Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

RELAÇÃO E DESCRIÇÃO DA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

A CAPES disponiliza informações e orientações referentes à Área de Linguística e Literatura em seu sítio, local onde é possível encontrar, dentre outros: Documento de área, Ficha de avaliação  e Relatório de Avaliação. 

Para acessar esse conteúdo, basta clicar AQUI.

 

 

- RELAÇÃO E DESCRIÇÃO DA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

Estudos de Linguagem e Cultura Regional
A área de concentração tem como foco o estudo da grande variedade de linguagens, produzidas e manifestas nas diversas culturas existentes na região, articuladas ao global. Problematiza a dinâmica das expressões lingüísticas, literárias e artísticas, a partir da noção de identidades múltiplas, engendradas no peculiar contexto regional, considerando o sujeito historicamente constituído.

- RELAÇÃO E DESCRIÇÃO DAS LINHAS DE PESQUISA

Linha 1 - Língua e Cultura Regional
Estudo das manifestações lingüísticas no contexto regional, tomando como eixo a diversidade, as identidades e os contatos lingüísticos produzidos pela pluralidade cultural local. Tendo em vista a peculiaridade regional, abrange temáticas como descrição de línguas, educação em situações de bilingüismo e a construção de traços identitários.

Linha 2 - Literatura, Artes e Cultura Regional
Estudo das linguagens literárias e artísticas, suas interações e relações com os movimentos culturais regionais, partindo da noção de identidades múltiplas e tomando como eixo investigativo as várias abordagens do texto literário, em particular, e das artes, em geral, considerando as articulações entre regional e global.

Fim do conteúdo da página