROSIDELMA PEREIRA FRAGA - LEDUCARR/UFRR

Pós-Doutora em Cultura Contemporânea, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015-2017). Doutora e Mestre em Letras e Linguística, na área de Estudos Literários, pela Universidade Federal de Goiás, com apoio do CNPq. Pós-Graduada, em nível de especialização em Língua e Literatura Brasileira (UNEMAT-2005). Graduada em Letras (português e literaturas-UNEMAT-2001). Foi professora efetiva na área de Teoria Literária e Literaturas de Língua Portuguesa na Universidade Estadual de Roraima e temporária na UFG. Tem experiência em Teoria Literária, Literaturas de Língua Portuguesa, Literatura comparada (brasileira e africana), Leitura e recepção de poesia moderna e contemporânea, formação do leitor e ensino de literatura. Tem experiência em estágio supervisionado, teoria da literatura, literaturas de LP. Poeta (Autora de Poiesis em verso e prosa (2013), Cantares de Amor (2014) e AmorAmante (2018). Autora do projeto "O contador de histórias e o leitor de poesias" (Iniciação Científica/CNPq), "Cruzamentos de cultura e identidade nas canções poéticas sobre Roraima" (Pós-Doc 2015). Atuou como professora do Programa PARFOR/CAPES. Coordenou por 3 anos o Curso de Especialização em Língua Portuguesa e Literatura na UERR. Foi tutora do grupo PET_UERR/MEC com o projeto de Letramento Literário e gêneros textuais, atuando com formação docente. Coordena o grupo de pesquisa Africanidades, literatura e minorias e o PIBID da Licenciatura em Educação do Campo, com o projeto Letramento Literário e Gêneros textuais na educação do campo. Atualmente é professora de língua portuguesa e literatura na Leducarr e pertence ao quadro permanente do PPGL (Mestrado em Letras), na Linha de Pesquisa Literatura, Artes e Cultura Regional, da Universidade Federal de Roraima.

 

SHEILA PRAXEDES PEREIRA CAMPOS - CCL/UFRR

Doutora em Estudos de Literatura, na área de Literatura Comparada, pela Universidade Federal Fluminense e Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRR, na linha de pesquisa Literatura, Artes e Cultura Regional. É graduada em Letras com Habilitação em Literatura. Atualmente, é professora adjunta na Universidade Federal de Roraima onde atua na área de Literatura (Amazônicas e Infanto-Juvenil) e Estágio Supervisionado em Literatura, com lotação na Coordenação do Curso de Letras. Desenvolve pesquisas em torno da formação discursiva sobre a Amazônia, com foco em viagens e viajantes, especialmente Theodor Koch-Grünberg, e, desde 2015, sobre Mário de Andrade. 


TATIANA DA SILVA CAPAVERDE CCL/UFRR

Atualmente é professora do curso de Letras da Universidade Federal de Roraima. Possui Graduação em Letras - Bacharelado em Espanhol pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001), Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e Doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (2015).Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Hispano-americana, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura hispano-americana, literatura comparada, autoria, apropriação e hibridismo.

 VERONICA PRUDENTE COSTA - CCL/UFRR

Possui Doutorado e Mestrado em Letras Vernáculas (Literatura Portuguesa e Africanas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bacharelado e licenciatura nas áreas de Letras: Português/Literaturas (2003) e Inglês /Literaturas (2000) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Especialização em Literatura Portuguesa (UERJ). Atuou como Professora Adjunta na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) entre 2011 e 2018. Foi secretária executiva da ABRAPLIP na gestão 2014-2015. Organizou os seguintes eventos científicos com fomento público: IV Congresso Norte-Nordeste da ABRAPLIP (2012); I SIRELLMS (2013); ABRAPLIP no Interior (2015) e XV Congresso Internacional da ABRAPLIP (2015). Coordenadora Pedagógica do curso de Licenciatura em Língua Inglesa (PARFOR) de 2014 a 2018; Coordenadora do curso de Especialização Lato Sensu em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e suas literaturas entre 2014 e 2016. Editora Chefe da Revista Contracorrente de 2015 a 2017; Coordenou o Projeto "Presença Portuguesa na Amazônia", financiado pelo CNPq de 2015 a 2017 e foi subcoordenadora de 2016 a 2018 do Pólo Tefé do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH-UEA). Foi membro da Câmara de Assessoramento Científico da FAPEAM entre 2015 e 2017 e Membro da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação da UEA entre 2017 e 2018. Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Federal de Roraima (UFRR). Membro do Conselho Deliberativo e Fiscal da ABRAPLIP, gestão 2018-2019 e gestão 2020-2021. Membro dos grupos de pesquisa: Estudos de literaturas e Identidades (UFRR) e Literatura e Antropologia: cartografias e outros procedimentos narrativos (UFFRJ). Líder do grupo de pesquisas: Cátedra Amazonense de Estudos literários e da Cultura (UEA). É membro do corpo editorial da Revista Contracorrente; Membro da comissão científica da Ingá: revista de estudos linguísticos e literários (UFRB); Membro do conselho consultivo da Revista Ininga; Membro do Conselho editorial da Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU. Parecerista dos periódicos Canoa do Tempo (UFAM) e Anos 90 (UFRGS). Consultora Ad hoc de projetos PCE da FAPEAM. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH-UEA), vinculado à Rede Amazônica Interdisciplinar de Programas de Pós-Graduação. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL-UFRR). Vice-coordenadora do PPGL/UFRR. 

 

PROFESSORES COLABORADORES - LINHA 1

Foto 

SIMONE LÚCIA GUESSER - CCL/UFRR


Possui graduação em Letras-Português pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), mestrado em Linguística pela Universidade de Siena (2007) - reconhecido como mestrado em Linguística e Semiótica pela USP -, pós-graduação em Ciências Cognitivas (Universidade de Siena - 2008) e doutorado em Informática, Lógica Matemática e Ciências Cognitivas (Universidade de Siena - 2011) - reconhecido como doutorado em Linguística e Semiótica pela USP. Seus interesses de pesquisa incluem teoria e análise gramatical - com foco na sintaxe do português brasileiro e demais línguas românicas-, aquisição da linguagem e relação entre teoria gramatical e ensino. É tutora do PET-Letras/UFRR, coordenadora do LEGAL/PPGL-UFRR (Laboratório de Estudos sobre Gramática e Aquisição da Linguagem) e coordenadora do Grupo de Trabalho em Teoria da Gramática da ANPOLL (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística; http://anpoll.org.br/gt/teoria-da-gramatica-gttg/), no biênio 2018-2020. Faz parte, desde 2014, do Grupo de Pesquisa (CNPq) "Teoria da Gramática e o Português Brasileiro" (UFSC).

 

PROFESSORES COLABORADORES - LINHA 2

Foto

IVETE SOUZA DA SILVA - CAV/UFRR

Professora Adjunta na Universidade Federal de Roraima (UFRR) lotada no Curso de Artes Visuais. É formada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2008). Mestre em Educação (2010) e Doutora em Educação (2013) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da UFSM. Líder do Grupo de Pesquisa CRUVIANA: Educação, Arte e Intercultura. Professora no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), na linha Literatura, Artes e Cultura Regional e no Programa de Pós-Graduação em Educação na linha Educação e Processos Inclusivos. Tem desenvolvido pesquisas na área da Educação Intercultural, Ensino da Arte, Antropofagia Cultural Brasileira e Bordados.

 

Fim do conteúdo da página