Com foco em inovação, territorialidade e diversidade cultural, estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Roraima (UFRR) apresentaram os produtos finais das disciplinas Cibercultura e Diagramação Eletrônica, sob orientação da professora Luciene Sampaio.
Os trabalhos se destacam por abordar o consumo de informação e conteúdo na Amazônia, explorando diferentes plataformas e experimentando novas linguagens narrativas.
Entre os produtos desenvolvidos está o Podcast “Diálogos com o Mercado”, que traz uma análise profunda sobre a atuação das assessorias de imprensa e da comunicação organizacional em Roraima.
Com entrevistas, dados e reflexões práticas, o programa busca aproximar a realidade acadêmica do cotidiano profissional, oferecendo uma visão atualizada sobre os desafios e as oportunidades do setor na região.
“A proposta dessas disciplinas é incentivar os estudantes a pensarem para além do convencional, provocando uma escuta ativa sobre os públicos da tríplice fronteira e suas novas demandas comunicacionais”, explica a professora Luciene Sampaio. “Trabalhamos com tecnologias emergentes e com a compreensão de que a comunicação amazônica é diversa, viva e em constante transformação”, completa.
Os projetos produzidos refletem uma preocupação não apenas com o formato, mas com o impacto social e cultural da comunicação. Os estudantes foram desafiados a criar narrativas que dialogassem com a realidade roraimense, respeitando seus múltiplos territórios simbólicos e propondo soluções criativas para públicos distintos, como indígenas, migrantes, juventudes periféricas e trabalhadores da comunicação.
Além do podcast, os produtos desenvolvidos pelos alunos exploraram formatos como reportagens transmídia, protótipos gráficos, revistas eletrônicas e projetos experimentais de design narrativo para redes sociais.
“O que mais me marcou foi entender que comunicar também é um ato político, de dar visibilidade para as vozes que sempre foram silenciadas. Foi um exercício de escuta e responsabilidade”, afirma uma das estudantes participantes do projeto.
Com essa iniciativa, o curso de Jornalismo da UFRR reforça seu compromisso com uma formação crítica, técnica e sensível às realidades da Amazônia. Os produtos desenvolvidos nas disciplinas de Cibercultura e Diagramação Eletrônica serão disponibilizados para acesso público por meio das redes sociais do curso e do site institucional.