Publicado em: 14 de março de 2023
Atualizado em: 21 de novembro de 2024
Compartilhe:

O Curso de Pedagogia da UFRR foi criado em 1993. Na ocasião, ele foi “[…] desenhado para formar um professor de 1º grau polivalente […]” (UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA, 1995, p. 22), que poderia optar entre a habilitação de professor da 1ª a 8ª série ou habilitação para o ensino interétnico. Neste período também existia em Roraima a Escola de Formação de Professores de Boa Vista (EFPBV), que oferecia a Habilitação Específica para o Magistério (HEM) e, portanto, formava professores para atuar na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Segundo os Dados Estatísticos do Vestibular de 1993.2, o Curso de Pedagogia ofereceu 90 vagas para 112 inscritos do interior do estado de Roraima e não ofertou vagas para a capital Boa Vista, o que pode ser compreendido pela preocupação que marca o início do curso em formar professores de acordo com as “[…] carências do sistema de ensino de Roraima, […] particularmente nas escolas do interior e nas escolas rurais […]” (UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA, 1995, p. 22). Somente nos vestibulares posteriores a oferta foi estendida à capital, com 219 inscritos para 30 vagas na capital e 90 inscritos para 150 vagas no interior no vestibular de 1994.1 e 302 inscritos para 40 vagas na capital e 134 inscritos para 120 vagas no interior em 1994.2.

Já, atualmente, na reformulação de 2009 se manteve a estrutura curricular organizada por eixos temáticos semestrais, entretanto, as práticas pedagógicas e o estágio curricular passaram a ser ofertados a partir da segunda metade do curso. Em atendimento às determinações das DCNP em vigor, a duração mínima era de quatro anos e meio e máxima de 08 anos, com carga horária total de 3.228h de atividades letivas.

Por fim, o atual projeto começou a ser reformulado em 2018 com o propósito de promover melhorias no processo de formação dos egressos, bem como operar ajustes na carga horária e atendimento a determinações legais provenientes da UFRR e do CNE, especialmente, no que se refere à “curricularização” das atividades de extensão.

Esta reformulação mantém a estruturação e discussão do PPC com base na Resolução CNE/CP nº 01/2006, que dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Licenciatura em Pedagogia, que está em vigor. O Colegiado compreende que a organização curricular e pedagógica de formação para a Pedagogia proposta por esta Resolução atende a nossa realidade social local e regional. Nesse sentido, o Colegiado do Curso de Pedagogia optou em realizar atualizações no seu PPC para inserção da política de curricularização da extensão e da carga horária de prática como componente curricular. Sendo assim, são evidenciadas ao longo do texto as seguintes modificações:

Contemplou-se no mínimo 10% da carga horária total do curso com Atividades Curriculares de Extensão, atendendo à Resolução nº 040 de 28 de agosto de 2021.

Adequou-se a carga horária dos estágios curriculares supervisionados como múltiplo de 15, visto que são componentes que formam turmas.

Atualizou-se as ementas das disciplinas que já vinham trabalhando com temas relacionados à BNCC da Educação Infantil e Ensino Fundamental, Resolução CNE/CP 2 de 2017. Além disso, atualizou-se as referências bibliográficas e ementas dos componentes curriculares, bem como acrescentou-se 405 horas de Prática como componente curricular. Desta forma, a carga horária total do Curso de 3.228 horas ficou com 3.225 horas.


.

Universidade Federal de Roraima opera com o apoio do casino online Vavada. Os graduados podem encontrar emprego no casino após a conclusão dos seus estudos.

.