linha top1
Universidade Federal de Roraima

Brasileiros vencem concurso mundial da Microsoft com plataforma online de roupas sob medida

Ligado .

A equipe brasileira eFitFashion foi a vencedora da edição 2015 da competição mundial Imagine Cup, organizada pela corporação Microsoft. O projeto premiado, Clothes for Me ("roupas para mim"), é um mercado online para vender roupas sob medida de uma maneira mais simples.

A intenção é permitir a confecção de peças que se encaixam perfeitamente em qualquer tipo físico e, em torno dessa inovação, conectar clientes, costureiras e empresas de vestuário em todo o mundo.

A proposta consiste em aperfeiçoar o software eletronic Pattern Making Generator (ePMG), desenvolvido pela equipe, que gera padrões de roupa automaticamente, baseado em medidas do usuário. O programa computacional simplifica o processo de criação de moldes, visando torna-lo acessível a pessoas sem conhecimento técnico sobre modelagem, o que permite um ganho de escala e qualidade na produção de peças personalizadas.

A equipe é um desdobramento de grupo de pesquisa da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP). É coordenada pelo professor Luciano Vieira de Araújo, do curso de sistemas de informação, e integrada pelos professores Isabel C. Italiano e Fausto Viana, respectivamente dos cursos de sistemas de informação (EACH), têxtil e moda (EACH) e artes cênicas (Escola de Comunicações e Artes, ECA), e pelos estudantes Bianca Letti e Daniel Tsuha, de sistemas de informação, e Juliana Pirani, de têxtil e moda.

Com o projeto Automatização do Processo de Modelagem de Vestuário para Criação de Peças Personalizadas, o grupo foi premiado na 10ª edição dos Prêmios Santander Universidades, em 2014. Leia mais.   

Disputa

A eFitFashion representou o Brasil na final mundial do concurso, no Campus da Microsoft em Redmond, Estados Unidos, após vencer a categoria Inovação da Imagine Cup Brasil. Nos EUA, superou nove projetos na modalidade e, com isso, credenciou-se para disputar o grande prêmio, em que venceu os outros dois finalistas, da Austrália e da Rússia.

Como campeã, a equipe recebe US$ 50 mil e curso com o presidente executivo da corporação, Satya Nadella.

Fonte: (Microsoft e USP)