linha top1
Universidade Federal de Roraima

O Programa de Pós Graduação em Antropologia Social da UFRR - PPGANTS foi criado em 2015, voltado à formação de  profissionais na área de antropologia, em nível de mestrado. Ao longo dos primeiros anos de existência, vem capacitando antropólogos e antropólogas aptos à reflexão acerca das dinâmicas socioculturais em curso na realidade nacional, da Amazônia e sobretudo de Roraima.

Os docentes-pesquisadores e discentes do PPGANTS /UFRR realizam pesquisas que buscam conhecer e refletir sobre a variabilidade da experiência humana em um contexto específico e sobre as mudanças ao longo do tempo. Dessa forma, busca contribuir com a construção de possíveis soluções de questões postas pela sociedade através da produção de conhecimento que dê subsídios ao planejamento e implementação de políticas públicas voltadas aos grupos e populações que habitam esta região.

As linhas de pesquisas do PPGANTS aglutinam interesses nas áreas de etnologia indígena, antropologia da saúde, processos sócio educativos, memória social, migrações e diáspora, populações rurais, povos tradicionais e direitos em processos judiciais que envolvem populações diferenciadas.