Publicado em: 12 de abril de 2024

(em construção…)

Certificados (serão disponibilizados posteriormente)

Anais do evento (serão disponibilizados posteriormente)

Inscrições (aqui)

Programação – Apresentação de trabalhos

Resumo

O II ENCONTRO DE PROJETOS DE PESQUISA – DE MATEMÁTICA tem como objetivo ampliar debates e gerar reflexões na sociedade, em geral, sobre escolhas e processos de formação de professores e de pesquisadores em Matemática que atuam nos municípios de Roraima. O evento será constituído de apresentação de Projetos de Pesquisa e envolverá cerca de 70 participantes dos diversos segmentos da sociedade e níveis de ensino, desde a Educação Básica até a Pós-Graduação, assim como pela produção de anais, os quais constarão apenas os resumos dos Projetos de Pesquisa para efeitos de registro.

Na primeira edição do evento, realizada em 2023 com 11 horas de duração, registramos os seguintes números:

• 75 inscritos;
  • 14 projetos de pesquisa apresentados ao longo da ação;
  • 04 grupos de pesquisa vinculados ao DMAT com espaço para divulgação de seus projetos.
    Participantes efetivos:
  • 10 professores* da Educação Básica;
  • 33 estudantes da Graduação presencial;
  • 02 estudantes da Graduação EAD;
  • 20 estudantes** da Pós-Graduação;
  • 11 professores universitários.
  • Muitos desses professores da Educação Básica são estudantes da Pós-Graduação.
    ** Muitos desses estudantes da Pós-Graduação são professores da Educação Básica.
    Assim, efetivamente tivemos:
  • 64 (participantes credenciados);
  • 213 (visualizações no site desenvolvido 15 dias antes do evento).
  • Maiores informações: https://ufrr.br/matematicalicenciatura/eventos/i-encontro-de-projetos-de-pesquisa-de-matematica/

Entendemos que as situações do mundo real, as oportunidades experenciadas na sala de aula, o estudo de conteúdos matemáticos, o compartilhamento de experiências, leituras e discussões de textos (artigos, livros, entre outros) podem estimular a curiosidade de estudantes, professores e da sociedade, em geral, pela investigação científica. Por essa razão, abrimos a oportunidade para que esses atores educacionais de qualquer nível e modalidade de ensino ou qualquer pessoa da sociedade interessada pelo tema possam participar dessa discussão no II ENCONTRO DE PROJETOS DE PESQUISA – DE MATEMÁTICA. Nesse viés, pretendemos realizar o evento para compartilhar junto a academia e a sociedade temas que têm conduzido as reflexões de seus proponentes em seus grupos de pesquisa. Em especial, destacamos que essa proposta abre espaço para aproximar a sociedade da universidade, promover debates e capacitar estudantes que estejam em processo inicial de formação de profissionais, professores, matemáticos e de outras áreas do conhecimento, a fim de oferecer condições para que eles aperfeiçoem seus projetos de pesquisa, assim como concluam seus Trabalhos de Conclusão de Curso, dissertações de mestrado, teses de doutorado ou relatórios de pesquisa apoiados no rigor científico e em temas específicos da Matemática, em aplicações e/ou até em áreas afins. Cabe destacar que mobilizados por desafios e reflexões promovemos esse II ENCONTRO DE PROJETOS DE PESQUISA – DE MATEMÁTICA, tendo em vista os problemas do mundo real, as necessidades do mercado de trabalho, o desenvolvimento de pesquisas e a formação de professores. Por essa razão, consideramos que a proposta do evento é relevante, pois oferece aos estudantes a oportunidade de compartilhamento de ideias entre a academia e a sociedade para aperfeiçoamento de seus projetos de pesquisa.

A Coordenação

Objetivo Geral

Promover debates e reflexões entre a academia e a sociedade que possam contribuir para o desenvolvimento de projetos de pesquisa de estudantes no âmbito da escola pública, dos cursos de Bacharelado e Licenciatura Plena em Matemática e por outros cursos que abordem a Matemática como tema central.

Objetivos específicos:

• Socializar projetos de pesquisas (em construção) que explorem ensino e formação de professores de Matemática;
  • Socializar projetos de pesquisas (em construção) que valorizem o desenvolvimento da Matemática Científica;
  • Socializar projetos de pesquisas (em construção) que têm sido desenvolvidos no âmbito do DMAT, das demais instituições
    educacionais e do setor produtivo;
  • Analisar desafios e perspectivas de ensino nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática;
  • Discutir ações de pesquisa que fortaleçam o vínculo entre Educação Básica e Universidade.

Programação Geral

Dia 15.05.2024 (Quarta-feira)

Local: auditório do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), bloco V.

14:00 h – 15:30 h – Credenciamento

15:30 h – 15:45 h – Solenidade de Abertura

15:45 h – 16:30 h Apresentação dos Grupos de Pesquisa do DMAT

16:30 h – 17:30 h – Roda de conversa de abertura – Tema:

17:30 h – 17:50 hIntervalo

17:50 h – 20:00 h – Apresentação de Projetos de Pesquisa (Tempo: 10 minutos para cada apresentação e 10 minutos para comentários do parecerista)

Dia 16.05.2024 (Quinta-feira)

Local: auditório do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), bloco V.

15:00 h – 18:00 h – Apresentação de Projetos de Pesquisa (Tempo: 10 minutos para cada apresentação e 10 minutos para comentários do parecerista)

18:00 h – 18:20 hIntervalo

18:20 h – 20:00 h – Palestra de Encerramento – Tema:

Datas Importantes

DIVULGAÇAO DO EVENTO12/04/24 a 16/05/24
Inscrições com envio de projetos de pesquisa12/04/24 até 09/05/24
Inscrições sem envio de projetos de pesquisa12/04/24 a 15/05/24
Realização do evento15/05/24 e 16/05/24
Produção dos anais do evento (apenas com resumos)01/06/24 a 01/08/24
Avaliação do evento e elaboração do relatório final01/06/24 a 30/06/24

Confraternização: Jantar por adesão!

Tags: