Publicado em: 21 de novembro de 2024
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Por: Comunica CJOR

Durante cinco dias o Curso de Jornalismo (CJOR) parou para a realização de oficinas, minicursos sobre diversos temas como: comunicação organizacional, cinema e audiovisual, telejornalismo e mobilidade tecnológica e espaços das mulheres e minorias entre outros, além de palestra para debater uma das agendas mais urgentes da atualidade: meio-ambiente e sustentabilidade.

Em tempos de mídias digitais e mobilidade tecnológica, o jornalismo enfrenta desafios sem precedentes. Com o avanço de smartphones e tablets, a notícia se tornou instantânea, acessível em qualquer lugar e a qualquer momento. Esse cenário de ubiquidade digital redefine o papel do jornalista e impõe a necessidade de se adaptar rapidamente a novas plataformas e tecnologias, respondendo à demanda por conteúdo ágil, multimídia e de fácil acesso. Além disso, a migração da audiência para o ambiente online cria uma exigência de inovação constante para captar e manter a atenção de um público cada vez mais exigente.

Foi nesse contexto que o curso de Jornalismo da Universidade Federal de Roraima (UFRR) realizou o evento “O Jornalismo e o Mercado” entre os dias 4 e 8 de novembro, marcando a abertura do semestre letivo de 2024.2. Com palestras, workshops e mesas de debate, o evento trouxe reflexões sobre as transformações do mercado jornalístico e o crescimento do curso na Amazônia, que ao longo dos anos tem investido em qualificação de professores, atualização do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e na formação dos novos profissionais.

O coordenador do curso, professor Simão Farias, destaca que o evento inaugura uma nova fase de interação entre a universidade e o mercado, proporcionando aos alunos contato direto com os desafios e inovações do setor e com os profissionais atuantes nos diversos segmentos do mercado. “Esta é uma oportunidade para os alunos se aproximarem de conhecimentos que vão além das disciplinas curriculares, explorando tendências como o telejornalismo, inteligência artificial e novas estratégias de comunicação. O evento veio para ficar, e nosso objetivo é fortalecê-lo a cada edição”, destacou Farias, demonstrando entusiasmo com o potencial do evento para contribuir com o desenvolvimento dos futuros profissionais.

Na primeira noite do evento foi lançada a Política e o Plano de comunicação do CJOR, que estabelece diretrizes e normas para os diversos públicos e canais de comunicação já em funcionamento e inclui ações de relacionamento com alunos, ex-alunos, profissionais da área, empresas de comunicação e a sociedade em geral, além de fortalecer o contato com jornalistas e profissionais de imprensa.

Criado em 1991, o Curso de Jornalismo da UFRR já passou por variadas fases de formação dos futuros profissionais, além de se atualizar com as transformações tecnológicas digitais, conectando práticas e histórias ao longo do tempo e dos diferentes contextos vivenciados.

“Todos aqueles que contribuíram com o CJOR, professores, técnicos e alunos, deixaram sua marca na construção da sua identidade e da imagem que projetamos para nosso público interno e para nossos parceiros e a sociedade. Todos nós que trabalhamos a comunicação com cada aluno em cada disciplina construímos essa identidade, que se fortalece com o tempo. E permanece”, destaca Simão Farias.

Sob este aspecto, a formação é um dos desafios mais importantes do CJOR. Com foco no aluno e na sua postura crítica e reflexiva para atuar no contexto da Amazônia e da contemporaneidade, ampliando seu alcance e impactando positivamente a comunidade acadêmica e o mercado. 

“Nosso objetivo é iniciar esta nova fase do CJOR com um reposicionamento de imagem, tendo em vista que uma política de comunicação bem estruturada é essencial para fortalecer a imagem do curso e potencializar suas ações”, aponta o coordenador. A Política e o Plano de Comunicação se tornam especialmente relevantes para a Amazônia, onde o curso desempenha um papel essencial de conexão e formação para o futuro da região.

Cronograma de atividades:

Professores, Profissionais e ex-alunos compartilharam conhecimento em diversas áreas do jornalismo e da comunicação. Confira nosso conteúdo e nossos parceiros:

Abertura: Mesa-redonda Diálogos de especialistas com jornalistas: tríplice

fronteira e crises ambientais em Roraima– Ramón Wellengson Alves Martins

(FEMARH) e Prof. Dr. Glauber Cardoso Carvalho (UFRR)

Minicurso: Como contar histórias que engajam e convertem

(CCLA/Sala 171) – Ministrante: Juliana de Paula

18h às 22h – Oficina Comunicação estratégica nas organizações públicas

(CCLA/Sala 173) – Ministrantes: Sônia Nunes e Adriana Cruz

18h às 22h – Oficina Cinema e Audiovisual: do roteiro à produção (CCLA/Sala

143) – Ministrantes: Prof. Dr. Simão Farias e Thiago Briglia

18h às 22h – Oficina Foca na TV, a mobilidade tecnológica e a ubiquidade no telejornalismo. (CCLA/Sala 140) – Ministrantes: Profa. Dra. Sandra Gomes, Pedro Alencar e Luan Correia, Repórter Carlos Barroco e Camila Costa (Rede Amazônica). Enquadramento, Iluminação, áudio ,edição de vídeo, Reportagem e âncora).

18h às 22h – Oficina Vozes femininas no jornalismo: desafios e oportunidades em Roraima (CCLA/Sala 173) – Ministrantes: Cyneida Correia, Luciene Sampaio e Rebeca Lopes

18h às 22h – Oficina Jornalismo local e interesse nacional: como direcionar

apuração ambiental (CCLA/Sala 171) – Ministrantes: Emmily Melo e Valéria

Oliveira

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