O PPGANTS/UFRR conta com duas formas de ingresso: uma entrada anual, regular, e uma entrada semestral para estudantes especiais.
ESTUDANTE REGULAR é a pessoa, portadora de diploma, que participa de Processo Seletivo realizado em Edital específico para ocupação de vagas no Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, aprovada dentro do número de vagas e matriculada no PPGANTS em conformidade com as normas do Programa e da UFRR. Tal estudante terá um prazo de 24 meses para cumprir com os requisitos disposto no Regimento do Programa, a fim de receber diploma de Mestre ou Mestra em Antropologia Social. A seleção acontece uma vez a cada ano, normalmente entre os meses de agosto e de dezembro, com validade apenas para o ingresso no ano estipulado em Edital. O PPGANTS/UFRR oferta 16 vagas anuais, sendo 12 vagas para Ampla Concorrência e 04 vagas para Ações Afirmativas (negros/pretos e pardos, indígenas, pessoa com deficiência).
ESTUDANTE ESPECIAL é a pessoa, portadora de diploma de graduação, que venham a requerer, junto à coordenação do curso, vagas em disciplinas, de acordo com edital específico para esse fim. Semestralmente, e de acordo com a disponibilidade do Programa, será aberto Edital de Processo Seletivo específico para recebimento de candidaturas de alunos/as especiais nas disciplinas sendo ofertadas no período em questão. Para concorrer à estas vagas é importante já ter em mãos diploma de graduação e/ou certificado de conclusão de curso de graduação e apresentar uma justificativa pela qual deseja participar da(s) disciplina(s) escolhidas. A seleção se dá mediante normas específicas de cada Edital, quando é lançado. A matrícula como estudante especial não gera vínculo com o PPGANTS e nem dá direito ao recebimento de diploma. O PPGANTS, assim como a UFRR, permitem que estudantes não vinculados matriculem-se em, no máximo, duas disciplinas.