Publicado em: 20 de maio de 2024
Atualizado em: 10 de junho de 2024

Laboratório de Pesquisa do Mundo Contemporâneo (Contemporaneus/UFRR/CNPq) foi criado em 2024 no âmbito do Curso de História da Universidade Federal de Roraima. Buscando articular ensino, pesquisa e extensão, o Laboratório visa desenvolver pesquisas na área da História Contemporânea sobre acontecimentos e processos históricos do século XX e XXI. São temas que entendemos serem contemporâneos, ou seja, no sentido atribuído ao latim contemporaneus que pertence a um mesmo tempo compartilhado (Cum +Tempus). Assim, por exemplo, quando estudamos temas como fascismos ou Segunda Guerra Mundial (1939-1945) percebemos que são eventos históricos que ainda permeiam a memória de nossa sociedade contemporânea. Essas narrativas históricas estão presentes nas redes sociais, filmes, séries, jogos eletrônicos, noticiários, debates públicos etc, o que demonstra a relevância de tais pesquisas não apenas no âmbito acadêmico como também para a comunidade externa.

Coordenadora: Professora Raquel Anne Lima de Assis

Para mais informações: contemporaneus.org

O Grupo de Pesquisa História, Educação e Interculturalidade no Contexto Migratório de Roraima se apresenta como mais uma atividade que soma aos objetivos do Projeto de Extensão “Compartilhando saberes: história, ensino, pesquisa”, alocado no Núcleo de Documentação Histórica/UFRR, em parceria com professores da UERR e da Rede Básica de ensino de Roraima, visando promover a aproximação entre a educação superior e o ensino básico, aumentando o vínculo entre a universidade e as escolas da cidade de Boa Vista/RR, no que diz respeito ao ensino de História e aos profissionais desta área. No conjunto, procura contribuir com as discussões no intuito de melhorar a qualidade do ensino de História em Roraima apresentando outros olhares e recursos teóricos metodológicos voltados para o processo ensino/aprendizagem em contextos sociais caracterizados pela diversidade cultural. Dessa forma, contribuirá para a promoção de grupos sociais ainda excluídos desse processo, tornando-os mais conhecidos, favorecendo o convívio com o diferente.

Coordenadora: Professora Maria Luiza Fernandes

Para mais informações: https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/458660

O Laboratório de Ensino de História e Humanidades Digitais (LABEHD/UFRR) foi criado em 2023 no âmbito do Curso de História da Universidade Federal de Roraima. Buscando articular ensino, pesquisa e extensão, o Laboratório tem por base uma lógica interdisciplinar e em rede, com a presença de colaboradores internos e externos. Visa-se propor práticas que dialoguem com professores em formação inicial e continuada, formadores de professores de diferentes regiões do país, além de abarcar as vozes amazônicas que nem sempre são representadas pela historiografia escolar. Objetiva-se produzir e divulgar conteúdos e materiais digitais que possam ser utilizados nas escolas, nas universidades e nos espaços não formais de educação, valorizando o Estado de Roraima e tecendo pontes com saberes produzidos em outras localidades. Dessa forma, acredita-se no avanço dos estudos históricos e das tecnologias digitais aplicadas não apenas na Amazônia como no Brasil.

Coordenadoras: Professora Marcella Albaine e Professora Hstéffany Muniz

Para mais informações: labehdufrr

O Grupo de Estudos e Pesquisa em História Antiga e Medieval – GEPHAM foi criado em maio de 2022 no âmbito do Curso de História da Universidade Federal de Roraima. O grupo pretende desenvolver projetos de pesquisa e de extensão voltados tanto aos estudos e elaboração dos trabalhos acadêmicos: artigos, promoção e participação nos eventos, organização das mesas de história antiga e medieval nos eventos de outras instituições como elaboração dos materiais didáticos para ensino médio e fundamental digitais e impressos que visam trazer os conteúdos inéditos em Antiguidade e Medievo.
Trabalhamos esses conteúdos levando em consideração que um objeto ou um documento histórico não pode ser analisado a partir das significações produzidas por nossa sociedade, a final de contas este objeto ou documento pertence aos indivíduos cuja realidade está sendo construída com diferentes linguagens, diferentes experiencias e diferentes valores e somente entendendo tudo isso e interpretando este indivíduo como “Outro” conseguiremos nos aproximar a compreensão da sua realidade e da razão das suas ações. A importância da compreensão e aceitação do Outro, o reconhecimento da alteridade e da capacidade do ser humano elaborar uma infinidade de representações sociais, políticas e culturais ultrapassou os diálogos acadêmicos e passou a compor os pressupostos que norteiam a disciplina na Base Nacional Comum Curricular.

Coordenadora: Professora Olga Pisnitchenko

Para mais informações: Gepham UFRR