Laboratórios são destinados ao curso de Jornalismo da UFRR.
O professor Felipe Collar é o novo coordenador pedagógico do Estúdio de Rádio e TV da Universidade Federal de Roraima (UFRR). O espaço pertence ao Curso de Jornalismo, com a finalidade de auxiliar os acadêmicos do Curso e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM).
Atualmente, o Estúdio passa pelo processo de equipação, e conta com a chegada de novos equipamentos, com o objetivo de potencializar o uso pedagógico para o Jornalismo.
Para o coordenador, a reabertura é o principal desafio, considerando tanto fatores estruturais, quanto a importância cultural do ambiente, historicamente utilizado por acadêmicos e atuais profissionais da imprensa para produção de trabalhos e atividades das próprias disciplinas.
“A retomada daquele espaço e a recolocação de uma cultura do curso de Jornalismo são grandes desafios, no sentido de os estudantes também olharem para lá, imaginarem que é um espaço deles, de fortalecer a sua formação”, destaca Felipe.
O Laboratório desenvolve suas atividades a partir do apoio técnico ao ensino, pesquisa e extensão, além de atender a outros órgãos e cursos da UFRR, entidades e instituições parceiras.
Os estudantes podem desempenhar no local a partir de uma demanda particular, em vinculação direta com as disciplinas, além do uso em outros horários. Eles têm autonomia para fazer seus agendamentos e executarem seus trabalhos, de acordo com a solicitação.
Segundo o professor, o auxílio técnico é fundamental para responder com qualidade as demandas.
“Vamos contar com apoio dos servidores técnicos para administrar e dar suporte a esse trabalho. Também temos que nos valer do espaço na perspectiva do tripé (ensino, pesquisa e extensão). Vão haver demandas contínuas ou pontuais, e a coordenação tem essa missão de acolher as demandas e fazer com que possam ser executadas” – explica.
Estúdio representa conforto para os estudantes e reforça compromisso da UFRR
Ressaltando os resultados positivos obtidos pelo Curso, o coordenador frisa os esforços de acadêmicos, professores e servidores, mas concorda que a Universidade deve oferecer condições adequadas para a comunidade produzir conteúdo.
“Isso muitas vezes se resolve na força de vontade das pessoas que vão dar um jeito de fazer. Mas essa ideia de ‘dar um jeito’ não pode ser normalizada. Nós precisamos ter espaços de qualidade, com bons equipamentos e apoio técnico, para que a gente possa desenvolver”, afirma o professor.
O compromisso da UFRR com a formação do estudante é refletido na busca por recursos e equipamentos. A expectativa do novo projeto é a possibilidade de uma formação mais qualificada para os estudantes.
“A UFRR busca formar cidadãos trabalhadores para desempenhar funções na sociedade, despertar a compreensão do mundo e do cotidiano. Não tenho dúvidas que vai entregar cada vez melhor os jornalistas para desempenhar essa função tão nobre para a sociedade”, complementa Felipe.