Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Apresentação

Publicado: Segunda, 20 Mai 2013 17:50 | Última Atualização: Sexta, 27 Agosto 2021 17:25 | Acessos: 3724

1. A Universidade Federal de Roraima (UFRR), criada em 1989, foi a primeira Instituição de Ensino Superior do Estado, e a única por quase dez anos. Desde o início de suas atividades, em 1990, vem desempenhando um papel importante na formação de profissionais de nível superior, inclusive na área de Letras, um dos primeiros cursos a ser implantado.Em 2005, um grupo de professores do curso de Letras recém-doutorados compartilhou suas inquietações e o desejo de criar um curso de mestrado na área. Então, éramos poucos doutores e buscamos parceiros em outros cursos de áreas afins da nossa instituição e, posteriormente, de outras, e iniciamos um trabalho árduo no sentido de elaborar a proposta de um Programa de Pós-Graduação em Letras para ser submetido à avaliação da CAPES. Conseguimos fazê-lo. Embora não tenhamos aprovado nossa proposta naquela ocasião, esta reunião de pessoas com um objetivo comum ― criar um mestrado em Letras na UFRR ― deu origem a um grupo de trabalho, denominado GT-PPGL (Grupo de Trabalho para criação do Programa de Pós-Graduação em Letras).

2. O GT-PPGL teve total apoio institucional. Uma das manifestações deste apoio foi a conquista de um financiamento, obtido junto à CAPES através de um projeto institucional de fomento a grupos de pesquisa nas áreas humanas, visando a criação de programas de pós-graduação nestas áreas. Ao longo dos seus 4 anos de trabalho, com reuniões quinzenais e, por vezes, semanais, o GT-PPGL produziu resultados acadêmicos significativos, como eventos científicos, grupos de estudos, projetos de pesquisa e a publicação de livros. Mas, aquele que consideramos seu maior êxito foi a aprovação da proposta de criação do PPGL/UFRR em julho de 2008, a despeito de ter iniciado apenas em 2010.
A implantação do PPGL, através do curso de Mestrado em Letras, ao mesmo tempo em que atende a uma demanda reprimida de profissionais desejosos por sua capacitação, contribui para a sistematização científica da pesquisa regional e fortalece o ensino, a pesquisa e a extensão nas áreas do conhecimento para as quais se volta, possibilitando que a UFRR desempenhe ainda melhor a sua função diante da sociedade na qual está inserida.

3. Esta sinopse mostra um relato histórico do Programa de Pós-Graduação em Letras – PPGL/UFRR.

Fim do conteúdo da página