Publicado em: 14 de março de 2025
Atualizado em: 17 de março de 2025
Compartilhe:

O encontro aconteceu na quinta-feira, 27, na sala do Grupo de Pesquisa na Universidade Federal de Roraima

O Grupo de Pesquisa Mídia, Conhecimento e Meio Ambiente: Olhares Amazônicos promoveu o primeiro encontro do ano para debater sobre a criação de um livro paradidático voltado para a diversidade biológica e cultural do lavrado.

No encontro, a jornalista do Instituto Federal de Roraima, Sheneville Araújo, apresentou a proposta do livro. Ela pontua a necessidade de uma parceria entre as instituições de pesquisa para divulgar a identidade do Lavrado.

“Por meio da pesquisa, penso que a gente poderia fazer uma grande força tarefa para aproveitar tanto da geologia, como da biologia, já que têm vários materiais. Daí poderíamos ampliar para abordar também as expressões culturais”, afirmou a pesquisadora.

Paulo Marotti, professor de biologia da Universidade Federal de Roraima (UFRR) destacou que o material é de extrema importância para toda a sociedade de Roraima.

“Os livros didáticos que chegam nas escolas são produzidos no sul do Brasil, por isso, o conteúdo apresenta uma visão um pouco distorcida da realidade. O Lavrado de Roraima é apresentado como cerrado amazônico, mas temos um bioma próprio completamente único “, ressaltou Marotti.

Inicialmente, o livro pretende abordar a vegetação do Lavrado, produção de alimentos, fauna endêmica, solo e rochas, clima e impactos ambientais,  cultura e a importância de valorizar o lavrado.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.