Publicado em: 14 de março de 2023
Atualizado em: 24 de abril de 2023
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Ato de criação:

Localizada na Avenida Capitão Ene Garcez no 2413, Aeroporto, CEP: 69310-970, Boa Vista – RR, a Universidade Federal de Roraima, CNPJ 34.792.077/0001-63, foi criada através do Decreto no 98127 de 08 de setembro de 1989 e autorizada pela Lei no 7369 de 12 de setembro de 1989. Sua aula inaugural se deu em março de 1990. Nela está inserido o Curso de Licenciatura em Matemática (CLM), na modalidade presencial, criado em março de 1990 e reconhecido pelo MEC em 1995, segundo a Portaria no 1.487, de 06 de dezembro de 1995.

Tempo de integralização:

A integralização curricular é obtida através da oferta de disciplinas disponíveis em cada semestre segundo a Estrutura Curricular. O Curso é integralizado, em caráter especial, no mínimo em 6 (seis) semestres e no máximo em 16 (dezesseis) semestres, sendo o tempo padrão ideal e previsto de 04 (quatro) anos.

Projeto pedagógico

Perfil do egresso:

A Licenciatura em Matemática da UFRR visa formar professores para o exercício do magistério no Ensino Fundamental e Médio. Sendo assim, o professor licenciado em matemática deve ter uma visão:
• histórica e crítica da matemática, tanto no seu atual estado como nas várias fases de sua evolução;
• de seu papel social de educador e capacidade de se inserir, em diversas realidades com sensibilidade para interpretar as ações dos educandos, bem como uma consciência ecológica voltada para a preservação do meio ambiente;
• da contribuição que a aprendizagem da Matemática pode oferecer à formação dos indivíduos para o exercício da sua cidadania;
• de que o conhecimento matemático pode e deve ser acessível a todos, e consciência de seu papel na superação dos preconceitos sócio – econômico-culturais, traduzidos pela angústia, inércia ou rejeição, que muitas vezes ainda estão presentes no processo ensino-aprendizagem da disciplina;
• domínio de conteúdos matemáticos do ensino básico e suas aplicações e dos processos cognitivos relativos à aprendizagem da matemática;
• da importância do educando como referencial nos processos da escolarização básica;
• familiaridade e reflexão sobre metodologias e uso de materiais de apoio didático diversificados, de modo a poder escolher conteúdos matemáticos e procedimentos pedagógicos que favoreçam a aprendizagem significativa de Matemática frente aos diferentes grupos de educandos;
• formação e desenvolvimento profissional baseado numa perspectiva de pesquisar e refletir sobre sua própria prática.