Publicado em: 12 de outubro de 2023
Atualizado em: 1 de março de 2024
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Currículos-como-experiências-vividas: cartografia dos processos de implementação da BNCC no ensino de música escolar em Boa Vista/RR
Este projeto de pesquisa pretende investigar, por meio de uma postura cartográfica, os processos de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no ensino de música nas escolas das séries iniciais e finais do ensino fundamental em Boa Vista, capital do Estado de Roraima. Desde 2008, o ensino de música é obrigatório nas escolas de educação básica no Brasil, entretanto, não possui um componente curricular específico, fazendo parte do ensino de arte, parte da BNCC. A BNCC, por sua vez, define o conjunto de aprendizagens essenciais que devem ser ensinadas e, por meio de competências para o ensino de arte e habilidades dentro da unidade temática música, apresenta uma diretriz para confecção das propostas curriculares estaduais e municipais, como é o caso do Documento Curricular de Roraima (DCRR). Por isso, um dos principais motores em nossa investigação é a experiência-vivida de professoras/es nos cotidianos escolares e suas produções curriculares cotidianas. Esperamos, com esta pesquisa, apresentar um mapa da situação do ensino de música em Roraima e da aplicação das políticas públicas curriculares para seu ensino.
Vigência: 2023-2024
Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Bolsista: Alan Delon Moraes de Souza

Currículos, sons e criações: cartografia dos processos de implementação da BNCC no ensino de música em escolas de Ensino Médio de Boa Vista/RR
Este projeto de pesquisa pretende investigar, por meio de uma postura cartográfica, os processos de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no ensino de música nas escolas públicas de Ensino Médio em Boa Vista, capital do Estado de Roraima. Desde 2008, o ensino de música é obrigatório nas escolas de educação básica no Brasil, entretanto, não possui um componente curricular específico, fazendo parte do ensino de arte, parte da BNCC. A BNCC, por sua vez, define o conjunto de aprendizagens essenciais que devem ser ensinadas e, por meio de competências para o ensino de arte e habilidades dentro da unidade temática música, apresenta uma diretriz para confecção das propostas curriculares estaduais, como é o caso do Documento Curricular de Roraima (DCRR). Por isso, um dos principais motores em nossa investigação é a experiência-vivida de professoras/es nos cotidianos escolares e suas produções curriculares cotidianas. Esperamos, com esta pesquisa, apresentar um mapa da situação do ensino de música em Roraima e da aplicação das políticas públicas curriculares para seu ensino.
Vigência: 2023-2024
Financiamento: Universidade Federal de Roraima
Bolsista: Romel da Silva Matão Bonfim


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