Publicado em: 27 de maio de 2024

Fonte: www.gov.br/ebserh/ (adaptado)

Boa Vista (RR) – A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e a Universidade Federal de Roraima (UFRR) assinaram, nesta quinta-feira (23), contrato para gerir o Hospital das Clínicas Dr. Wilson Franco, que será designado no Hospital Universitário da UFRR.

Essa é quinta unidade vinculada à estatal no Norte do Brasil e a 42ª segunda da Rede Ebserh. Com a parceria, será implantada a primeira Unidade de Retaguarda Hospitalar dos Povos Indígenas (URHPI) do Brasil, com a criação de 35 leitos na primeira fase da implantação. O hospital receberá R$ 100 milhões para obras, sendo R$ 50 milhões provenientes do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, e R$ 50 milhões do Fundo Amazônia.

De acordo com o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, a população de Boa Vista e região terá um hospital voltado à formação e especialização profissional na área da saúde e ao desenvolvimento de estudos clínicos inovadores. “A parceria com a UFRR permitirá que nós passemos a assumir a gestão do hospital, que nós possamos transformá-lo no hospital universitário e que possamos iniciar a construção de uma unidade de referência para os povos indígenas”, explicou o gestor.

De acordo com a estudante de medicina Luiza Souza, a UFRR sempre lhe proporciona oportunidade, seja por meio dos docentes do curso, seja por meio das experiências de pesquisa que a universidade propõe. Ela também destacou que o advento do hospital universitário vai gerar mais condições para a aplicação dos conhecimentos adquiridos por meio do curso – não só para os acadêmicos de medicina, mas também para os da área da Saúde como um todo. A estudante acredita que isso também vai beneficiar a população em geral.

Tags: